O Planeta TV

Globo tenta reverter reclassificação do "Encontro" no Ministério da Justiça

Encontro com Patrícia Poeta teve classificação indicativa alterada; Globo tenta mudar decisão.

por Micael Constantino, em 27/08/2022

Globo tenta reverter reclassificação do "Encontro" no Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça aceitou um pedido da Globo para tentar reverter a decisão de mudar a classificação indicativa do Encontro com Patrícia Poeta. No começo do mês, o programa passou a ser recomendado para maiores de 12 anos.

Em novo despacho, o órgão do governo Bolsonaro garantiu que fará um monitoramento por mais 30 dias em torno dos conteúdos apresentados no matinal. Segundo o MJ, o programa passou a exibir “temas sensíveis” e violência nas últimas semanas, com a alteração na pauta.

No quesito da violência, o órgão identificou “as tendências de angústia, arma com violência, ato violento, presença de sangue, morte intencional, assédio sexual e descrição de violência, sendo estas a de maior destaque”.

A pasta ressaltou ainda que na maior parte disso há “algum contraponto, tentando mitigar o impacto do conteúdo e, por vezes a apresentação de conteúdo positivo, quando da condenação clara e objetiva dos atos, suavizando as consequências para o público”.

Mesmo diante do exposto, o Ministério da Justiça considera que isso não é suficiente para diminuir o impacto imagético apresentado.

Já no conteúdo de drogas “apresenta uma única sequência com considerável impacto para o público mais jovem, sendo identificados os critérios de descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita e o consumo insinuado de droga ilícita”.

No texto, o órgão do governo também salientou que houveram poucos momentos – dos analisados – em que “os conteúdos foram totalmente inconsistentes com a classificação pretendida, mas que ainda coloca em xeque as intenções da emissora”.

 


Deixe o seu comentário