
Novamente, a TV Globo teve que modificar a abertura e a vinhetas de intervalos de "Mulheres de Areia" para "eliminar" imagens de nudez. Atendendo a solicitação do Ministério da Justiça (MJ), que liberou a trama para exibição à tarde, a emissora apelou para efeitos de computação gráfica para esconder os seios e o bumbum de Mônica Carvalho. Na reprise do folhetim, em 2012, a emissora utilizou um recurso parecido.
"Mulheres de Areia" foi classificada como indicada para maiores de 12 anos. O Ministério da Justiça só permite nudez com qualquer tipo de erotização a partir dos 14 anos, ou seja, após às 21h.
Oficialmente a direção da emissora carioca admite que a abertura original não é "compatível com os padrões morais atuais". Na prática, nota-se que é uma censura disfarçada de 'classificação indicativa'.
Os dois primeiros capítulos de "Mulheres de Areia", no ar na segunda (26/07) e terça (27/06), registraram 13 pontos de audiência. Nesta semana, a novela estrelada por Gloria Pires divide a sessão de reprises com os últimos capítulos de "Chocolate com Pimenta", numa tentativa da TV Globo para segurar a audiência do horário e fazer o público se interessar pela nova trama.
Curiosidade sobre a abertura
Uma das aberturas mais marcantes das novelas é a de Mulheres de Areia, trama que volta à grade da programação da Globo a partir de 26/6, substituindo Chocolate com Pimenta. No vídeo, a então modelo Mônica Carvalho aparecia toda sedutora, envolta em uma nuvem de areia, ao som da música "Sexy, Iemanjá".
Trinta anos se passaram desde a exibição original da novela e, até hoje, a abertura, criada pelo designer Hans Donner, é lembrada. Mônica, atualmente com 52 anos, abriu o baú de memórias e falou com carinho de seu primeiro trabalho na emissora.
"Mulheres de Areia foi meu primeiro trabalho na Globo, um divisor de águas na minha carreira. Quem é daquela época não esquece. E agora uma nova geração também vai ter a oportunidade de rever uma novela bem-sucedida em todos os aspectos. Direção, música de abertura, personagens inesquecíveis, elenco primoroso, história linda e uma abertura que, modéstia à parte, foi considerada uma das mais bonitas da Globo."
Abertura precisou de três dias para ser gravada
A abertura dura pouco mais de um minuto, mas foram necessários três dias para gravar. E, segundo Mônica Carvalho, Hans Donner fez uma troca providencial para obter o efeito desejado, em uma era sem tantos recursos tecnológicos.
"A areia, na verdade, é farinha. A areia é pesada e não dava o efeito que o Hans Donner queria", lembrou a morena.
Outra curiosidade levantada por Mônica foram os testes com as modelos que passaram pelo crivo de Boni, à época vice-presidente de Operações da Globo. Ela foi a última a participar e, bingo!, foi a escolhida.
"Fizeram testes com várias modelos e atrizes. Eu fui a última, só soube do teste um dia antes de o Boni escolher. Fui a única que não fiz o teste na piscina. Acredito que era para ser, porque eu encontrei o Hans Donner nos corredores da Globo e meu teste foi feito na sala do RJTV, porque o Hans queria muito que o Boni me visse. Levei apenas um biquíni e ele me filmou", contou ela, que foi reconhecida em outros países por conta da abertura.
"Assim como a novela, a abertura brilhou em vários países. Na Rússia, por exemplo, fez muito sucesso. Fui reconhecida na rua quando estive numa viagem de trabalho ao exterior."
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!