O Planeta TV

Ligas nacionais da Europa seguem sem espaço na TV aberta

por Redação, em 21/08/2023

Por muito tempo era possível assistir as principais ligas nacionais do futebol europeu nos mais variados canais da TV aberta no Brasil. Bandeirantes, Cultura, Rede TV, e o extinto Esporte Interativo, por exemplo, já ofereceram várias opções ao telespectador. Entre as competições, era possível ver os campeonatos principais de Itália, Inglaterra, Portugal, Espanha e Alemanha.

Atualmente, apenas o futebol alemão tem transmissões na TV aberta. Assim como foi na temporada passada, em 2023/2024, somente a Bundesliga entre as ligas principais da Europa vão ter a transmissão por este meio. A única mudança é que a responsabilidade deixa de ser da Bandeirantes e passou a ser da Cultura e da Rede TV. Contudo, por que estes jogos de hoje em dia sumiram da TV aberta?

Crescimento da TV a cabo no país é o principal fator

Apesar de estar em queda nos dias atuais, poucos anos atrás os serviços de televisão a cabo tiveram um grande crescimento. Por diversos fatores, esta opção ficou mais viável para boa parte da população brasileira, que passou a ter mais acesso aos canais especializados em esporte. Ou seja, com isso, a popularidade da ESPN, SporTV e emissoras deste tipo cresceram.

Sendo assim, para muitos, não era mais necessário se prender às opções de transmissão da TV aberta para acompanhar o futebol europeu. Em especial, a ESPN, que tem um grande cardápio de competições do tipo, conquistou este telespectador. Consequentemente, as poucas emissoras que investiam nos torneios do Velho Continente viram a audiência dessas atrações caírem, e consequentemente, o produtivo ficou menos viável.

Crescimento do streaming

Outra questão, esta mais recente, que tem pesado na hora das emissoras de TV aberta deixarem de investir nas ligas nacionais da Europa são as transmissões via streaming. Entre as seis principais ligas do Velho Continente, nesta temporada, apenas o campeonato nacional de Portugal não tem transmissão por este meio.

A principal opção para quem deseja acompanhar as competições por este meio se tornou o Star+, que oferece os mesmos jogos do futebol europeu que a ESPN. Além disso, a partir desta temporada, os canais 'Cazé TV' e o recém-criado 'GOAT' entram neste meio. Os dois, inclusive, vão transmitir exatamente a Bundesliga, a única liga que ainda está na TV aberta. Ou seja, a comparação pode passar a ser ainda mais gritante.

Vale destacar também, que apesar de apresentar restrições, como a ausência de narração em português, por exemplo, algumas casas de apostas esportivas no Brasil transmitem os jogos de muitas ligas ao redor do Mundo. Sendo assim, acaba sendo mais um concorrente para a TV aberta neste fator.

Debandada dos craques para o futebol árabe

Se já não bastasse a queda de audiência em anos anterior, mais uma questão entrou em pauta na atual temporada na hora de ir atrás da transmissão de uma liga nacional da Europa. Assim como fez Cristiano Ronaldo, já no fim de 2022, muitos craques deixaram o Velho Continente rumo ao futebol árabe. E isso trouxe efeitos imediatos, já que a Bandeirantes preferiu abrir mão da liga alemã para comprar os direitos do campeonato da Arábia Saudita.

Esta nova ordem do futebol mundial fez esta escolha não parecer tão absurda, ainda mais depois que o principal jogador brasileiro na atualidade, Neymar, também partiu para o futebol do país árabe. Sem três dos principais jogadores do mundo (já que Messi também partiu para os Estados Unidos), as ligas europeias perderam apelo do grande público. Logo, a tendência é que, ao menos, neste momento, devemos seguir sem as grandes ligas do futebol europeu na TV aberta.


Deixe o seu comentário