O Planeta TV

Mulheres inspiradoras e combate ao sedentarismo são temas do "Fantástico"

Tais Araújo participa da estreia de novo quadro.

por Redação, em 09/03/2019

Taís Araújo. Foto: Globo/ Ellen Soares

Uma reunião de talentos femininos deu origem à nova série do ‘Fantástico’, que estreia neste domingo, dia 10, ainda no clima de homenagens ao Dia Internacional da Mulher. ‘Mulheres Fantásticas’ mistura linguagem documental e animação para contar a história de personagens que ousaram invadir território s considerados masculinos, conquistaram seu espaço e mudaram a história, abrindo inéditos caminhos para as novas gerações. Escrita, roteirizada, ilustrada, animada, produzida e editada por um time feminino, capitaneado pela supervisora artística Daniela Ocampo, a série de seis capítulos traz a trajetória de lutas de Malala Yousafzai, Dona Ivone Lara, Hedy Lamarr, Yusra Mardini, Frida Khalo e Maria Quitéria. “São todas mulheres incríveis e a nossa missão é ressaltar a importância delas. São histórias impactantes e têm em comum o poder e a potência do feminino. Queremos inspirar meninas e estimular o debate nas famílias”, conta Daniela Ocampo.

Fernanda Gentil, Tais Araújo, Iza, Fernanda Torres, Vera Holtz e Glória Pires foram convocadas para narrar as histórias. Na sequência, uma matéria jornalística faz a conexão entre a personagem apresentada e a atualidade. Na estreia, Tais Araújo apresenta a paquistanesa Malala Yousafzai, mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz e ativista defensora da educação de mulheres e meninas. “A Malala é uma mulher que eu acompanho. Seus feitos e tudo o que ela diz me inspiram diariamente”, conta Taís Araújo. Na parte jornalística, Poliana Abritta traça um paralelo entre Malala e a brasileira Panmela Castro. Vítima de violência doméstica, ela criou a Rede Nami, que usa a arte urbana para falar sobre direitos da mulher.

Foto: Globo/ Ellen Soares

Outra estreia deste domingo é a série “Vida Ativa”. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de um bilhão de adultos não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde em dia. As facilidades do mundo moderno estão entre os fatores que contribuem para o sedentarismo. O preparador físico Marcio Atalla percorre seis países para mostrar, em três episódios, o que algumas metrópoles oferecem como opção de mobilidade, educação, mudança de hábitos e integração com o meio ambiente para livrar a população deste mal.

Os riscos do sedentarismo para o corpo e experiências bem-sucedidas adotadas nos Estados Unidos e na Europa são temas do primeiro episódio. Para manter o corpo em movimento no frio norte-americano, a população corre para dentro dos shoppings. Diversos empreendimentos abrem as portas mais cedo para que as pessoas possam caminhar nos seus corredores. Na Europa, Copenhague tem experiências bem-sucedidas com bicicletas – o número é cinco vezes maior que o de carros. O sedentarismo também é um problema no Brasil, onde metade dos adultos não pratica atividades físicas com regularidade.

O ‘Fantástico’ vai ao ar na noite deste domingo, dia 10, depois do ‘Domingão do Faustão’.


Deixe o seu comentário