O Planeta TV

Andreia Horta e Paulo Betti são os convidados do Estrelas do Brasil

Belém do Pará segue como cenário do programa da Globo.

por Redação, em 13/09/2017

Foto: Divulgação/Globo

Angélica leva Andreia Horta e Paulo Betti para conhecerem Belém do Pará através de figuras icônicas do local, no Estrelas do Brasil deste sábado, dia 16. “Nesse mergulho que a gente está fazendo na cultura paraense, deu para perceber que Belém é muito ligada à comida, à natureza e, sem dúvida, à música. E o ritmo que embala essa cidade é o carimbó”, diz a apresentadora. É com isso em mente que o trio já começa o programa batendo papo com um artista representante da música paraense: o cantor e compositor Pinduca. Aos 80 anos de idade e com mais de 60 anos de carreira, é ele quem indica o point onde o grupo se encontra, o Polo Joalheiro de Belém. O lugar, que hoje abriga um museu e conta com oficinas e lojas de joias, já foi uma prisão, um convento, uma olaria e um hospital, e carrega tantas histórias quanto o “rei do carimbó”. 
 
Após outra dica de Pinduca, Paulo Betti deixa o local para provar uma iguaria que é a cara do Pará: o tacacá, um caldo feito basicamente com goma de mandioca, camarões e tucupi. O ator vai ao encontro de “Renato”, como é conhecido o empresário Cristóvão Gomes, que já criou fama Brasil afora pelo preparo de seu tacacá. Já Angélica e Andreia aproveitam o passeio pelo Polo para conhecer e apresentar a Pinduca outra estrela do Pará: a designer de joias Barbara Muller. Premiada no país e até internacionalmente pela criação de peças inspiradas na cultura amazônica, ela conta como começou neste ramo e como a cultura paraense é fator determinante para o resultado de seu trabalho.
 
Quando deixam o Polo Joalheiro, Angélica e Andreia decidem saborear uma opção gastronômica muito popular entre os moradores de Belém: os salgados vendidos na “Portinha”, como é chamada uma pequena lanchonete localizada no bairro da Cidade Velha. É lá que elas também conhecem Dina, a estrela belenense responsável pelos salgados, e têm ainda um encontro animado com outra estrela da música paraense: a cantora, compositora e instrumentista Lia Sophia. Intérprete da badalada canção “Ai, Menina”, Lia não perde tempo e convida a dupla para um show mais tarde, em uma festa organizada pelo produtor Felix Robato, outra estrela de Belém.
 
Enquanto isso, depois de provar o tacacá do Renato, Paulo Betti conhece o trabalho de Flávio Gama, um artista e professor de música que faz seus próprios tambores, usados para tocar o carimbó, chamados de curimbós. Já no clima do ritmo musical paraense, o ator vai ao encontro de Angélica e Andreia novamente para curtir a noite da cidade. Juntos, os três apreciam a música de Lia Sophia e não hesitam ao se jogar no carimbó.
 
O Estrelas tem direção geral de Hélio Vargas e redação final de Paula Miller. A atração vai ao ar aos sábados, logo após Sessão Comédia.


Deixe o seu comentário