O Planeta TV

TV Globo exibe nesta quarta o especial "Amigos - A história continua"

O programa reúne sertanejos e traz sucessos que estão na memória do público.

por Redação, em 18/12/2019

Foto: TV Globo/Fábio Rocha

Em 1995, após um show que reuniu cerca de 100 mil pessoas em São Caetano do Sul (SP), nasceu o especial "Amigos", exibido na programação de fim de ano da Globo daquele ano. Com a música sertaneja em alta nas rádios e na televisão, o projeto fez sucesso e Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, e Leandro & Leonardo repetiram a dose nos três anos seguintes, com especiais gravados em Paulínia (1996), Belo Horizonte (1997) e novamente em São Caetano do Sul (1998) – já sem Leandro. A repercussão desse encontro dos artistas foi tanta que, entre abril e novembro de 1999, eles apresentaram semanalmente na Globo, aos domingos, o programa ‘Amigos & Amigos’, em que recebiam outros grandes nomes da música brasileira. Agora, 20 anos depois, os cinco cantores resgatam o projeto com o show ‘Amigos – A História Continua’, que esteve em turnê pelo Brasil este ano. A apresentação de São Paulo, realizada em setembro, será exibida nesta quarta-feira (18), com canções que estão na memória afetiva das fãs. “Eu tenho 30 anos de televisão e nunca tinha gravado um especial de TV em que as pessoas cantaram da primeira até a última música”, afirma o diretor artístico LP Simonetti.

No repertório de ‘Amigos’ estão sucessos como "Evidências", "Pense em Mim" e "É o amor", além de “Fio de Cabelo”, com a participação do maestro João Carlos Martins ao piano. “A maior dificuldade para montar o programa é escolher quais músicas entrarão, já que na televisão não conseguimos exibir as três horas de show e temos muito material bacana”, conta Simonetti. Se para o diretor cabe a difícil missão de selecionar as canções que estarão no especial, para os cantores, perceber que o público lembra de todas as músicas, é muito gratificante. “Ver os fãs cantando com a gente durante toda a gravação, em São Paulo, foi uma resposta ao trabalho que temos feito. As músicas que gravamos no início das nossas carreiras pareciam novas”, diz Chitãozinho.

E não foi só na lembrança do público que ‘Amigos’ permaneceu. Os cinco artistas contam que, mesmo não tendo subido juntos no palco nos últimos 20 anos, a amizade entre eles continuou. “A nossa relação é de verdade. Nas últimas décadas, ainda que o dia a dia seja corrido, conseguimos participar da vida um do outro”, garante Zezé di Camargo. Assim como a amizade, a sintonia artística também se manteve firme. “Musicalmente falando, a gente conhece o repertório do outro. Se derem um violão na mão de qualquer um de nós e pedirem para cantarmos alguma música do repertório do colega, a gente sabe. Esse grupo é uma junção de amigos que convivem e que se respeitam”, ressalta Leonardo.

A felicidade de estarem juntos novamente no palco é tão grande que eles não escondem a emoção, principalmente no momento do show em que homenageiam Leandro. “Na gravação do especial, teve uma hora em que eu fiquei no canto do palco e vi os quatro cantando. Lembrei do Leandro, que poderia estar ali com a gente. Não segurei e chorei”, conta Luciano. “O Leandro fez e sempre fará parte do ‘Amigos’. Ele está comigo em qualquer palco que eu suba”, afirma Leonardo. Já Xororó conta que passa um filme pela cabeça quando vê os colegas no palco. “É o momento que eu mais gosto: quando eles estão cantando e eu fico assistindo e aguardando minha hora de entrar. E, quando estamos os cinco juntos, dividindo a canção e os microfones, é só emoção”.

"Amigos - A história continua" tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Mario Meirelles. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (18), após ‘Amor de Mãe’.

Com informações da assessoria da TV Globo.


Deixe o seu comentário