
As novelas são um dos meios de entretenimento preferidos dos brasileiros, e algumas delas, além de conquistarem um amplo índice de audiência televisiva, também marcaram gerações com os enredos e personagens que, mesmo sendo fictícios, ganharam um protagonismo especial na vida do público.
Essa paixão nacional surgiu em dezembro de 1951 – aproximadamente um ano depois da inauguração da televisão no Brasil –, com o lançamento da primeira telenovela, “Sua Vida Me Pertence”, no ar na TV Tupi, ao vivo, todas as terças e quintas-feiras.
Ao longo desses mais de 70 anos de trajetória televisiva, as novelas foram evoluindo e consolidando ainda mais seu espaço nas rotinas e no tempo livre dos brasileiros.
Hoje, mesmo com o streaming e os conteúdos on demand, o gênero não perdeu seu potencial e se reinventou para fazer parte da realidade moderna em que não se faz mais necessário aguardar até certo horário para assistir ao próximo capítulo, ou então poder revê-lo na íntegra e sem intervalos quando quiser.
A TV Globo é uma das pioneiras na produção de telenovelas e responsável por instaurar a tradição que reúne famílias em frente à televisão diariamente. Confira algumas das tramas de maior sucesso da emissora e relembre as suas preferidas com essa programação nostálgica!
Ranking com as 4 novelas de maior audiência da TV Globo
A líder da teledramaturgia brasileira é tão reconhecida por suas histórias que ganhou até o jargão de “padrão Globo de produção”. Conheça alguns dos exemplos que marcaram épocas e conquistaram recordes de público:
1° lugar: Roque Santeiro
O ícone, que conquistou o marco de 74 pontos de audiência no IBOPE – a maior média até hoje –, foi escrito por Aguinaldo Silva e Dias Gomes, exibido entre 1985 e 1986, no “horário das oito”.
O enredo se passa na cidade de Asa Branca, onde os habitantes reverenciam o falso santo Roque Santeiro, que reaparece após 17 anos e passa a ameaçar as estruturas de poder e riqueza da região.
2° lugar: Tieta
A adaptação da obra de Jorge Amado foi transmitida na emissora entre 1989 e 1990, e alcançou 65 pontos no IBOPE, com um elenco de grandes artistas como Betty Faria, Ary Fontoura, José Mayer, Lilia Cabral, entre outros.
A história acompanha a evolução de Tieta, que, devido ao seu comportamento, é expulsa de casa pelo pai e retorna após 25 anos, rica e determinada a se vingar.
3° lugar: Top Model
Com seus 64 pontos de audiência no IBOPE, exibida no “horário das sete” em 1989 e escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, a novela é sobre a top model Duda e suas vivências pelo Rio de Janeiro, após conhecer os irmãos Kundera (Alex e Gaspar).
Os personagens foram estrelados por um elenco de grandes artistas como Regina Duarte, Susana Vieira, Rita Lee, Evandro Mesquita, Malu Mader, Marília Pêra, entre outros.
4° lugar: O Salvador da Pátria
Sua exibição original foi em 1989 e alcançou 62 pontos no IBOPE. Mesclando elementos fictícios com a realidade, ela apresenta a jornada do protagonista Sassá Mutema, interpretado por Lima Duarte, que era um boia-fria, mas alcançou uma posição de poder por mobilizar o país durante as primeiras eleições diretas pós-ditadura.
Com o passar dos anos, as novelas foram se modernizando e integrando ainda mais o cotidiano do brasileiro. Elas passaram a ditar tendências de moda, lançar trilhas sonoras, viraram objetos de estudo e um meio de promoção para as marcas, especialmente em datas sazonais como Dia das Mães, Black Friday, entre outras.
Comentários (10) Postar Comentário
Mas nem a pau Juvenal a novela de maior audiência foi SELVA DE PEDRA cim FRANCISCO CUOCO chegou a ter 100% de audiência vai mentir lá na cada do cachorro Gente desinformada está notícia e fake sem falar em Pecado Capital ou o Astro cim Francisco Cuoco Tche
Essa lista está equivocada, e o astro, selva de pedra, pai herói, vale tudo...tem alguma coisa errada!!!
Roque Santeiro e Tieta sao das mais lembradas e adoradas. Top Model era das 7, nao imaginava. E Salvador da patria nao é muito lembrada, foi uma novela interessante, mas nunca imaginei nesse ranking
As novelas de hoje não têm mais a qualidade de antes, só mostram baixarias. O suspense de antes era daora e a resolução dos mistérios demoravam ser descobertos. Nas de hoje,são descobertos antes,cedo demais. Saudades de vai na fé. A melhor desses tempos atuais.
Roque Santeiro e Tieta são as melhores novelas de todos os tempos.
Todas são maravilhosas uma época de ouro da emissora globo,hj em dia as novelas se perderam no tempo, há dois anos não assisto pq nenhuma tem um bom enredo,algo que prenda o telespectador me surpreendeu a novela Escrava Isaura não está entre essas 4 com maior índice de audiência.
O salvador da pátria. A história fictícia estaria se espelhando na de um certo barbudo de origem humilde que tentara ser presidente na ocasião de seu lançamento? O quanto da ficção foi usada para de forma sutil induzir uma massa que durante as décadas anteriores tiveram o exercício do voto restringido às escolhas da ditadura militar vigente?
Tem alguns novelões que sempre vale a pena ver e rever de novo, Tieta, Roque Santeiro, A Viagem, Cheias de Charme, Alma Gêmea.
Das recentes Bom Sucesso e Além do Tempo deram um show.
Faltou Selva de Pedra, 1972 que marcou 100 pontos no Ibope e Irmãos Coragem 1970/1971
Top Model e Salvador da Pátria com audiência maior do que Vale Tudo? Duvido!