O Planeta TV

Protagonistas da Globo também perdem contratos longos

Dan Stulbach e Caio Castro acertam por obra com a emissora.

por Redação, em 17/08/2017

Caio Castro é uma das estrelas da Globo

A TV Globo segue investindo em contratos por obra específica com seu elenco. Além de profissionais acostumados a personagens codjuvantes, protagonistas da emissora também estão na lista de artistas que não têm contratos longos.

Revelado pela Globo, Caio Castro é um desses exemplos. No ar em um dos principais papéis de Novo Mundo, o ator só vai assinar novo contrato quando acertar outro trabalho na emissora. Dan Stulbach, que tem sua trama com Maria Fernanda Cândido e Débora Falabella entre os destaques de A Força do Querer, também voltou à Globo com contrato específico para essa novela. Os dois, assim como outros profissionais contratados por obra, têm carteira assinada e todos os benefícios previstos por lei garantidos, além de plano de saúde, vale refeição e transporte.

Além dos contratos por obra, a Globo trabalha com outros dois modelos com seu elenco: tempo determinado ou indeterminado. O segundo é privilégio de artistas consagrados como Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Susana Vieira, Regina Duarte, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Antônio Fagundes, Tony Ramos, Gloria Pires e Francisco Cuoco. Segundo apuração do UOL, os veteranos têm carteira assinada como pessoa física, plano de saúde especial, férias, 13° e 14º salário. Além desses benefícios, eles ganham mais 40% do valor do salário quando estão no ar e podem comer em restaurantes credenciados e pagos como 'despesa de produção'. Nomes como Taís Araújo, Mateus Solano, Adriana Esteves, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Isis Valverde, exemplos da "nova geração" do primeiro time da Globo, trabalham por tempo determinado e têm os mesmos benefícios dos veteranos. 

Privilégio de poucos, o maior período determinado de um contrato constuma ser de três anos; Vera Fischer, Vladimir Brichta e Cleo pires renovaram recentemente com o canal até 2020. Mais raros ainda são vínculos por 5 ou 10 anos. 

A Assessoria de Comunicação da Globo disse ao UOL que o elenco fixo da emissora não encolheu. "A renovação se dá na composição desse quadro, que obedece a maior diversidade, representatividade e à busca pelos melhores talentos em todos os mercados como festivais, teatro, cinema, etc.".





Comentários (6) Postar Comentário

Geraldo comentou:

Me parece Injusto a veterana e talentosa Lilia Cabral Não ter sido mencionada. Totia Meireles, Drico Alves e Nanda Costa, são nomes que deveriam estar no casting da Globo, com contrato além da Obra. Isis Valverde Não tivesse a Paola Oliveira como antagonista em a Força do Querer, passaria como atriz coadjuvante.

Diego comentou:

Alguém sabe sobre o contrato da Fernanda Vasconcellos?


Fernanda Vasconcellos respondeu:

Tô viva!


Elvis Amarante comentou:

Com certeza a Globo vai dar um novo contrato a os dois

Naldo comentou:

E como está o contrato da brilhantíssima Natália do Valle?

Paulo comentou:

É a crise...

Televisivo comentou:

A crise pegou mesmo, imagino o tanto de economia que isso não vai gerar para a Globo.
Esses veteranos são privilegiados mesmo, o salário é muito gordo. Passam dos 200.000,00 quando eles estão no ar.

Veja também