O Planeta TV

As 5 melhores séries sobre cibersegurança para ver em 2024

por Redação, em 12/03/2024

Foto: Divulgação

É desconcertante que a cibersegurança seja uma necessidade tão fundamental e não receba a atenção devida. Fundamental tanto para organizações como para indivíduos, a segurança digital está ao acesso de todos nos programas de antivírus e de VPN online, que também incrementam a privacidade virtual por meio de criptografia.

No entanto, existem muitas outras vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos e que demandam uma certa educação da conduta diária na internet. Ciberataques contra empresas têm aumentado no Brasil e no mundo, mas a velocidade da mudança profissional ainda é superada pelos avanços feitos por criminosos.

Se esses assuntos podem parecer distantes ou áridos em texto, retratados na ficção ganham apelo para públicos variados. Confira a seguir algumas das séries mais interessantes que tratam sobre cibersegurança, privacidade e tecnologia – e o que você pode aprender com elas.

Black Mirror

Apesar de uma guinada para os temas do mundo sobrenatural na temporada mais recente, a série britânica Black Mirror é um expoente incontornável da ficção especulativa sobre consequências de avanços da tecnologia.

Essa produção da Netflix já acumula 7 temporadas. Sempre olhando para a frente, encontra brechas e desenrolares “distópicos” no desenvolvimento quase mágico das tecnologias que experienciamos. O episódio inicial da temporada mais recente, “Joan é péssima”, é especialmente escandaloso, nesse contexto.

Na trama do episódio, empresas de tecnologias inovadoras exploram impiedosamente a preguiça das pessoas em preservar sua privacidade, refutando termos e condições de uso abusivos. Sobre isso, constrói um horripilante pesadelo em que intimidades pessoais são devassadas com a ajuda de modelos de inteligência artificial generativa.

Mr. Robot

Produzida entre 2015 e 2019, Mr. Robot tem muitos elementos de ação e suspense interessantes como nas maiores séries de TV. O protagonista é altamente talentoso, tem um senso pessoal de justiça prática, mas é completamente instável. Seus aliados são duvidosos e uma fonte permanente de intrigas, especialmente quando ele se mete numa conspiração sabotadora de conglomerados financeiros.

Por outro lado, outro grande mérito de Mr. Robot é retratar de maneira bastante fidedigna processos de hackeamento. Situações como a invasão de celulares com uso de Wi-Fi público são apenas o ponto de partida para espectadores, que podem adentrar um pouco na mentalidade de cibercriminosos.

Combinando essa precisão técnica com uma dramaturgia de qualidade, que serviu de vitrine para o talento do ator Rami Malek, a série foi aclamada por público e crítica, recebendo o Globo de Ouro, o Prêmio Gotham e muitos outros títulos de reconhecimento.

The IT Crowd

Comédia é o gênero de séries por excelência que facilita o aprendizado ou a observação de temas muitas vezes complexos do cotidiano. The IT Crowd usa uma linguagem de humor seco e sarcástico para contar o dia a dia de profissionais do setor de tecnologia da informação.

Diferentemente de Mr. Robot, The IT Crowd não tem uma abordagem realista e detalhada de incidentes de cibersegurança. Porém, na crônica do ambiente profissional de tecnologia, trata em diversas ocasiões de vulnerabilidades, erros e acertos ao lidar com problemas que podem comprometer a integridade de sistemas de computadores.

Scorpion

Esta série dos EUA é mais uma produção centrada num hacker como protagonista e, assim, mais uma que trata diretamente de questões de cibersegurança. Walter Brian é um hacker prodígio de QI elevado e tentativas bem-sucedidas de invasão de servidores da NASA na adolescência.

As tramas de Scorpion se articulam em torno da comunidade de especialistas geniais em tecnologia que Brian cria, empenhada em resolver problemas trazidos por entidades governamentais ou clientes privados.

Com histórias dramáticas e de suspense ágeis e rápidas de assistir, Scorpion pode ser visto como o “outro lado da moeda” de Mr. Robot: não se aprofunda muito e nem é tão realista, mas é uma diversão mais leve sobre um tema similar.

Betas

A última série da lista é mais uma produção de comédia, que oferece mais diversão do que oportunidades para conhecimento. Mais ligada a tecnologia do que a cibersegurança, Betas é uma pequena gema que durou apenas uma temporada, exibida entre 2013 e 2014.

Uma produção da Amazon Studios, essa é uma comédia com o mérito de combinar o ambiente retratado em Silicon Valley com a inadequação social e a inteligência de personagens de Big Bang Theory. Um grupo de amigos tenta a sorte fabricando um aplicativo de namoros e em busca de investidores endinheirados. Empenhando seus talentos nessa missão, visam a fazer uma fortuna com uma grande ideia.

Uma palavra final

Essas cinco indicações de séries são passos introdutórios para criar alguma afinidade com temas de tecnologia e cibersegurança. Porém, esse formato mais “digerível” de entretenimento não deveria ser o fim de suas pesquisas sobre tais assuntos.

Aprender medidas práticas de proteger informações no celular ou no computador, por exemplo, é algo acessível em vídeos breves no YouTube ou artigos especializados, também curtos. Podcasts e portais especializados também podem merecer visitas ocasionais. Considere incluir essas leituras e audições em sua rotina, pois privacidade e segurança de dados são fundamentais tanto para a vida pessoal quanto profissional.


Deixe o seu comentário