O Planeta TV

Liberdade, Liberdade: Mão de Luva e seu bando de salteadores

Conheça mais um núcleo da novela das onze, da Globo.

por Redação, em 04/04/2016

Simão (Nikolas Antunes) e Mão de Luva (Marco Ricca ). Foto: Globo / João Cotta

Vila Rica, 1792
 
Mão de Luva (Marco Ricca) circula com seu bando pelas estradas de Vila Rica. Eles escondem-se na mata e só aparecem quando têm em vista algo valioso. A intenção é buscar lucro de todas as formas possíveis. Eles pegam itens de valor que podem revender, moedas, roupas, pedras preciosas... O que puder gerar renda, é válido. 
 
Após o enforcamento de Tiradentes (Thiago Lacerda), Raposo (Dalton Vigh) volta do Rio de Janeiro com Joaquina (Mel Maia), mas antes de chegar a Vila Rica, eles são cercados pelo grupo. Tudo que os salteadores pedem é que os dois paguem o pedágio por cruzar pelas terras de Mão de Luva. Raposo se nega, afinal a estrada não tem dono. Mão de Luva responde categórico: “Essas terras têm dono sim”. Simão (Nikolas Antunes), braço-direito do líder complementa: “Tudo aqui na capitania é do Mão de Luva. Por direito de conquista”. Raposo reage, acaba inconsciente e é deixado para trás. Joaquina tenta correr, porém Mão de Luva a captura. Ao saber que ela é filha de Tiradentes, fica ainda mais interessado na pequena. Imagina quanto não deve valer o peso dela em ouro?
 
Além de Mão de Luva e Simão, o bando conta com mais uma integrante, que é Ascenção (Zezé Polessa). Contudo ela parece não concordar com algumas atitudes de seus comparsas, pois fica penalizada ao ver Joaquina, que é apenas uma menina, presa.
Não demora muito, Raposo reaparece e negocia a liberdade de Joaquina. O minerador então decide, depois de tanta tragédia e desejando nunca mais encontrar o grupo de salteadores pela frente, ir embora para Portugal levando Joaquina, que ele passa a criar como filha.

Vila Rica, 1808
 
Demorou, mas o reencontro aconteceu. Avisado por Caju (Gabriel Palhares) - bandoleiro mirim que faz parte do grupo de salteadores -, Mão de Luva (Marco Ricca) se prepara para cercar uma carruagem que parece trazer uma família rica que está a caminho de Vila Rica. O tempo passou, mas os interesses do bando não mudaram em nada: continuam visando lucro custe o que custar. A única a se distanciar foi Ascenção (Zezé Polessa), que passou a viver à margem da sociedade. Ela entende de remédios naturais e curas, e conhece os segredos de muita gente da cidade, pois já prestou serviços a muitas delas. Com isso faz sua vida, não precisa mais do bando.
 
Ao pararem o veículo, o líder dos salteadores se depara com Raposo (Dalton Vigh). Mão de Luva não reconhece o minerador imediatamente, mas Raposo nunca o esqueceria.  “Muito tempo atrás, nós já passamos por isso. Continua rapinando, homem?”, diz o pai de criação de Joaquina (Andreia Horta). Simão (Nikolas Antunes) é o único que lembra do homem que encontraram pouco depois da morte de Tiradentes.
 
Vendo o pai cercado, Joaquina (Andrea Horta) desce da carruagem e entra em ação. Ela sabe brigar tão bem – ou melhor – que qualquer um daqueles marmanjos, e com a ajuda do pai, conseguem desarmar o grupo. O único problema é que Mão de Luva reconhece Joaquina. “Aquela menina morreu”, garante a mulher que hoje atende pelo nome de Rosa, não mais por Joaquina. Mas o salteador sabe muito bem o que viu... Agora mais velha, ela deve valer muito mais ouro! 
 
‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinicius Coimbra. 


Deixe o seu comentário