O Planeta TV

Paulo Vieira e Fernando Caruso estão em "Cada um no seu Quadrado"

O programa é exclusivo do GloboPlay.

por Redação, em 02/07/2020

Foto: Divulgação/TV Globo

A melhor mesa de bar em que você poderia estar nesta quarentena. Todos juntos, reunidos, com uma premissa básica: ‘Cada um no seu quadrado’. Assim será o novo programa de humor exclusivo do Globoplay em que Fernando Caruso e Paulo Vieira vão “receber”, a cada episódio, quatro convidados para brincadeiras e uma conversa intimista por aplicativo de encontros à distância. Além do papo bem-humorado, vão rolar jogos e dinâmicas em um clima de “game night” entre amigos. E não só os encontros serão virtuais. A captação, direção e edição também serão remotas, de acordo com as normas de segurança deste período de isolamento social. O projeto, que estreia nesta sexta-feira, dia 03 de julho, foi idealizado pela roteirista Daniela Ocampo e tem direção artística de Daniela Gleiser Toda semana, às sextas, novos episódios serão disponibilizados.

Criadora e roteirista do projeto, Daniela Ocampo conta que pensou no formato a partir da nova rotina imposta pela pandemia. “A ideia deste programa surgiu a partir do momento em que me deparei com a quarentena. No primeiro momento em que a gente foi trancafiado em casa, já comecei a pensar que soluções criativas poderíamos ter para produzir nessa nova realidade. Fiquei imaginando que, para esse momento, seria muito interessante fazer algo leve, divertido, em que as pessoas se sentissem mesmo íntimas dos convidados, da mesma forma como a gente é íntimo das pessoas com as quais resolvemos fazer um papo virtual para tomar um vinho. Vamos ter a possibilidade de ver papos de amigos de verdade, com suas piadas internas, intimidades”, conta.
 

Na atração, os comediantes e seus convidados vão abrir as portas de suas casas, relembrando histórias e rindo uns dos outros. “A ideia é que seja mais que uma roda de amigos. Queremos mesmo que as pessoas se sintam na melhor mesa de bar do mundo. Nesse momento de isolamento social, os aplicativos têm sido a forma de a gente se encontrar, relaxar, se divertir. Cada um fica ali, literalmente, no seu quadrado, e foi daí que surgiu o nome do programa, autoexplicativo. Estamos transformando essa nova realidade em entretenimento”, detalha a diretora Dani Gleiser. Segundo ela, todos os convidados já têm uma relação de amizade. “Pensamos assim para ser uma mesa de bar crível, com química, histórias legais para um contar do outro, zoações. ‘Cada um no seu quadrado’ é um programa para relaxar e alegrar, mas com a cara do que estamos vivendo. É um programa feito nesse momento de quarentena, para esse momento”, revela.  

Fernando Caruso e Paulo Vieira são os anfitriões dessa mesa animada. “Caruso e Paulo são a combinação ideal para apresentar esse programa. Ambos vêm do stand up, têm muita habilidade para falar sobre qualquer assunto de uma maneira cômica”, explica Dani Ocampo. Segundo a roteirista, Caruso é um cara que ama jogos. “Ele conhece todos os jogos de tabuleiro, adora propor um game night e conhece tudo sobre improvisação”. Para ela, com Paulo a dupla terá a matemática perfeita: “Paulo é um gênio da comunicação. Ele é a melhor mesa de bar do mundo mesmo. Eu sabia que ao juntá-los formaríamos uma dupla muito engraçada. Cada um com seu estilo, eles são muito complementares”.

Fernando Caruso e Paulo Vieira se conheceram em Palmas, no Tocantins, há muitos anos. Segundo Paulo, foi Caruso um dos responsáveis por sua carreira no stand up comedy. “A gente se conheceu quando ele fazia parte do grupo Comédia em Pé. É maravilhoso agora estar fazendo parte do programa com ele, um cara que anima o lugar, que propõe jogos, que integra e que faz as pessoas se sentirem à vontade. Vai ser lindo vê-lo brilhar e poder surfar nessa onda”, elogia Paulo. Caruso também faz elogios ao amigo. “É ótimo trabalhar com ele. A impressão que dá é que o Paulo é capaz de fazer qualquer programa totalmente sozinho. Estar do lado, acompanhando, é um privilégio”. Além de ‘Cada um no seu Quadrado’, Caruso e Paulo também trabalham juntos no ‘Zorra’.

Caruso conta que todo o processo do novo programa tem sido divertido. “Está sendo uma delícia participar de tudo. Todas as pessoas envolvidas no projeto são muito animadas, engraçadas. A criação já renderia um programa. O único aspecto negativo são as louças que empilham enquanto a gente está conectado”, brinca. Para ele, o programa, além de divertir, vai também estimular novas opções de entretenimento nas casas das pessoas nesse período de isolamento social. “Vai ser a melhor reunião de amigos que você vai ter, talvez até com amigos melhores que os seus! Acho que do programa podem sair ótimas ideias de papo e brincadeiras para incrementar as próximas reuniões de todo mundo”, afirma.

Paulo Vieira conta que ele e Caruso têm mergulhado de cabeça em todas as etapas do projeto. “Estamos 100% no programa. A gente se envolve no roteiro, nos jogos, nos temas, nos convidados. Muito generosamente, a nossa equipe quer que a gente esteja muito à vontade. E temos na mão uma oportunidade de fazer um programa muito legal, porque é uma união de gente muito boa”, fala. Para ele, o papo entre amigos é o que vai nortear ‘Cada um no seu Quadrado’. “Imagina quantas pessoas vão poder acompanhar e fazer parte da melhor mesa de bar do mundo? Essa mesa é virtual por acaso, pelo momento que estamos vivendo. O clima que norteia o programa é a gente batendo papo. Na nossa lista de convidados, só amigos: para falar besteira, para brincar, para jogar. Unidos pela amizade e a vontade de estar junto e de se divertir para fazer esse tempo passar logo”, conta Paulo.

Brincadeiras à distância, diversão garantida

Em todos os episódios, além das conversas intimistas, as brincadeiras vão dar o tom leve a ‘Cada um no seu Quadrado’. Dani Ocampo faz questão de explicar que a dinâmica dos jogos não é de uma competição. “São jogos que geram assunto, que revelam intimidades, que propõem uma noite mais divertida. Em alguns, você ganha ou perde, mas não necessariamente acumula pontos e no fim tem um vencedor. O objetivo final é todo mundo se divertir e ficar à vontade, relaxar, falar besteira, fazer piada”, revela a roteirista. Estão entre as brincadeiras, jogos como Adedanha, Stop, mímica, Verdade ou Consequência, jogos de improvisação e de criatividade – todos que podem facilmente ser reproduzidos em casa, com os amigos.

Para as dinâmicas, convidados e apresentadores receberão seus kits de gravação e também de brincadeiras. “São placas para escrever, desenhos, palavras para mímicas, coisas assim, além de iluminação e equipamento para a filmagem. Paulo e Caruso, que coordenam todas as brincadeiras, têm um kit de apresentador, com roleta e outras coisinhas para explicar os jogos”, detalha Dani Gleiser, que faz a direção remota.

Cada um no Seu Quadrado’ é uma criação de Daniela Ocampo, que também assina a redação com Paulo Vieira, Bia Braune, Eduardo Rios e Fernando Caruso. O programa, exclusivo Globoplay, tem direção de Lao de Andrade e direção artística de Daniela Gleiser.


Deixe o seu comentário