O Planeta TV

Conheça Gabriela Medeiros, que será a Buba na nova versão de "Renascer"

A atriz formará par romântico com Rodrigo Simas.

por Redação, em 31/10/2023

Foto: Divulgação/Gabriel Vazzole

Sabe aquelas pessoas que a gente mal conhece e de cara já sente que é sua amiga de muito tempo? Foi assim com Gabriela Medeiros. Aos 22 anos, esta paulistana canceriana se prepara para um grande desafio: vai interpretar a personagem Buba na nova versão de Renascer. Nesta releitura escrita por Bruno Luperi, a personagem, que na primeira versão era intersexo, agora é uma mulher trans. Assim como a atriz.

Mas a Gabriela é muito mais do que isso. Como ela própria se define é “uma mulher que teve que sair de sua zona de conforto desde muito cedo, que lutou e continua lutando muito em direção aos seus sonhos e desejos”. Ela também é poeta, desenhista e adora fotografar pessoas.

Sua história com a atuação é cheia de viradas. Ela começou no teatro aos 14 anos, depois veio o vestibular para psicologia, trabalhou no mercado financeiro, mas a paixão pela arte a fez largar tudo.

“A arte sempre foi visceral em mim, em muitos sentidos, e nesse processo de amadurecimento pessoal compreendi que eu não poderia viver sem”, conta ela, que pode ser vista na série Vicky e a Musa no Globoplay.

Para viver a Buba, ela busca inspiração em sua própria história: "A Buba respinga em minhas vivências pessoais. As cenas são reais e muitas meninas trans passam pelo que a Buba passa, principalmente quando recai em uma camada afetiva amorosa.”

Em "Renascer", Buba é casada com José Venâncio, personagem de Rodrigo Simas. "Rodrigo, com quem troco mais cenas, tem me ajudado muito, é solícito, receptivo e uma pessoa amorosa. Me sinto muito confortável e segura com ele.", disse Gabriela em entrevista para o Portal de Entretenimento da Globo, o Gshow.

A sinopse central de Renascer

Entre lendas e mistérios, na vastidão das plantações de cacau, um homem sem posses e sozinho no mundo finca seu destino aos pés de um jequitibá rei, tendo a natureza exuberante da região como testemunha e estabelecendo um pacto que o acompanhará ao longo de toda a sua trajetória. "Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer... nem de morte matada... nem de morte morrida!" . A saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que fez história na dramaturgia brasileira, está de volta em ‘Renascer’. A trama é uma releitura escrita por Bruno Luperi, baseada na obra de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, e com direção artística de Gustavo Fernandez.  

José Inocêncio chega ao sul da Bahia prometendo sua vida ao jequitibá de uma fazenda praticamente abandonada: enquanto seu facão estiver fincado no solo, nenhum dos dois há de morrer. E é ali que ele vai plantar seu destino, sua vida, sua alma...como se fosse uma semente de cacau. Após a promessa, sua vida fica por um triz, mas nosso herói renasce e, com ele, toda a fazenda Jequitibá Rei, se tornando a maior produtora de cacau da região, apesar da epidemia de vassoura-de-bruxa ter prejudicado os demais produtores de cacau.

Esse é o início do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, readaptada para os tempos atuais pelo autor Bruno Luperi com direção de Gustavo Fernandez, ambos responsáveis pelo remake de "Pantanal". Aqui, temos um verdadeiro herói clássico que prospera e traz para a novela das 21h o "self-made man": ele tinha um sonho e um cacaueiro, e assim construiu seu império. José Inocêncio conhece Maria Santa, se apaixona, se casa com ela e acabam tendo quatro filhos. É no parto do cacula, João Pedro, que Maria Santa acaba falecendo e aí surge a espinha dorsal da história: um pai que culpa o filho, que, por sua vez, só quer ser amado.

A relação entre esse pai e esse filho é o cerne da história. Ainda mais quando Mariana aparece apimentando o drama. João Pedro e José Inocêncio se apaixonam pela mesma mulher.

De geração em geração, a história vai sendo passada adiante.

Carregando a tradição e as naturais evoluções que o tempo traz.

Confira as primeiras imagens da nova versão de Renascer:

Com previsão de 197 capítulos, "Renascer" substituirá "Terra e Paixão" a partir do dia 22 de janeiro de 2024 e ficará no ar até 27 de setembro.


Deixe o seu comentário