O Planeta TV

"A novela perfeita para esse momento", diz diretor de Liberdade Liberdade

"Ela vem a calhar, porque agora estamos questionando nosso patriotismo, nosso orgulho", diz Vinícius Coimbra.

por Sergio Gustavo, em 18/03/2016

Vinícius Coimbra e a atriz Andreia Horta. Foto: Globo

Em tempos de reviravoltas políticas e comoção popular, a Globo prepara a estreia de sua próxima novela das onze. Em Liberdade Liberdade, um dos personagens históricos mais célebres do Brasil serve como premissa: Tiradentes (Thiago Lacerda na ficção). O diretor da novela, Vinícius Coimbra, destacou a emoção em contar a fictícia história da filha do herói da Inconfidência Mineira, Joaquina (Andréia Horta). "Estava desgostoso, não só com os governantes mas com a população. Outro dia li com a equipe a cena em que a Joaquina chega à casa do pai, queimada e salgada, com a inscrição de 'traidor'. Nessa hora, ela cita um trecho da declaração de morte dele. Eu me emocionei profundamente. Percebi que o Vinícius que queria sair daqui também era um brasileiro apaixonado pelo próprio país. Se conseguirmos despertar esse sentimento de amor à pátria nós brasileiros vamos cumprir nosso objetivo", disse ele, em entrevista ao UOL.

Liberdade Liberdade vai estrear em meio à discussão sobre a forma da lei e os meandros da democracia. "Ela vem a calhar, porque agora estamos questionando nosso patriotismo, nosso orgulho. Acho a novela perfeita para esse momento porque vai trazer uma heroína que luta por um país melhor. O público vai se identificar com essa personagem", aposta Vinícius, que enxerga o Brasil de hoje naquele do século XIX: "Você começa a estudar esse período do Brasil e vê semelhanças com a época atual. A taxa de analfabetismo era alta, a corrupção era endêmica, avassaladora. Mais ou menos a gênese do que vivemos hoje".

O diretor ainda ressaltou que a trama, baseada em um livro de Maria José de Queiróz, terá liberdade ficional, mas sem abrir mão de retratar os costumes da época com fidelidade.

Liberdade Liberdade estreia no dia 11 de abril.


Deixe o seu comentário