O folhetim teve um grande sucesso e marcou a carreira de Gloria Pires ao dar vida às gêmeas Ruth e Raquel.
Um dos maiores sucessos do horário das 18 horas, Mulheres de Areia completa 30 anos. Disponível no Globoplay, o folhetim - um fenômeno ao registrar audiência final de 50 pontos (algo incrível para a época) - marcou a carreira de Gloria Pires, que deu vida às gêmeas Ruth e Raquel. Para comemorar a data, separamos 5 curiosidades sobre a trama.
A primeira é que a novela estava prevista para estrear em junho de 1992, após Felicidade (1991), de Manoel Carlos. No entanto, a gravidez de Gloria Pires – da filha Antonia – adiou o lançamento da trama. Em seu lugar entrou Despedida de Solteiro (1992), de Walther Negrão. O folhetim só foi ao ar em 1 de fevereiro de 1993, já com a atriz interpretando Ruth e Raquel.
Outra boa curiosidade do folhetim é a das gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. Elas interpretaram Ruth e Raquel na novela, quando eram pequenas.
Apesar de o folhetim ser bem focado no embate entre as irmãs gêmeas, o personagem Tonho da Lua, vivido por Marcos Frota, foi um dos destaques da novela. Boa parte das cenas entre o escultor de areia e Ruth emocionou o público.
Mais uma foi a audiência da novela fora do Brasil. Vendida para Bélgica, Canada, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Cuba, Argentina, Portugal e outros, a trama foi um sucesso. Inclusive, na Rússia, há relatos de que o governo exibiu o último capítulo no dia que haveria uma eleição no país para justamente fazer com que a população não viajasse no feriado e comparecesse às urnas.
A última curiosidade é a do ator Carlos Zara que interpretou Zé Pedro, pai de Tônia (Andrea Beltrão). Na primeira versão do folhetim, também sob o comando de Ivani Ribeiro, ele viveu Marcos Assunção e sua esposa, Eva Wilma, fez as irmãs Ruth e Raquel.
Em Mulheres de Areia, Ruth retorna à fictícia Pontal D’Areia e volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e a irmã, Raquel. Idênticas no visual, elas tinham a personalidade bem diferente.
Ruth era doce, já a Raquel só pensava em subir na vida. Ela conquista o namorado da irmã, Marcos Assunção (Guilherme Fontes). Mas a trama tem uma reviravolta quando a vilã sofre um acidente no mar e é dada como morta. Ruth assume o seu lugar para ficar ao lado de empresário. Tempos depois, é desmascarada com a volta da irmã má. A megera sofre um acidente e morre. E Marcos termina o folhetim ao lado de Ruth.