O Planeta TV

Pelé, o maior jogador da história do futebol, morre aos 82 anos

Edson Arantes do Nascimento, o Atleta do Século, lutava contra câncer e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

por Micael Constantino, em 29/12/2022

Pelé, o maior jogador da história do futebol, morre aos 82 anos

Pelé, o maior jogador da história do Brasil e referência do futebol no mundo inteiro, Edson Arantes do Nascimento, morreu nesta quinta, aos 82 anos.

Em 2021, Pelé foi diagnosticado com um tumor de cólon e submetido a uma cirurgia em setembro. O tumor havia sido identificado durante a realização de exames de rotina.

Pelé em 2022

Em abril de 2022, o ex-jogador foi internado para dar sequência ao tratamento. No dia 21, Pelé recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Já em fevereiro de 2022, Pelé voltou a ser internado para dar continuidade ao tratamento de um tumor de cólon. O ídolo do esporte brasileiro realizava sessões de quimioterapia contra o câncer na região.

Onde Pelé Nasceu

O filho de Dona Celeste e Seu Dondinho nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações.

Pelé: história

Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Quando criança, ele prometeu ao pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, que conquistaria a taça perdida na Copa do Mundo de 1950, sediada no Brasil. Mas a história do Rei do Futebol só estava começando.

Pelé iniciou sua carreira no esporte em Bauru, no estado de São Paulo, para onde a família se mudou durante a infância dele. Jogou em diversas equipes amadoras de futebol de campo e salão. Ao completar 15 anos, foi levado ao Santos Futebol Clube para fazer um teste. A contratação veio no ano de 1956.

Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira aconteceu em 1957, para jogar a Copa Roca, dando o pontapé, então, em uma trajetória de conquistas. Dos 17 aos 29, Pelé representou o Brasil em quatro Copas do Mundo e ganhou três campeonatos mundiais da FIFA: em 1958 na Suécia, 1962, no Chile e 1970, no México.

Por que é conhecido como Atleta do Século

Em 1980, o jornal francês L’Equipe publicou o resultado de uma eleição feita com jornalistas das 20 mais importantes publicações sobre esportes do mundo. Eles poderiam votar em 50 nomes de uma lista prévia, mas outros sete nomes apareceram, conforme noticiou o jornal “O Estado de São Paulo”, à época. O brasileiro ficou em primeiro lugar, deixando outras estrelas internacionais para trás.

Pelé na arte de atuar

O Clone: Participação do rei Pelé

Nas novelas da Globo, Pelé fez uma participação mais do que especial em "O Salvador da Pátria", em 1989, contracenando com Lima Duarte. Em "História de Amor" (1995), lá estava o Rei atuando novamente. Pelé foi entrevistado por Assunção, interpretado por Nuno Leal Maia, em seu programa de TV. Já em "O Clone", em 2001, Pelé visitou o Bar da Dona Jura e, segundo a atriz Solange Couto, intérprete da personagem, causou comoção no elenco e na equipe, que quiseram fotos e camisas autografadas.

Veja participações de Pelé em filmes

Além das novelas, Pelé também emprestou o seu talento para o cinema. Ele foi ator em filmes como "Fuga para a Vitória", em 1981, com Sylvester Stallone no elenco, e no longa brasileiro "Os Trombadinhas", em 1979. O ex-jogador também foi tema de documentários, como: "Pelé Eterno", de 2004 e "Pelé: O Nascimento de uma Lenda", de 2016.

Anos mais tarde, em 1968, Pelé gravou com Sergio Mendes & Brasil '66 um álbum com seu nome. Em 1977, houve um encontro para lá de nobre: o Rei do Futebol com o Rei Roberto Carlos. Pelé participou do Especial de fim de ano do cantor e os dois dividiram os microfones na canção "Meu Mundo É Uma Bola".

Em 2020, aos 80 anos, Pelé lançou a faixa "Acredita No Véio", em colaboração com a dupla mexicana Rodrigo y Gabriela, vencedora do Grammy 2020 na categoria “Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo”.

Homenagens e estátuas

O maior jogador do mundo tem, ao todo, 21 estátuas espalhadas em diferentes lugares. Dentre elas, duas estão no Museu Tussauds, sendo uma em Londres, feita em 1966, e outra em Nova York, com a camisa do New York Cosmos, time no qual encerrou a carreira como jogador.

Na sua cidade natal, em Três Corações, Minas Gerais, Pelé foi homenageado com a estátua “Soco no Ar”. O monumento foi inaugurado em 2008 e tem 12 metros de altura. Além de Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, o ex-jogador também foi presenteado com esculturas na Ucrânia e na Índia.

Parou uma guerra

Quando ainda jogava no Santos Futebol Clube, Pelé mostrou a sua força e a do futebol. O time comandado pelo ex-jogador desembarcou na África, em 1969. Pelé e seus companheiros viajaram para a Nigéria, na cidade de Benin, para jogar uma partida amistosa com a seleção do país africano.

Na época, a Nigéria estava em meio a um guerra civil, que tinha começado em 1967. Durante a ocasião, segundo relatos dos jogadores, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo para que os jogadores pudessem se deslocar pela cidade em segurança e que, inclusive, virou um feriado local por causa do Santos.

Copa de 94

O mundo inteiro parou para assistir à Copa do Mundo de 1994, que foi realizada pela FIFA nos Estados Unidos. Pelé foi escalado para comentar a transmissão oficial do mundial, ao lado de Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho.

E, não dá para negar que essa é uma das transmissões mais marcantes da história do futebol brasileiro, que foi eternizada pela internet com os gritos de “Vai que é sua Tafarel” e “É tetra!”, de Galvão. Uma das cenas mais icônicas é a de Pelé e o narrador esportivo se abraçando na comemoração do quarto título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Ministro do Esporte

Pelé foi ministro dos Esportes durante o governo de Fernando Henrique Cardoso por pouco mais de três anos, deixando o cargo em 1998 – quando voltou a se dedicar a participar das transmissões de jogos da seleção brasileira masculina de futebol na Globo. Segundo a imprensa retratou à época, durante a função de ministro, ele teve como bandeira a modernização do futebol e a garantia dos direitos trabalhistas dos atletas profissionais.

A Lei 9615, de março de 1998, é mais conhecida como Lei Pelé. Ela estabelece normas para diversos assuntos referentes à condução do esporte no Brasil.


Deixe o seu comentário