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Tudo o que você precisa saber para a estreia do "Estrela da Casa"

O campeão ganha o prêmio de R$500 mil da Globo, contrato e gerenciamento de carreira com a Universal Music Brasil e turnê pelo país.

por Redação, em 12/08/2024

Divulgação

Toda estrela da música tem um começo. E como seria se pudéssemos acompanhar o início desse sonho, de pertinho, 24h por dia? Desta vez, na busca pela fama, é preciso dividir a casa com pessoas que desejam a mesma coisa e competir com elas. Da união de duas paixões nacionais – reality show de confinamento e competições musicais – nasce o novo programa da Globo, o ‘Estrela da Casa’, um projeto original e inédito que coloca na mistura tudo o que os fãs mais gostam: provas, interatividade, transmissão ao vivo e conteúdos exclusivos. É reality show, mais show do que nunca. 

A grande oportunidade do estrelato chega para 14 cantores que, a partir do dia 13 de agosto, têm a chance de mostrar seu talento para milhões de pessoas de todo o Brasil, diariamente. Sob o comando de Ana Clara, os artistas são confinados e precisam batalhar pelas próprias carreiras enquanto enfrentam desafios de convivência e as surpresas mais inesperadas de uma grande competição. Seja na TV Globo, no Globoplay, no Multishow, no gshow ou nas redes sociais oficias dos canais, é diante de milhares de espectadores que se desenrola uma disputa que exige não só carisma, alianças e estratégias, mas também vocais e repertórios que falem diretamente com o público. Afinal, é ele quem acompanha a evolução do seu preferido do primeiro dia até a grande final – ou enquanto ele sobreviver no jogo. 

Com a possibilidade de assistir às apresentações e a tudo que acontece antes e depois que as luzes se acendem no palco, no ‘Estrela da Casa’ os fãs conhecem não só os artistas como as personalidades por trás de cada uma das vozes que buscam espaço no mercado fonográfico nacional. E ainda acompanham os bastidores do universo musical, o processo criativo e toda a preparação de um cantor que tenta se tornar uma estrela. Entre os selecionados estão artistas com diferentes personalidades, características, gostos, estilos e também profissões fora do meio artístico, que, no lugar de conciliar sonho e vida cotidiana, passam a enfrentar outro tipo de desafio. 

No ‘Estrela da Casa’, cada um defende sua carreira, repertório e gênero musical. Quem se mantiver no topo das listas de mais ouvidos, conquistar benefícios, driblar os percalços de dormir e acordar ao lado dos concorrentes e resistir às eliminações chega à grande final e vê lançado um álbum completo. Já o campeão ganha o prêmio de R$500 mil da Globo, contrato e gerenciamento de carreira com a Universal Music Brasil e turnê pelo país.

Foto: Divulgação/Globo

Os bastidores da busca pelo estrelato 

Viver de música não é algo fácil e o mercado é disputado. Mas qualquer empecilho vira motivação quando uma grande oportunidade aparece. Diante da chance de realizar um sonho e conseguir mudar de vida, como um novo artista se comporta? O que ele é capaz de enfrentar? É isso que o público vai descobrir no ‘Estrela da Casa’. “Queremos conhecer a jornada de um cantor em criação ao mesmo tempo em que mergulhamos fundo na persona, em quem são esses artistas no dia a dia, como eles vivem, o que eles gostam e o que eles não gostam”, resume o diretor artístico do reality, Rodrigo Dourado. 

Por trás de toda a estrutura musical do programa, a base do ‘Estrela da Casa’ é o confinamento, o jogo e a convivência. São 50 dias vivendo sob o mesmo teto e sendo posto à prova de diferentes formas. Desafios de sorte, resistência, memória, agilidade e diferentes tipos de habilidade fazem parte de momentos decisivos da dinâmica. Conciliar a pressão de tudo isso sendo vigiado 24 horas por dia enquanto luta para conquistar o público e realizar o próprio sonho não será tarefa fácil. “Estamos desafiando os participantes a viverem todos esses dramas diante dos nossos olhos. Portanto, a música é um elemento que temos dentro do reality show, mas não é o único. É uma parte que nos anima, nos motiva, nos empolga e traz mais cor para o show”, conta Dourado. 

Com a oportunidade de mostrar seu trabalho em rede nacional, ter aprendizados com especialistas do mercado, trocas com ídolos e cantores consagrados e uma estrutura profissional à disposição, uma coisa é certa: os participantes terão um apoio como poucos, na busca para ser uma grande estrela. Talento, carisma, estratégia e inteligência emocional são essenciais para a vida de qualquer artista, e isso não é diferente para eles. Conquistar o público com todas essas habilidades é fundamental não só para vencer o jogo, mas para se manter no topo diante de um mercado tão disputado. “O ‘Estrela da Casa’ é uma oportunidade que eles têm de realizar esse sonho, uma luz no fim do túnel para muitos. Isso foi uma coisa que ouvi muito dos candidatos nas seletivas. Eles estão com muita vontade de ganhar”, revela Aída Silva, diretora geral do programa ao lado de Carlo Milani. 

Sangue nos olhos para ir atrás do seu lugar no topo: essa é uma das características que todos os cantores do ‘Estrela da Casa’ demonstram ter em comum. Mas não a única. Selecionar o time de 14 participantes foi um quebra-cabeças para a direção. Dourado explica: “Levamos em consideração duas coisas macro: o talento e a personalidade. Mas quando você olha mais de perto para esses dois pontos, são muitas nuances, muitas variáveis. Buscamos por histórias de vida que são capazes de criar identificação com o grande público; carisma, que não pode faltar; e querer dar as caras, ter a capacidade de rir de si mesmo”. 

A mistura de características e o que ela pode gerar é um dos diferenciais do programa para a apresentadora Ana Clara, que complementa analisando qual deve ser a reação do público diante das variáveis do game. “As pessoas não estão acostumadas a ver o artista de forma tão crua e real. Como ele se prepara, como dança, como briga, como chora? Essa conexão entre música e pessoa será um grande atrativo. E aí entra o dilema. Por exemplo: ‘Eu adoro você como cantor, mas te acho um participante péssimo’. Ou então: ‘Você é muito legal, mas canta um ritmo que eu não gosto’. O público terá que entender como vai escolher o seu favorito”, explica. 

Uma estrela que nasceu na Globo 

No comando das dinâmicas e com a responsabilidade de se comunicar não só com os participantes, mas também com todo o Brasil, está um talento que é, de fato, uma estrela da casa. Ana Clara começou sua carreira como apresentadora no ‘Vídeo Show’, logo depois de sua participação no ‘BBB 18’. Ela entrou no reality com a família e conquistou o público, chegando até a final. De lá para cá são muitos os programas em que Ana se destacou, em diferentes canais e plataformas: #RedeBBB, ‘Plantão BBB’, ‘BBB - A Eliminação’, ‘Panelaço’, ‘Túnel do Amor’, ‘Bate-Papo’ e ‘A Eliminação’, durante o ‘No Limite’, além da cobertura de grandes festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e Planeta Atlântida. 

“Ana Clara é inteligente e tem muito domínio sobre o assunto reality show. Não é pouca coisa. Ela realmente analisa os personagens, fala com propriedade, conduz com maturidade e tem entendimento de que está lidando com a vida, os sonhos e o futuro das pessoas. É muito legal ver a evolução profissional da Ana. Acredito que ela, na relação com os participantes, será um espelho de possibilidades”, destaca o diretor geral Carlo Milani, que já trabalhou com Ana Clara no ‘Plantão BBB’, em 2021.  

A apresentadora não esconde a realização pessoal com o ‘Estrela da Casa’. “Nos últimos seis anos eu fiz muitos trabalhos aqui na Globo, e uma das coisas que mais me anima nesse projeto é estar ao vivo todos os dias. A rotina do ao vivo é muito especial, é um termômetro direto do público. Na minha vida, sempre sonhei em ter um programa diário e ao vivo. Para mim, sem dúvida, é uma enorme conquista. O ‘Estrela’ é a conquista que venho buscando nos últimos anos”, ela comemora. 

A dinâmica da competição: início do sonho musical 

Para os competidores, o jogo começa antes do dia 13 de agosto. No pré-confinamento, cada um dos 14 cantores monta e grava seu repertório com oito músicas. Eles já começam a competição com uma canção disponível para o público ouvir, como um cartão de visitas. A partir da estreia, semana a semana, eles trabalham os singles restantes, lançando um de cada vez.  

A semana começa às quartas-feiras. É neste dia que são divulgados os novos singles nas plataformas de áudio. Então, ao longo dos dias seguintes, os participantes trabalham na divulgação da música escolhida e se dedicam nas provas e dinâmicas para tentar conquistar benefícios no jogo. Aos domingos, Ana Clara reúne os competidores para definir os três participantes que encaram a votação do público. O ciclo termina na terça-feira, ao vivo, com o “Festival”, a “Batalha” e a eliminação de um dos participantes. 

Os benefícios em disputa 

O “Hitmaker” é o primeiro benefício colocado em jogo quando a semana começa: o competidor que tiver mais reproduções em sua música de trabalho conquista o posto. Na quarta-feira, as músicas são lançadas pelos cantores e a contagem de plays tem início. No domingo, ao vivo, Ana Clara anuncia quem acumulou mais reproduções e é o “Hitmaker” da semana. Além do título, ele ganha o direito de se apresentar no “Festival” e um mimo dos fãs. 

A “Estrela da Semana” é definida por meio da “Prova da Estrela”. A dinâmica completa tem duas etapas. Às quintas-feiras, durante o dia, os competidores recebem a visita de profissionais do universo musical. Eles aprendem com os convidados, trocando experiências, e precisam desempenhar em grupo um desafio proposto por eles. À noite, no programa ao vivo, aqueles que se destacarem participam individualmente da segunda etapa, a “Prova da Estrela”. O ganhador se torna a “Estrela da Semana”, fica imune, conquista uma vaga para se apresentar no “Festival” e ainda indica dois participantes para a “Batalha”. 

Já o “Dono do Palco” é o vencedor de uma prova em que todo tipo de habilidade de um bom competidor de confinamento pode ser testado. A disputa acontece aos sábados, durante o dia. O ganhador conquista uma vaga para se apresentar no “Festival”, garante imunidade e envia um cantor direto para a “Batalha”. 

Os percalços da competição 

Para se manter no jogo, os participantes precisam fugir dos desafios que podem dificultar a permanência no ‘Estrela da Casa’. A “Batalha” acontece às terças-feiras e é o momento mais temido da semana, com risco direto de eliminação. Os primeiros competidores a ficarem frente a frente com ela são os dois indicados pela “Estrela da Semana”. Mas eles têm uma chance de escapar: vencer o “Duelo”, apresentado ao vivo por Ana Clara no programa de sexta-feira.  

No “Duelo”, os dois competidores disputam a preferência dos fãs em uma apresentação ao vivo. Eles cantam cada uma música e o público salva o preferido em uma votação rápida no gshow. Para o outro, não tem mais escapatória: ele vai enfrentar o risco de ser eliminado. A votação da casa para definir quem vai para a “Batalha” é aos domingos. São três integrantes: o perdedor do “Duelo”, o indicado pelo “Dono do Palco” e o cantor mais votado pelos próprios colegas. O público vota no gshow para salvar e o menos votado deixa o programa na terça-feira, depois do “Festival”. 

O “Festival” 

Todo artista busca o público, o aplauso, a visibilidade, o reconhecimento. E existe oportunidade melhor para experimentar tudo isso do que se apresentando ao vivo, em rede nacional? No ‘Estrela da Casa’, terça-feira é dia de “Festival”, o auge semanal da competição. Mas nem todos têm vaga. Para fazer parte do line-up os cantores vão precisar correr riscos. 

Há duas situações que levam ao palco do “Festival”: a primeira é se destacar no jogo, seja vencendo provas e ocupando o lugar de “Estrela da Semana” ou “Dono do Palco”, seja se tornando o cantor mais ouvido da semana, o “Hitmaker”. A segunda é o oposto: os três participantes que estiverem mais próximos da eliminação, na “Batalha”, cantam para mostrar ao público que merecem a chance de permanecer no reality show.  

‘Estrela da Casa’ é um formato original e inédito da Globo, com direção artística de Rodrigo Dourado, direção geral de Aída Silva e Carlo Milani, produção de Maiana Timoner e Rodrigo Tapias, roteiro de Edu Sciortino e Rafael Chaché e direção de gênero de Boninho. O programa vai ao ar de segunda a sábado, após ‘Renascer’, domingos, após o ‘Fantástico’, e tem desdobramentos no Multishow, Gshow e transmissão 24 horas por dia no Globoplay.   


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