O programa destaca a diversidade do carnaval do Brasil e mostra a folia de rua em oito cidades.
O carnaval de rua é o que mais cresce no Brasil e, pelo segundo ano consecutivo, a TV Globo prepara uma cobertura especial que transporta o público para as principais festas de rua do país. Apresentado por Rita Batista, o ‘Glô na Rua’ estreia nesta quinta-feira, dia 8, na abertura oficial do Carnaval de Salvador, que será marcado por um encontro de trios histórico na Praça Castro Alves. De sábado a terça-feira de Carnaval, 10 a 13 de fevereiro, o programa acompanha a folia em oito cidades, onde talentos locais entram ao vivo no programa, mostrando a diversidade cultural, de estilos, sotaques e ritmos que compõem a maior festa popular do país.
“Ancorar o ‘Glô na Rua’ direto de Salvador neste segundo ano do programa é a cereja do bolo! Será muito bom dar ‘start’ no programa com um evento histórico para a cidade, fazendo da primeira capital do país esse distribuidor de alegria. Outra novidade é que nossos infiltrados estarão espalhados em mais capitais, fazendo com que aqueles que estão longe das suas cidades e carnavais de origem não fiquem com tanta saudade e aqueles que estão em seus lugares curtam com ainda mais entusiasmo, podendo aparecer, inclusive, na tela da Globo. Para mim é sempre um orgulho falar sobre as manifestações culturais e artísticas de cada lugar do Brasil, um país muito rico. A TV Globo está em todos os lugares, reforçando o DNA de cada um deles. O ‘Glô na Rua’ valoriza essa expressão”, conta a apresentadora Rita Batista, que este ano comanda o programa de um glass estúdio com vista para a orla da Barra, no Circuito Barra-Ondina.
O Carnaval de Salvador deste ano tem como tema “Salvador Capital Afro” e reverencia suas tradições, revivendo os grandes e memoráveis encontros de trios na Praça do Poeta. BaianaSystem, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, que completa 50 anos em 2024, protagonizam a abertura do “Glô na Rua”. Ivete se junta aos músicos do Ilê, sob o comando do mestre Mário Pan e de Graça Onasilê, uma das primeiras vozes do bloco. No outro trio, Carlinhos Brown comanda um show com a banda Ilê, orientado pelo mestre Marivaldo e a voz de Iana Marucha. Já o Baiana se junta ao mestre da percussão Kehindê Boa Morte e ao cantor Jauncy Ojibwa Bará, mostrando a força das raízes da música baiana. A transmissão da festa começa às 16h30, na TV Globo.
Em 2024, o programa amplia sua atuação de cinco para oito cidades, com mais tempo na grade de programação. O time escalado para fazer entradas ao vivo dos blocos carnavalescos de suas cidades a partir de sábado, dia 10, é formado pelos repórteres Luiza Zveiter (Rio de Janeiro), Carol Maloca (Recife), Felipe Velozo (Salvador), Xan Ravelli (São Paulo), Kdu dos Anjos (Belo Horizonte), Oyama Filho (Manaus), Luiza Goés (Florianópolis) e Fidelis Falante (Goiás).
Na festa do povo e para o povo, o ‘Glô na Rua’ vai premiar a produção mais caprichada dos foliões no "Concurso de Fantasia Sou Mais Eu no Carnaval". Os interessados devem se inscrever no gshow até às 18h do dia 11 de fevereiro, onde também está disponível o regulamento. As votações para a escolha da melhor fantasia serão abertas ao longo da programação da TV Globo, de sábado a segunda-feira, onde o público poderá escolher uma entre as três fantasias selecionadas pela comissão julgadora. O ganhador do concurso receberá um prêmio de R$ 10 mil. A final acontece na terça-feira, dia 13 de fevereiro.
Com direção de Bianca Lopes e Patricia Carvalho, produção de Natalia Daumas e direção de Gênero de Mariano Boni, o ‘Glô na Rua’ estreia na quinta-feira, dia 8, logo após o ‘Sessão da Tarde’. Sábado, segunda e terça-feira, 10, 12 e 13 de fevereiro, o programa vai ao ar logo após o ‘Jornal Hoje’ e no domingo, após o ‘The Masked Singer’.