O Planeta TV

Mestre do Sabor: O mestre Leo Paixão e a tradição da cozinha mineira

O chef Leo Paixão traz para o programa todo o charme e tempero da cozinha mineira.

por Redação, em 17/09/2019

Leo Paixão. Foto: Globo/Victor Pollak

‘Mestre do Sabor’, novo reality de gastronomia da Globo, estreia no dia 10 de outubro e terá no time um poderoso trio de mestres. Eles serão responsáveis por revezar com o apresentador Claude Troisgros as funções de avaliadores e mentores de 24 participantes – chefs profissionais vindos de todas as regiões do Brasil. Parte desse trio, o chef Leo Paixão traz para o programa todo o charme e tempero da cozinha mineira.

Nascido em uma família de médicos e cientistas, o mineiro até tentou seguir a tradição, formando-se, inicialmente, em Medicina. Mas o amor pela culinária sempre o acompanhou. Assim que conseguiu, reuniu recursos para investir em sua paixão e foi para Paris estudar gastronomia, onde fez estágios em restaurantes avaliados com três estrelas Michelin – a mais alta premiação da gastronomia mundial.

Quando voltou ao Brasil, abriu seu primeiro restaurante, em Belo Horizonte, e apostou na culinária francesa, ganhando vários prêmios. Com o tempo, foi alertado de que seu cardápio estava se transformando, já que começaram a fazer parte do menu pratos como frango com quiabo e rabada. “Era comida mineira contemporânea e eu não tinha percebido”, conta Leo. Foi então que o chef resolveu assumir suas raízes e mesclar os truques da alta gastronomia francesa com a tradição da cozinha mineira. “Hoje eu pratico uma gastronomia mais afetiva, faço releituras das receitas da minha família. Ainda tenho o caderno de receitas da minha avó e bisavó, mas meu referencial na cozinha é o meu avô, que me ensinou a cozinhar quando ainda era menino”, revela.

Sempre preocupado em oferecer a melhor experiência possível ao paladar, o chef deixa aflorar seu lado cientista na hora de criar as receitas e pratos elaborados e ricos em sabor – uma de suas marcas no reality culinário. Confira, a seguir, suas expectativas para a estreia de ‘Mestre do Sabor’.

Como foi receber o convite para fazer parte do time de mestres do ‘Mestre do Sabor’?

O Claude me mandou uma mensagem falando do programa e contando que o Boninho tinha gostado da indicação do meu nome. Eu fiquei muito feliz, queria muito participar de algum programa, e mais ainda por saber que seria na Globo. Só que eu nunca imaginei que seria algo dessa grandiosidade. É um sonho realizado. Nunca imaginei que chegaria a esse ponto. Espero estar à altura de tudo isso, pois estou muito honrado em participar do reality.

Quais são os desafios da estreia neste programa? O que essa experiência tem de diferente, por exemplo, do ‘Fecha a conta’, do ‘Mais Você', quadro de que também participou?

Foi bem importante a participação nos outros realities na emissora, principalmente pela seriedade que eu vi que a Globo tem em tudo. Eu tenho essa postura e essa mesma preocupação que a equipe tem de que tudo seja de verdade, de tentar deixar algo que marque as pessoas que gostam de cozinha e os cozinheiros brasileiros. É importante que eles vejam que a gente pode fazer cozinha de uma forma legal, usando nossos produtos e valorizando a nossa culinária.

Foto: Globo/Victor Pollak

Como tem sido o clima das gravações e a troca com Kátia Barbosa, José Avillez, Claude Troisgros e Batista?

A Kátia já era uma amiga querida. O Avillez eu conheci agora, mas a sintonia foi imediata. Como a gente passa muito tempo juntos, nossa relação tem ficado a cada dia mais bacana. O Claude e o Batista também são muito queridos. O Claude mantém o clima muito positivo, deixando tudo mais leve. Está sendo um prazer fazer o programa.

O que você espera dos candidatos que vão tentar vaga nesta competição culinária?

Eu tenho uma grande expectativa em relação aos candidatos porque eu sei como a emissora leva a sério e tem carinho na busca por esses candidatos. Então imagino que dali vai sair comida boa, bonita e bem-feita. Acho que vai ser um programa muito bonito de se assistir, de todas as maneiras possíveis.

O que não pode faltar na cozinha de Leo Paixão e na de um verdadeiro ‘Mestre do Sabor’?

Não pode faltar respeito pelos nossos ingredientes e pelas nossas tradições, nem o compromisso com a nossa culinária. E, claro, não pode faltar paixão.

Entenda a dinâmica de 'Mestre do Sabor'

Durante o programa, os participantes terão que encarar seis diferentes fases. A primeira se chama 'Prato de entrada' e traz uma degustação às cegas dos pratos apresentados por cada candidato que deseja tentar uma das 24 vagas iniciais da competição. Sem saber quem preparou cada receita, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão experimentam a especialidade escolhida por cada participante. Quem for aprovado vê um grande telão que separa os técnicos dos candidatos se abrir. Essa é a porta de entrada para Mestre do Sabor.

A partir daí, cada chef terá oito participantes no time. Mas tem mais desafio pela frente. Provas eliminatórias, desafios relâmpagos, duelos entre chefs e muita disputa prometem agitar Mestre do Sabor até a grande final, que será exibida ao vivo, na Globo


Deixe o seu comentário