Dan Stulbach e Caio Castro acertam por obra com a emissora.
A TV Globo segue investindo em contratos por obra específica com seu elenco. Além de profissionais acostumados a personagens codjuvantes, protagonistas da emissora também estão na lista de artistas que não têm contratos longos.
Revelado pela Globo, Caio Castro é um desses exemplos. No ar em um dos principais papéis de Novo Mundo, o ator só vai assinar novo contrato quando acertar outro trabalho na emissora. Dan Stulbach, que tem sua trama com Maria Fernanda Cândido e Débora Falabella entre os destaques de A Força do Querer, também voltou à Globo com contrato específico para essa novela. Os dois, assim como outros profissionais contratados por obra, têm carteira assinada e todos os benefícios previstos por lei garantidos, além de plano de saúde, vale refeição e transporte.
Além dos contratos por obra, a Globo trabalha com outros dois modelos com seu elenco: tempo determinado ou indeterminado. O segundo é privilégio de artistas consagrados como Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Susana Vieira, Regina Duarte, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Antônio Fagundes, Tony Ramos, Gloria Pires e Francisco Cuoco. Segundo apuração do UOL, os veteranos têm carteira assinada como pessoa física, plano de saúde especial, férias, 13° e 14º salário. Além desses benefícios, eles ganham mais 40% do valor do salário quando estão no ar e podem comer em restaurantes credenciados e pagos como 'despesa de produção'. Nomes como Taís Araújo, Mateus Solano, Adriana Esteves, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Isis Valverde, exemplos da "nova geração" do primeiro time da Globo, trabalham por tempo determinado e têm os mesmos benefícios dos veteranos.
Privilégio de poucos, o maior período determinado de um contrato constuma ser de três anos; Vera Fischer, Vladimir Brichta e Cleo pires renovaram recentemente com o canal até 2020. Mais raros ainda são vínculos por 5 ou 10 anos.
A Assessoria de Comunicação da Globo disse ao UOL que o elenco fixo da emissora não encolheu. "A renovação se dá na composição desse quadro, que obedece a maior diversidade, representatividade e à busca pelos melhores talentos em todos os mercados como festivais, teatro, cinema, etc.".