A história dos protagonistas da próxima novela das nove.
Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) é filha do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antonio Fagundes) e de Leonor (Marina Nery). Forte e destemida, nasceu prematura em um parto difícil. A avó, Encarnação (Selma Egrei), praticamente arrancou a neta do ventre da mãe, sem se preocupar com as consequências. Já Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) é filho dos retirantes Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro). Sobreviveu após um nascimento milagroso pelos braços do pai, nas terras do sertão nordestino. Ele chega a Grotas de São Francisco quase sem vida, depois de uma longa caminhada da família para fugir da seca. Com a ajuda de Padre Romão (Umberto Magnani) é acolhido com seus pais na fazenda do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi).
Maria Tereza e Santo se conhecem ainda criança, em dia de procissão para São Francisco de Assis. A cidade toda em festa, as ruas cheias de gente. Ela vestida de Nossa Senhora. Ele de São José. Nenhum dos dois confortáveis naqueles trajes. Ela estava ali por imposição da avó, Encarnação. E ele por ordem expressa da mãe, Piedade. Estavam morrendo de vergonha, emburrados e doidos para sair dali. Finalmente, dá-se início ao evento, quando Afrânio surge ensandecido gritando pela filha. Como assim Maria Tereza participaria de uma procissão ao lado do filho de um opositor?
Enquanto Padre Romão tenta apaziguar a situação que é criada pelos pais, Maria Tereza e Santo, já entediados, se olham com a mesma ideia: fugir. Aproveitam o momento de distração dos adultos e não pensam duas vezes: se entregam às águas do velho chico e recebem a sua benção. Se é ali que nasce aquele amor, ninguém sabe dizer, mas naquele momento aquelas duas vidas são cruzadas. Eles se apaixonam ignorando o ódio, a rivalidade e as brigas que atravessam as histórias de suas famílias.
‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.