O Planeta TV

Série Original "Fim" estreia no Globoplay dia 25 de outubro com elenco estrelado e reflexão tragicômica sobre a vida

Inspirada no livro homônimo e best-seller de Fernanda Torres, a obra tem Fabio Assunção, Marjorie Estiano e Emílio Dantas no elenco.

por Redação, em 20/10/2023

Foto: Divulgação/Globo

"Fim", Original Globoplay que estreia dia 25 de outubro, é uma série sobre a vida e a certeza da finitude. Mesclando momentos solares com outros mais soturnos, a obra é uma tragicomédia que acompanha a jornada de nove protagonistas, um grupo de amigos do Rio de Janeiro que faz parte de uma geração que acreditava em um “felizes para sempre”, mas foi atropelada pela revolução de costumes dos anos 1970. Baseada no livro de Fernanda Torres, a trama se passa num período entre 1968 e 2012 e é dividida em quatro fases que abrangem a juventude, a maturidade e a velhice dos personagens. Ao longo das décadas, eles compartilham amores, traições, mágoas, alegrias, manias, loucuras e frustrações.    

A história começa com a partida de Ciro (Fabio Assunção), o mais admirado do grupo, que morre sozinho na cama de um hospital. Nos tempos dourados, se apaixonou perdidamente por Ruth (Marjorie Estiano), com quem se casou. Seu jeito agregador conquistou a moça igualmente encantadora, que também era o centro das atenções nas rodas que frequentava. Juntos, os dois formavam um casal de causar inveja, não fosse o passar do tempo e os percalços da vida a roubarem o brilho dessa união. O solteirão mais atlético do grupo, Ribeiro (Emilio Dantas), também cai de amores por Ruth. Acostumado a se envolver com meninas bem mais novas, passa a vida à sombra de Ciro, servindo de plateia para o relacionamento do amigo.  

O humor afiado que faz parte do DNA de Bruno Mazzeo vai ganhar novos tons em seu personagem na série. Ele dá vida ao funcionário público Silvio, que leva uma vida hedonista e sem responsabilidades. Silvio se casa com Norma (Laila Garin), uma moça do interior de São Paulo. Prestativa e amigável, Norma se deixa levar pela ideia de sair da roça e aceita a união com Silvio mesmo sabendo que ele não pretende abandonar seus vícios e prazeres da juventude ao longo da vida. Cheio de irreverência, Silvio protagoniza cenas icônicas, sendo gatilho para reflexões de seu grupo de amigos.   

Enquanto isso, o atrapalhado Álvaro (Thelmo Fernandes) se casa com Irene (Débora Falabella), formando um par no mínimo inusitado. Ele, sem jeito com mulheres, consegue fazer a moderna e ambiciosa Irene (Débora Falabella) entrar num relacionamento do qual ela se arrepende. Já Neto (David Júnior) e Célia (Heloisa Jorge), têm uma realidade bem diferente dos demais. Trabalhadores desde cedo, se apaixonam e consolidam um casamento tradicional, do qual muito se orgulham. Juntos, eles selam um pacto de fidelidade e se protegem de um mundo de permissividade, para o qual não foram convidados a participar.    

Foto: Divulgação/Globo/João Cotta

As gravações de "Fim" aconteceram em 2022 ao longo de 14 semanas, em cerca de 290 locações. Para retratar quatro décadas de transformação houve um minucioso trabalho coletivo da equipe e do elenco para o rejuvenescimento e envelhecimento críveis dos personagens. Apesar de ser baseada no romance literário, a série apresenta diferenças, tanto na estrutura, quanto no perfil de alguns personagens. Em uma discussão sobre o próprio sentido da vida, passado e presente avançam em paralelo, marcados de forma clara graças às diferenças pontuais na cinematografia, atuação, direção de arte e caracterização dos personagens. 

Com 10 episódios, disponibilizados de dois em dois às quartas-feiras, "Fim" estreia no dia 25 de outubro e é criada e escrita por Fernanda Torres, com supervisão de adaptação de Maria Camargo. A direção artística é de Andrucha Waddington e a direção de Daniela Thomas. A produção executiva é de Isabela Bellenzani (Estúdios Globo), Mariana Vianna (Conspiração) e Renata Brandão (Conspiração). A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.  

Sobre o Globoplay    

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda, para ver quando e onde quiser. Só o Globoplay possibilita, ainda, a aquisição de combos complementares de outros grandes serviços de streaming. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos, além de podcasts que são sucesso na podosfera. 


Deixe o seu comentário