O Planeta TV

Agência Ivoire é a responsável pelo Guia de Marca da nova marca da Record

A reinvenção da Rede Record: como o branding redefiniu a celebração dos 70 anos da emissora.

por Redação, em 01/12/2023

CEO Danilo Ferro e COO Mariana Ueno. Foto: Divulgação

A Ivoire, agência de publicidade com foco em estratégia e branding, é a agência responsável por desenvolver o novo Guia de Identidade de Marca da Record, uma das maiores emissoras de televisão do Brasil. 

Com a comemoração de seus 70 anos, a Rede Record passou por um processo de rebranding e mudou a sua tradicional marca. A Ivoire foi responsável por criar o Guia de Marca e um slogan inovador, marcando uma era de transformação na história da Record.

O escopo do projeto abraçou o desenvolvimento de uma estratégia de marca abrangente, incluindo diretrizes para definição de identidade visual e verbal. O projeto não se limitou apenas à estética, e olhou diretamente para a criação de um posicionamento robusto e um manifesto capaz de refletir a nova fase da Record.

O processo de desenvolvimento do guia foi intensivo e colaborativo. A Ivoire mergulhou no universo da Record, conduzindo reuniões e entrevistas com stakeholders para entender a essência da emissora. A equipe de design da Ivoire aceitou o desafio de trabalhar com uma marca já estabelecida, trazendo um novo olhar para a marca Record e, ainda assim, garantir uma consistência fiel às suas raízes.

A etapa visual do projeto nasceu a partir da proposta da Record de apresentar uma marca vibrante e capaz de se identificar com todos os brasileiros, de Norte a Sul. A Ivoire explorou diversas possibilidades, introduzindo uma paleta de cores mais rica e diversificada para alinhar com o novo slogan trazido pela emissora: “Tem a sua cara”.

“Conseguimos equilibrar um ritmo saudável de desenvolvimento com o cronograma de entregas. Tudo com o olhar voltado para a qualidade do resultado. Isso foi possível graças à nossa metodologia que conta com processos internos bem definidos para que cada time consiga realizar suas atividades de maneira paralela e com otimização de tempo. Ganhamos eficiência sem gerar pontos cegos, já que focamos em trazer diálogo e visibilidade sobre o que acontece em cada uma das frentes” diz Mariana Ueno, Chief Operations Officer (COO), da agência Ivoire. 

A abordagem estratégica da Ivoire foi um elemento chave no sucesso do projeto da Record. Como Danilo Ferro, CEO da agência, enfatiza, a decisão de "plugar uma equipe estratégica" não foi apenas um diferencial, mas uma necessidade para otimizar o tempo e aprofundar o trabalho. 

Tal método de trabalho, que combina planejamento e estratégia, provou ser eficaz na redução de esforços redundantes e na otimização do processo criativo. 

Em parceria com o estúdio Fabio Haag Type foram desenvolvidas 84 variações de estilos de texto, um feito notável que foi realizado simultaneamente com as outras etapas do projeto. Este esforço demonstra a capacidade da Ivoire de gerenciar múltiplas facetas de um projeto complexo de forma eficiente e criativa.

“Do ponto de vista pessoal, trabalhar no projeto da Record foi uma experiência gratificante e motivo de orgulho para a nossa equipe. Participar da criação do guia de marca para uma empresa que celebra 70 anos de história não foi apenas um marco profissional, mas também uma fonte de satisfação pessoal. A equipe sentiu-se honrada em atender uma empresa com um alto nível de consciência sobre a importância de um manual de marca detalhado, abordando todo um universo multi plataformas on e offline. Este projeto refletiu os valores e a paixão da Ivoire por trabalhos que exigem atenção aos detalhes e uma compreensão profunda das necessidades do cliente”, finaliza Ferro.

O resultado do trabalho da Ivoire foi um Guia de Marca completo e detalhado para a nova estratégia de marca da Record, que não apenas celebra seus 70 anos de história, mas também a posiciona firmemente para o futuro. 

Sobre a Ivoire

Com quase 15 anos de atuação, a Ivoire é uma agência especializada em criar ideias, conectar pessoas e construir resultados. Com uma abordagem que combina criatividade e estratégia, a Ivoire se destaca no mercado por sua capacidade de entender profundamente as necessidades de seus clientes e entregar soluções que geram valor real para as marcas. Para mais informações sobre a Ivoire e seus serviços, visite ivoire.com.br.


Deixe o seu comentário