Metodologia da empresa também será investigada.
Após 15 anos aguardando uma decisão judicial, o SBT obteve permissão para acessar os dados da Kantar Ibope Media e realizar uma perícia neles e na metodologia da empresa.
A emissora decidiu iniciar imediatamente a perícia e já está apontando profissionais nas áreas de estatística, matemática e outras disciplinas para tal empreitada. Segundo Ricardo Feltrin, até um perito estrangeiro vai compor o grupo.
Desde a década de 80 o SBT demonstra sua desconfiança com os números e a metodologia usada pela Kantar Ibope. A ação na justiça, no entanto, foi iniciada em 2001. O canal de Sílvio Santos venceu, mas o Ibope recorreu, sob argumento de que a exposição de todos os dados solicitados pelo SBT poderia colocar em risco a isenção da medição. Após anos de idas e vindas, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou decisão favorável ao SBT em 2015. Ainda de acordo com Feltrin, em maio do ano passado a emissora já poderia ter iniciado a perícia, mas aguardou a virada do ano.
O SBT agora vai exercer seu direito de conhecer como o Ibope mede o público dos programas e quais são as cerca de 6.000 residências onde estão instalados por volta de 10 mil medidores de audiência - uma mesma casa pode ter mais de um aparelho.
Uma das grandes dúvidas do SBT, conforme informou Maurício Stycer recentemente, está nas diferenças entre os os dados informados em tempo real e os consolidados. O canal alega que as correções nos dados sempre beneficiam as concorrentes.
À coluna de Feltrin, a Kantar afirma que só passou a divulgar os dados em tempo real por pressão das emissoras, já que não considera essa medição como "oficial". A empresa também disse que todas as metodologias adotadas seguem padrões internacionais e negou que a perícia do SBT vá alterar a rotina do instituto.
O Ibope informou ainda que, além de acesso a dados, o SBT também pleiteou uma indenização por descumprimento contratural, mas a Justiça negou a solicitação.