O Planeta TV

O mestre José Avillez e o charme da gastronomia portuguesa

Saiba mais sobre o "Mestre do Sabor".

por Redação, em 25/09/2019

José Avillez. Crédito: Globo/Victor Pollak

Em ‘Mestre do Sabor’, ele será um dos mestres que, na primeira fase da atração, deve degustar às cegas os pratos dos candidatos e montar um time de 8 participantes para entrarem na disputa. Nas fases seguintes, até a final, sua missão é ora orientar, ora avaliar os 24 chefs profissionais concorrentes ao primeiro lugar.

Um dos maiores nomes da gastronomia de Portugal, o chef José Avillez tem entre suas marcas a curiosidade, o gosto pelas viagens e a vontade incessante de experimentar e aprender sobre diferentes culturas. Isso tudo sem nunca deixar de lado a tradição culinária de seu país, sua grande fonte de inspiração.

Avillez formou-se em Comunicação Empresarial, mas, sempre com a gastronomia como objetivo, fez estágio em diversos restaurantes em Portugal e no exterior. Em 2008, assumiu como chef executivo do histórico restaurante Tavares, em Lisboa, onde, no ano seguinte, ganhou sua primeira Estrela Michelin. Em 2011, decidiu abrir seu próprio restaurante. Hoje é responsável por mais de 20 estabelecimentos. Cada casa tem conceito próprio, mas todas revelam a paixão de Avillez pela cozinha e o charme da gastronomia portuguesa.

A seguir, confira as expectativas do chef para sua estreia de TV no Brasil.

Qual foi a sua primeira reação ao receber o convite para ser um dos mestres de ‘Mestre do Sabor’?

Fiquei muito feliz. A primeira reação foi olhar para agenda para ver se teria disponibilidade (risos). É um grande orgulho participar de um programa da Globo com grandes chefs de cozinha, num país que eu amo e que me traz muito boas recordações.

Você já teve dois programas na TV – um de combinações de sabores e texturas, outro de histórias, receitas e curiosidades da cozinha – e foi jurado de um reality de gastronomia com famílias em Portugal. O ‘Mestre’ será seu primeiro reality gastronômico com chefs profissionais e sua estreia no Brasil. Quais são os desafios?

O grande desafio no ‘Mestre do Sabor’ vai ser estar num país diferente, com uma cultura diferente e num formato também diferente. Mas estou confiante de que será um sucesso. Para mim é um enorme orgulho fazer parte do time. Estou muito feliz por terem me convidado.

Como tem sido o clima das gravações ao lado de Kátia Barbosa, Leo Paixão, Claude Troisgros e Batista?

Tem sido fantástico! Eu já conhecia a Kátia, que é uma inspiração e uma cozinheira magnífica, além de ser uma pessoa muito divertida. Há uns 15 anos, fiz um estágio na cozinha do Claude e do Batista durante alguns dias, mas é claro que eles não se lembravam (risos). O Claude para mim é uma referência. O Leo eu ainda não conhecia, mas já deu para perceber que ele é um profissional espetacular. Temos conversado bastante.

O que você espera dos candidatos que vão tentar vaga nesta competição culinária?

Espero aprender muito com eles, que eles sejam apaixonados pelo o que fazem e que se entreguem de alma e coração.

O que não pode faltar na cozinha de José Avillez e na de um verdadeiro ‘Mestre do Sabor’?

Não pode faltar respeito, sacrifício, vontade, paixão. E um toque de bom humor é sempre bem-vindo.

Foto: Globo/Victor Pollak

Entenda a dinâmica de 'Mestre do Sabor'

Durante o programa, os participantes terão que encarar seis diferentes fases. A primeira se chama 'Prato de entrada' e traz uma degustação às cegas dos pratos apresentados por cada candidato que deseja tentar uma das 24 vagas iniciais da competição. Sem saber quem preparou cada receita, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão experimentam a especialidade escolhida por cada participante. Quem for aprovado vê um grande telão que separa os técnicos dos candidatos se abrir. Essa é a porta de entrada para Mestre do Sabor.

A partir daí, cada chef terá oito participantes no time. Mas tem mais desafio pela frente. Provas eliminatórias, desafios relâmpagos, duelos entre chefs e muita disputa prometem agitar Mestre do Sabor até a grande final, que será exibida ao vivo, na Globo.

‘Mestre do Sabor’ é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico, que estreia no dia 10 de outubro, irá ao ar na Globo às quintas-feiras, logo após ‘A Dona do Pedaço’, e às sextas-feiras, no GNT.


Deixe o seu comentário