O jornal perdeu audiência em São Paulo com o afastamento do jornalista.
Desde o afastamento de José Luiz Datena do "Brasil Urgente", o programa vem enfrentando uma significativa perda de audiência. A atração da Band perdeu quase dois pontos para os concorrentes "Cidade Alerta", da Record, e "Tá na Hora", do SBT. Essa queda impacta diretamente a audiência média da emissora no final do dia, gerando preocupação nos bastidores.
Datena, que foi lançado como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, tem sinalizado a possibilidade de desistir da disputa. "Se o [Joe] Biden pode desistir [de disputar a reeleição nos EUA] a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam [no partido], eu desisto mesmo", afirmou Datena à Folha na segunda-feira (22).
Além da perda de público do “Brasil Urgente”, a Band também enfrenta dificuldades com a volta do “Show da Fé” na faixa das 21h20. Antes ocupando a quarta posição com média de 2 pontos, a emissora passou a registrar a sexta, e às vezes a sétima colocação, chegando perto de zero (0,5 ponto).
Atualmente, o “Brasil Urgente” está sendo provisoriamente apresentado por Joel Datena e vai ao ar de segunda a sábado, na faixa das 16h. Nos bastidores, a cúpula da emissora torce para que Datena desista da candidatura e retorne ao comando do programa, buscando recuperar os índices de audiência perdidos.