O desabafo de Ariosto e o desejo de casar de Deodora marcam o episódio.
‘No Rancho Fundo’ chega ao seu capítulo 100 nesta sexta-feira, dia 9, com a previsão de cena marcante entre Ariosto (Du Moscovis) e Artur (Túlio Starling). Depois de ser flagrado com Deodora (Debora Bloch), Ariosto vai até Artur e pede para que ele guarde segredo sobre o que viu. O jovem afirma que não é possível fazer isso porque Zefa Leonel (Andrea Beltrão) e Deodora se odeiam, e Zefa Leonel é mãe da mulher que ele ama. Ariosto diz que, se ela descobrir, nunca vai perdoá-lo e o trabalho de exploração da Gruta Azul estará perdido.
Artur pede desculpas e diz que não vai compactuar com a mentira. Ariosto fala que queria que o filho soubesse que ele mudou, desabafa sobre como se sente sozinho após a morte de Dona Manuela (Valdineia Soriano) e lembra que foi um canalha com a esposa e com o próprio filho, atribuindo esse comportamento à sua desconfiança, ressentimento e ciúmes. Emocionado, Ariosto se abre com o filho e chega a chorar – Artur nunca viu o pai chorar. O empresário confessa que estava se apaixonando por Zefa Leonel, mas uma mulher digna como ela não poderia ficar com ele. Artur acolhe o pai, que pede ao filho para esquecer o que pediu. Durante a conversa, Artur fala sobre ter se casado com Quinota (Larissa Bocchino), o que deixa Ariosto ainda mais sentido por não ter participado desse momento na vida do filho.
Em conversa na casa de Ariosto, Deodora fala para ele que devem torcer para que Artur fique calado em relação aos dois. A dona do cabaré pergunta a Ariosto se ele foi sincero com o filho e o empresário responde que sim. No entanto, a conversa acaba chegando ao filho morto de Deodora, o que a ofende e ela decide ir embora. No cabaré, conversando com Vespertino (Thardelly Lima), Deodora diz que está conhecendo melhor uma pessoa e que está acontecendo algo com ela que acreditava não ser mais possível. Logo mais, Ariosto chega ao Cabaré Voltagem e, a sós, Deodora confessa que quer se casar com ele.
No rancho da família Leonel, Primo Cícero (Haroldo Guimarães) alerta Quinota (Larissa Bocchino) e Artur (Túlio Starling) que garimpeiros ilegais tentaram invadir a Gruta Azul, mas que conseguiram capturá-los. Depois de uma discussão sobre o que fazer com eles, com direito a Zé Beltino (Igor Fortunato) querendo resolver do seu jeito, parte da família ruma para a delegacia de Floro Borromeu (Leandro Daniel) em busca de justiça e para proteger o patrimônio. Antes disso, durante visita de Dona Castorina (Fátima Patrício) e Dracena (Nina Tomsic) a Lasca Fogo, Blandina (Luisa Arraes) e a amiga discutem e a vilã chega a falar para ela ficar longe de seu marido. Na conversa, Blandina conta a Dracena que Zé Beltino faz o possível para fugir dela, impedindo que ela avance nos planos de ter um herdeiro da família Leonel.
Em Lapão da Beirada, o prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues), com o apoio de Dona Escolástica (Ana Mangeth) e de um escultor, coloca em prática aquela que ele considera sua grande cartada para recuperar sua imagem desgastada e valorizar os feitos da prefeitura: fazer seu próprio busto, que deve ocupar, futuramente, a praça da cidade. O prefeito chega a encomendar a Guilherme Tell (Rafael Saraiva) uns versos em sua homenagem.
‘No Rancho Fundo’ é criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman. A obra é escrita com a colaboração de Marcos Lazarini, Dino Cantelli, Angélica Lopes e Renata Sofia. A direção geral é de Pedro Brenelli e a direção é de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti. A produção é de Silvana Feu e Lucas Zardo e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.