
Patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, as Escolas de Samba perderam 50% da subvenção pública com a chegada de Marcelo Crivella à prefeitura. Após o anúncio do corte, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) decidiu que não haverá o tradicional desfile do grupo especial em 2018.
Além dos repasses da prefeitura, as agremiações se valem de outras duas receitas para executarem seus desfiles: as vendas dos ingressos da Marquês de Sapucaí e dos direitos de transmissão para a televisão. A decisão tomada na sede da Liesa com presença dos presidentes das escolas desconsiderou a TV Globo, que tem contrato para levar ao ar o espetáculo até 2019.
De acordo com Keila Jimenez (R7), a emissora costuma adiantar o repasse anual para as agremiações. Portanto, se o cancelamento do desfile se confirmar, a Globo pode tomar um calote milionário.
Segundo o comunicado oficial, a Liesa aguarda agendamento de uma audiência para pleitear a verba integral, sob argumento de que os desfiles das escolas de samba representam importante movimentação para a economia da cidade, além da relevância cultural reconhecida internacionalmente.
Comentários (6) Postar Comentário
Amo o carnaval carioca, mas o prefeito está certíssimo!
Marcelo Crivella errou feio em ter suspendido 50% do patrocínio. Deveria ter suspendido 100%!
Será que essa verba vai pra Universal? #deboche
Todo mundo falando que a Globo será prejudicada, mas o maior prejudicado será o próprio Rio de Janeiro que ganha com os turistas nessa época do ano. Quem acompanha sabe muito bem que o Rio está em estado de calamidade, faltando dinheiro em tudo quanto é órgão por lá. Com o carnaval vem os turistas, e com os turistas vem o dinheiro...
A globo com suas transmissões ridículas?! Preconceituosas, homofóbicos, com comentaristas que não entender porra nenhuma de carnaval... ou entende tão qual Boninho e Crivella! Será? Só afugente o telespectador... Abaixo a ditadura da Globo no carnaval... que outra emissora possa fazer a transmissão! Transmitir por má vontade? É melhor nem transmitir... Essa é uma boa oportunidade de rever isso...
Já que é para rever prioridades e economizar, acabem com o feriado de Carnaval e vamos todos trabalhar ... isso ninguém quer né?