O Planeta TV

Os clichês mais comuns das novelas brasileiras

Como as tramas das novelas são responsáveis por manter o público fiel às histórias?.

por Redação, em 24/10/2024

Créditos: Fina Estampa/Divulgação

As telenovelas são grandes fontes de audiência para a televisão aberta brasileira. As tramas, muitas vezes previsíveis, prendem a atenção dos espectadores com temas sociais cotidianos e funcionam como principal forma de entretenimento de milhões de famílias no país. 

As novelas fazem parte do dia a dia brasileiro desde 1941, quando a primeira radionovela foi transmitida na Rádio Nacional e conquistou o tempo e o coração dos ouvintes. Com a popularização da televisão, pouco a pouco, os programas e o entretenimento, que antes se mantinham nas rádios, migraram para o formato visual e se tornaram ainda mais ricos em detalhes.

Para se manterem por tanto tempo nas casas brasileiras, as novelas utilizam de artifícios para captar a atenção e a curiosidade dos espectadores, e os clichês são alguns deles. É muito comum que quem assiste novelas com frequência já saiba o que esperar de cada cena ou cada personagem, afinal, muitas vezes, as histórias se repetem de uma obra para outra.

Ainda que os desenrolares de fatos de cada obra sejam diferentes e mudem de acordo com o tempo e contexto em que estão inseridos, os conflitos que regem as tramas muitas vezes permanecem os mesmos. Traições, brigas por heranças, filhos perdidos, doenças terminais e tantas outras histórias trágicas marcaram a trajetória da TV brasileira e são lembradas com carinho pelos telespectadores. 

Os cenários também fazem parte dos clichês das novelas. O bar onde todos os personagens se encontram no fim de semana, o salão de beleza onde todos do bairro passam os dias fazendo chapinha profissional e se atualizando de todas as fofocas da cidade e o casamento final, em que, por coincidência, todos os ciclos da novela se encontram. 

Porém o que pode passar batido para alguns são os clichês típicos de cada autor de novela. As “Helenas”, de Manoel Carlos, são um exemplo claro disso. Nas novelas do autor, as mocinhas, quase sempre chamadas “Helena”, são de famílias dramáticas de classe média alta do Rio de Janeiro. O dia a dia dos personagens se passa em bairros como Leblon e Copacabana, e as manhãs começam na praia, com trilhas sonoras de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. 

Ainda assim, as repetições comuns das novelas brasileiras não são um problema para o público. Na verdade, assistir a encontros e desencontros familiares ao final de um dia de trabalho é um dos atrativos das histórias. 

Uma prova disso é a tendência dos remakes, que vem tomando conta das programações. Só na Rede Globo, nos últimos anos, dois remakes de grandes novelas de época fizeram sucesso em versões atualizadas para os dias modernos.


Deixe o seu comentário