Diversos xingamentos e mensagens agressivas vindos de usuários de redes sociais foram dirigidos ao Jornal Nacional e aos apresentadores da atração, William Bonner e Patrícia Poeta, nas noites de segunda e de terça-feira, após as entrevistas com os candidatos à presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos. Mesmo com bastante aprovação, as entrevistas foram vítimas de comentários violentos os quais diziam que Bonner e Poeta tinham sido agressivos demais em sua abordagem - o que não aconteceu, na visão da jornalista Cristina Padiglione, do jornal O Estado de S. Paulo.
Reagindo a esses comentários, Bonner postou, em sua conta no Instagram, um desabafo sobre o uso da internet para "desfilar agressividade". Leia a íntegra do que foi postado pelo apresentador:
“Enquanto aguardamos que o tempo nos permita decolar, vejo com espanto como as paixões eleitorais momentâneas podem alimentar a intolerância de um tipo de eleitor que se considera suficientemente informado sobre os candidatos – e que nega às outras pessoas o direito de se informar. É aquele que não quer saber mais nada. Não quer ouvir explicação sobre nenhuma questão polêmica. E é um direito dele. O problema é quando não quer que ninguém mais tome conhecimento daquelas questões. E, por isso, insulta quem pensa de forma diferente, insulta quem cobra aquelas explicações de candidatos a cargos públicos. Isso se chama obscurantismo. Tenho 30 anos de profissão e me orgulho de ter entrevistado candidatos à presidência do Brasil em 2002, em 2006, em 2010 e neste ano. Em todas as entrevistas, fiz e farei as perguntas que os candidatos prefeririam não ter que ouvir. Assuntos que lhes são desconfortáveis, incômodos. Assuntos que eles não abordam na propaganda eleitoral, obviamente. São assuntos de interesse jornalístico, são assuntos que o eleitor deve conhecer. Todos os candidatos que entrevistei, sem nenhuma exceção, sabiam que era papel deles prestar esses esclarecimentos – e que era meu papel cobrar as explicações. E isso sempre foi feito, de ambas as partes, de forma cordial, serena, respeitosa. Sempre. É esse respeito que falta aos que usam o espaço de comentários de uma foto para insultar, agredir, praguejar contra o conteúdo eminentemente jornalístico de uma entrevista. Insultam não só a mim, como entrevistador, mas a todos os demais eleitores que desejam ser informados sobre as questões polêmicas de todos os candidatos, sejam quem forem. Essa intolerância eu faço questão de deixar registrada nos comentários. Alguma utilidade terá pra quem quiser analisar os frequentadores desse ambiente encantador e agressivo, enriquecedor e mesquinho, democrático e sectário que é a internet.”
Comentários (20) Postar Comentário
Sem Comentários. Simplesmente apoiado. Adorei as entrevistas e espero que continue assim.
Gente pouco informada e dever dos jornalistas cobrar explicação de temas polêmicos, temos que saber realmente o perfil de cada candidato, sempre com respeito mutuo, temos direitos a explicações, eu defendo Bonner! Acredito que um dia os brasileiros cumpram o seu papel de cidadão e não uma sociedade de bananas!
Interessante, mas dependendo do que a pessoa escrevesse eu nem daria "moral" a ela, como diz a garotada. Ignorância e radicalismo não são sinônimos de inteligência. Eu acho que a gente deveria escolher que conteúdo valorizar, responder e debater. Acho perda de tempo com gente tapada.
Deste desabafo só descordo da parte "de forma cordial, serena, respeitosa."
Não gosto do Jornal Nacional, mas apoio totalmente os apresentadores do referido telejornal, em relação às perguntas aos entrevistados. Parabéns.
cordial, sereno Willian Bonner esqueceu de um grande detalhe, quando ele entrevistou Dilma ,ele tinha esquecido de tomar o remédio controlado que faz uso e a Fatima Bernardes em rede nacional mandou ele CALAR A BOCA, quero ver se ele será agressivo novamente com a Presidente afinal quando patrícia poeta em entrevista no Planalto falou do toma lá da cá a Dilma deu um belo fora na Patricia, mais agora tenho certeza com a Dilma William Bonner vai () o rabo entre as pernas existe um processo contra a Globo que esta nas mãos da Presidente aquele processo de São Paulo ai a cabeça dele rola
cordial, sereno respeito. faltou ao lado dele a Fatima Bernardes para MANDAR ELE CALAR A BOCA, como aconteceu quando a ultima entrevista com a Dilma, mais a globo (processo) hoje esta nas mãos da Presidente e Willian Bonner , vai repensar na hora da entrevista
Willian Bonner tem fama de grosseiro dentro da emissora em que trabalha, segundo pessoas próximas a redação. mas com a Dilma dessa vez vai ser diferente.
ELE VAI PERGUNTAR PRESIDENTE DILMA A SENHORA VEIO COBRAR O
DARF
nunca vi uma entrevista desse jeito, o que vi foi uma sessão de críticas , jornalistas, críticos ou pau mandando? PERNAMBUCO TEM VERGONHA DE VCS,
Espero sinceramente que use o mesmo tom jornalístico e cortês com a Presidente Dilma. Acredito que não, pois até o local da entrevista estrategicamente não foi o mesmo.