O Planeta TV

As novelas com maior audiência da história da TV Globo

Confira uma lista com as 4 novelas mais assistidas e suas respectivas tramas.

por Redação, em 06/11/2023

Créditos: Reprodução (TV Globo)

As novelas são um dos meios de entretenimento preferidos dos brasileiros, e algumas delas, além de conquistarem um amplo índice de audiência televisiva, também marcaram gerações com os enredos e personagens que, mesmo sendo fictícios, ganharam um protagonismo especial na vida do público.

Essa paixão nacional surgiu em dezembro de 1951 – aproximadamente um ano depois da inauguração da televisão no Brasil –, com o lançamento da primeira telenovela, “Sua Vida Me Pertence”, no ar na TV Tupi, ao vivo, todas as terças e quintas-feiras.

Ao longo desses mais de 70 anos de trajetória televisiva, as novelas foram evoluindo e consolidando ainda mais seu espaço nas rotinas e no tempo livre dos brasileiros.

Hoje, mesmo com o streaming e os conteúdos on demand, o gênero não perdeu seu potencial e se reinventou para fazer parte da realidade moderna em que não se faz mais necessário aguardar até certo horário para assistir ao próximo capítulo, ou então poder revê-lo na íntegra e sem intervalos quando quiser.

A TV Globo é uma das pioneiras na produção de telenovelas e responsável por instaurar a tradição que reúne famílias em frente à televisão diariamente. Confira algumas das tramas de maior sucesso da emissora e relembre as suas preferidas com essa programação nostálgica!

Ranking com as 4 novelas de maior audiência da TV Globo

A líder da teledramaturgia brasileira é tão reconhecida por suas histórias que ganhou até o jargão de “padrão Globo de produção”. Conheça alguns dos exemplos que marcaram épocas e conquistaram recordes de público:

1° lugar: Roque Santeiro

O ícone, que conquistou o marco de 74 pontos de audiência no IBOPE – a maior média até hoje –, foi escrito por Aguinaldo Silva e Dias Gomes, exibido entre 1985 e 1986, no “horário das oito”.

O enredo se passa na cidade de Asa Branca, onde os habitantes reverenciam o falso santo Roque Santeiro, que reaparece após 17 anos e passa a ameaçar as estruturas de poder e riqueza da região.

2° lugar: Tieta

A adaptação da obra de Jorge Amado foi transmitida na emissora entre 1989 e 1990, e alcançou 65 pontos no IBOPE, com um elenco de grandes artistas como Betty Faria, Ary Fontoura, José Mayer, Lilia Cabral, entre outros.

A história acompanha a evolução de Tieta, que, devido ao seu comportamento, é expulsa de casa pelo pai e retorna após 25 anos, rica e determinada a se vingar.

3° lugar: Top Model

Com seus 64 pontos de audiência no IBOPE, exibida no “horário das sete” em 1989 e escrita por Walther Negrão e Antônio Calmon, a novela é sobre a top model Duda e suas vivências pelo Rio de Janeiro, após conhecer os irmãos Kundera (Alex e Gaspar).

Os personagens foram estrelados por um elenco de grandes artistas como Regina Duarte, Susana Vieira, Rita Lee, Evandro Mesquita, Malu Mader, Marília Pêra, entre outros.

4° lugar: O Salvador da Pátria

Sua exibição original foi em 1989 e alcançou 62 pontos no IBOPE. Mesclando elementos fictícios com a realidade, ela apresenta a jornada do protagonista Sassá Mutema, interpretado por Lima Duarte, que era um boia-fria, mas alcançou uma posição de poder por mobilizar o país durante as primeiras eleições diretas pós-ditadura.

Com o passar dos anos, as novelas foram se modernizando e integrando ainda mais o cotidiano do brasileiro. Elas passaram a ditar tendências de moda, lançar trilhas sonoras, viraram objetos de estudo e um meio de promoção para as marcas, especialmente em datas sazonais como Dia das Mães, Black Friday, entre outras.


Deixe o seu comentário