O cantor faz sua estreia como ator em novelas na trama de João Emanuel Carneiro.
Fazendo sua estreia em novelas, Xande de Pilares vive Darci em "Todas as flores", trama de João Emanuel Carneiro no Globoplay. O personagem é um diretor de bateria e trabalha como segurança da Rhodes. Em entrevista a coluna da jornalista Patricia Kogut, do O Globo, o sambista diz que se identifica com o papel:
— O Darci tem muito do Xande de Pilares. Eu também tenho essa coisa de não guardar mágoa e de ser muito dedicado ao trabalho e à família. Me identifico muito com ele.
Na história, Xande faz par com Micheli Machado, a Chininha. Na vida real, o cantor, de 52 anos, namora com a nutricionista e atriz Thay Pereira, de 22. Ele conta que, apesar de a companheira também ser do meio artístico, ficou incomodada com possíveis cenas de beijo:
— Por incrível que pareça, ela é do teatro. Não entendi a primeira reação dela, não foi muito boa, não. Ela ficou feliz, mas ficou perguntando: "Será que vai ter isso ou aquilo?". Eu falei: "Se tiver, vai ter que rolar. O lado profissional tem que falar mais alto".
Antes da novela, Xande tinha participado do filme "Made in China", lançado em 2014. Ele destaca a importância do processo de preparação:
— Faço ioga e sessões de fonoaudiologia. Também sou muito curioso, não tenho vergonha de perguntar. Hoje não consigo assistir a mais nada sem prestar atenção nos detalhes. Sempre fui um cara estudioso. Isso já facilita, porque não é fácil.
Nos bastidores de "Todas as flores", Xande tem conseguido unir o talento para a música com a atuação. Ele compôs uma música com Fabio Assunção, seu colega de elenco:
— Eu admiro muito o Fabio, porque ele passou por momentos difíceis na vida. Ele conseguiu superar isso. Eu demonstrei minha admiração pelo cara valente que ele foi. Eu também contei pra ele muita coisa da minha vida, de quando morava no morro... Ele escreveu algumas linhas pra mim, eu resumi, coloquei uma música e transformei numa canção muito bacana. Inclusive vou gravar no meu próximo trabalho. Ele falou: "Caramba, cara, nunca vivi isso". E eu respondi: "E eu nunca atuei em uma novela". Que seja a primeira vez de muitas.