Candidatos à Presidência da República consideram vital sua exposição nos telejornais da emissora.
A Globo inicia oficialmente a sua cobertura das Eleições de 2014 nesta segunda-feira, 4 de agosto, três semanas após a Copa do Mundo, quando a maioria de seus profissionais já retornou das férias. Neste ano, com eleições para a Presidência da República e para os governos estaduais, a emissora contará, novamente, com uma vasta equipe em todos os Estados e, principalmente, nas capitais.
A cobertura da Globo para as eleições deste ano foi determinada, principalmente, pelas duas primeiras pesquisas de intenção de voto encomendadas pela emissora junto aos jornais O Estado de S. Paulo - ao Ibope - e Folha de S. Paulo - ao Datafolha. Com isso, quatro presidenciáveis receberão cobertura especial dos telejornais de rede: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo (PSC).
As candidaturas e os marqueteiros consideram importantíssimo o início de cobertura feito pela Globo, visto que se trata de um divisor de águas para eles. A entrada na TV é vista como um gatilho, já que se ganha projeção nacional e o candidato pode-se tornar conhecido do grande público.
A Globo, aliás, adotou medida diferentes neste ano em relação aos anteriores. Candidato pelo PSC, o Pastor Everaldo será sabatinado nas bancadas dos telejornais de rede do canal com 3% das intenções de voto em pesquisas realizadas anteriormente. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, pelas regras internas da Globo, candidatos com pontuação superior a 6% nas pesquisas terão ao menos uma matéria diária de um minuto, de segunda-feira a sábado, em todos os telejornais; os candidatos com pontuação entre 3% e 6%, terão cobertura semanal, restrita às sextas-feiras.
Cobertura dos governos estaduais
Por meio de seus jornais locais, a emissora líder irá entrevistar os principais candidatos aos governos estaduais, seguindo os mesmos critérios da rede. Em São Paulo, já foi definido que, na primeira edição do SPTV, haverá uma reportagem especial às segundas-feiras destacando um tema e, nos outros dias da semana, entrevistas com os candidatos para mostrarem as propostas em relação ao tema estabelecido pela emissora. Educação, saúde e segurança são os principais pontos levantados. Sabatinas também serão feitas nas segundas edições dos jornais locais da emissora e serão exibidas em todo o estado.
Entrevistas nas bancadas e debates
As datas das entrevistas e dos debates já foram definidas. Os debates com os candidatos aos governos estaduais serão realizados na terça-feira, 30 de setembro, após Império. Já os debates com os candidatos à Presidência serão exibidos na quinta-feira, 2 de outubro.
As entrevistas com os candidatos à Presidência da República foram marcadas por três jornais de rede: o Jornal Nacional abre a rodada, com sabatinas marcadas entre 11 e 14 de agosto - antes da exibição do Horário Eleitoral obrigatório. Em seguida, entre 1º e 4 de agosto, será a vez do Jornal da Globo; já entre 22 e 25 de setembro, o Bom Dia Brasil entrevista os presidenciáveis, encerrando as sabatinas na Globo.