Gordofobia é tema do ‘Como Será?’ deste sábado, dia 20

Sandra Annenberg recebe jovens que enfrentam problemas por serem gordos.

Publicidade
Foto: Globo/Divulgação
Foto: Globo/Divulgação

O ‘Como Será?’ deste sábado, dia 20, aborda um tema que vem ganhando espaço nos debates atuais: o bullying contra pessoas com sobrepeso ou gordofobia. No estúdio, Sandra Annenberg recebe Alexandra Gurgel, Caio Cal e Bernardo Boechart, três jovens que se aproximaram por enfrentar problemas semelhantes por serem gordos. Eles se uniram através das mídias sociais e criaram o movimento Body Positive, canal de vídeos que combate a gordofobia e ensina a ter um olhar positivo e sincero da sua própria imagem, abandonando os padrões de beleza vinculados à magreza. Além de apresentar o projeto, os três jovens contam como foi a trajetória até aceitarem seus corpos e os principais desafios enfrentados por eles ao longo de suas vidas.

A repórter Helena Lara Resende investiga como é feito o tratamento de doenças graves e de lesões decorrentes em animais partir do uso de células-tronco. Ela acompanha o processo e discute as vantagens e desvantagens deste procedimento, já usado em gatos e cavalos. Helena visita uma empresa que trabalha com a medicina regenerativa para curar lesões e mostra bichos que se recuperaram com a terapia, que tem cerca de 80% de êxito. 

No quadro ‘Hoje é dia de...’, Alexandre Henderson vai às ruas com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa para descobrir as principais manias entre a população. Eles conversam com pessoas com manias bem diferentes, como enxugar mesas e só conseguir permanecer sentado com um objeto no colo. Henderson também conversa com a psicóloga Nívea Melo, que orienta pacientes com TOC. 

No ‘Choque Ambiental’, Renato Cunha ajuda uma família a melhorar problemas como o calor e a infestação de mosquitos em sua casa, em Nova Iguaçu, com dicas sustentáveis e baratas. Entre as soluções propostas para o controle dos insetos está a limpeza do quintal e instalação de telas de velcro nas janelas – este é um problema para a família já que três integrantes tiveram zika e chikungunya em 2016. O especialista também faz pequenas intervenções para melhorar a circulação de ar na casa e ensina os moradores a coletar água da chuva para reuso. 

Parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social, o ‘Como Será?’ vai ao ar após o Via Brasil, às 7h (exceto nas afiliadas com conteúdo regional). As reprises vão ao ar na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 06h05 e às 15h, respectivamente. No Canal Futura, ainda há reprises na segunda (1h), quarta (20h30) e quinta-feira (2h30). Mais informações no site redeglobo.globo.com/como-sera e nas grades de programação locais. 

Comentários (2) Postar Comentário

Geraldo
Geraldo comentou:

Escrevi para um Shopping central aqui de Floripa/SC e, ainda sem retorno de resposta, foi o "misto" de veladamente posicionarem-se sobre a homossexualidade, tendo em vista, as lojas de roupas masculinas contratarem maciçamente mulheres como vendedoras, raramente, há vendedores. Na outra ponta homens coroas como eu que tenho escoliose e sou paciente hepático, patologias que em conjunto favorecem o abdomem destacado, me constrangeria escolher roupas com vendedoras, ainda mais como mostrará o programa, numa sociedade que prega o corpo esbelto/"sarado"!

Rodrigo
Rodrigo comentou:

Que mania chata só no Brasil. Não existe gordofobia. Não é so colocar uma palavra antes de fobia que ela vire real. O medo de espessos obesas se chama cacomorfobia.