Fernanda Montenegro, Elza Soares e Gisele Bündchen estão entre os destaques; Pelé está fora.
Fernando Meirelles foi convidado para comandar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 e resolveu abrir mão de recursos tecnólogicos avançados - "É tudo analógico", revelou o diretor. Segundo ele, o público no Maracanã e os mais de três bilhões de telespectadores mundo afora vão ver uma das características do brasileiro, na opinião dele: a "gambiarra".
O italiano Marco Balich, produtor executivo das cerimônias há 19 anos, comentou o evento de logo mais: "Não podemos esconder os problemas. O Brasil é o que é, com as favelas, com as diferenças sociais, com violência, corrupção, zika e tudo mais. Então não vamos fingir que o Brasil é o país perfeito. Vamos retratar exatamente o que é".
Balich também reforçou aquilo que Meirelles revelou na coletiva de ontem (04). "Nós vamos fazer a declaração mais profunda sobre mudanças climáticas e sustentabilidade", disse o produtor, em entrevista ao iG.
Vale registrar que Meirelles e a produtora Daniela Thomas criaram a cerimônia com um décimo da verba que Danny Boyle teve para realizar a festa de abertura dos Jogos de Londres 2012.
As estrelas
As estrelas confirmadas mostram a diversidade cultural. Têm os consagrados Elza Soares, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Luiz Melodia, além de Paulinho da Viola, cotado para interpretar o Hino Nacional em voz e violão. Anitta vai cantar com Gil e Caetano, enquanto Ludmilla vem com o clássico funk carioca "Eu só quero é ser feliz".
Karol Conka e MC Soffia representam o rap. Um grupo vai apresentar o "passinho", que está famoso pelo mundo. Marcelo D2 e Wesley Safadão são outras atrações confirmadas, assim como ritmistas de escolas de samba, que vão acompanhar as delegações.
A modelo mais famosa do mundo também estará presente. Gisele Bündchen vai desfilar ao som de "Garota de Ipanema", clássico absoluto da Bossa Nova. Outra modelo brasileira famosa, Lea T será a primeira transexual em uma cerimônia de abertura.
Tem, ainda, a participação especial da única atriz brasileira indicada ao Oscar. Fernanda Montenegro deve aparecer recitando um poema.
Deborah Colcker ficou responsável pela coreografia das apresentações. Os artistas não cobraram cachê.
Pelé, primeira opção para acender a Pira, comunicou nesta sexta-feira (05) a sua ausência, segundo o G1: "Neste momento eu não estou em condições físicas de participar da abertura da Olimpíada".
Globo, Record, Band vão transmitir o evento na TV aberta. Já na televisão fechada, ESPN, FOX Sports, SporTV e BandSports anunciaram a cobertura.
A cerimônia deve durar 4 horas e terá início às 20h.