O Planeta TV

A mestre Kátia Barbosa e a culinária afetiva carioca

O reality "Mestre do Sabor" estreia no próximo dia 10, na Globo.

por Redação, em 20/09/2019

Foto: Globo/Victor Pollak

É difícil encontrar Kátia Barbosa, a chef carioca integrante do trio de mestres doreality ‘Mestre do Sabor’, sem um largo sorriso no rosto. Sempre falando sobre seu amor pela comida, ela é uma das grandes representantes do time de apaixonados pela gastronomia. Na estreia do programa, no dia 10 de outubro, ela terá a missão de começar a montar seu time com oito chefs profissionais para participarem na disputa. Somado aos candidatos dos mestres José Avillez e Leo Paixão, serão, no total, 24 participantes da competição. E, no que depender da trajetória da chef, 24 competidores que saibam valorizar a culinária afetiva brasileira.

Kátia Barbosa herdou dos pais, paraibanos, o amor pela cozinha. Nascida no Rio de Janeiro, no bairro de Ramos, a chef não teve recursos para fazer os tão sonhados cursos de culinária, mas nem por isso deixou de aprender. “Como não tinha dinheiro para fazer faculdade, eu ia nas livrarias e ficava horas lendo os livros. Aí corria para as panelas e testava o que tinha aprendido”, conta. Além disso, Kátia já tinha uma bagagem preciosa: os sabores que experimentou na infância, e que sempre a guiaram.

E é justamente essa mistura de referências nordestinas com elementos do Rio de Janeiro que traduzem suas receitas. Conhecida pelo famoso bolinho de feijoada, que está completando dez anos de história, ela já venceu mais de 30 prêmios e hoje é considerada um dos principais nomes da gastronomia brasileira. O sucesso, Kátia garante, deve-se a todos que a ajudaram e a um ingrediente indispensável: a paixão pela comida.

Saiba, a seguir, tudo que a chef carioca vai oferecer em ‘Mestre do Sabor’.

Qual foi a sua reação ao receber o convite para fazer parte do time de mestres do ‘Mestre do Sabor’?

Eu já sabia que ia rolar um programa com o Claude, que é um amigo querido, mas nunca imaginei que seria convidada. Até achei que poderia ser chamada por ele para fazer uma pequena participação, mas fazer parte da equipe é muito louco. Ir para a TV nunca foi a minha meta, acho que tenho muito a aprender. Minha carreira é relativamente jovem, apesar da minha idade. Fiquei surpresa e emocionada pela confiança, não só do Claude, como também de toda a equipe do programa.

Depois de participar dosrealities ‘Fecha a conta’ e ‘Copia e Cola’, no ‘Mais Você’, quais são os desafios de mais uma estreia na TV? O que muda por ser ‘Mestre do Sabor’, um programa totalmente dedicado ao formato?

Os desafios são muitos, até porque sou muito exigente comigo. Fico assistindo a minha participação no ‘Fecha a conta’ e no ‘Copia e Cola’ e avaliando sempre onde posso melhorar. A responsabilidade é grande e preciso honrar as pessoas que tanto acreditam em mim. Quanto ao que muda, muda muita coisa: a exposição traz uma enorme responsabilidade junto. É preciso, por exemplo, que a minha equipe nos restaurantes esteja sempre bem treinada e muito bem alinhada pois, junto com a exposição e a “fama”, vem uma cobrança de perfeição, o que é praticamente impossível atingir.

Qual é a sensação de fazer parte do time de mestres do programa?

É a coisa mais incrível que poderia acontecer na minha vida, mas só penso em cumprir as expectativas das pessoas que acreditaram em mim. Não quero e não vou subir no salto. Penso todos os dias na minha mãe e no orgulho dela pelo caminho que eu trilhei. Ela era lavadeira e lutou muito para que todos nós, seus filhos, estudássemos. Nem no sonho mais louco nenhum de nós jamais imaginou isso!

Como tem sido o clima das gravações ao lado de José Avillez, Leo Paixão, Claude Troisgros e Batista?

O Avillez é aquele português sério, mas a gente quebra a seriedade dele e descobre que ele tem um humor muito inteligente. O Leo é o palhaço do grupo. É uma delícia gravar com eles. Eu posso entrar aqui com vários problemas para resolver que, se eu encontro o Leo e o Avillez, minutos depois já fico bem. Nós todos (Claude, Batista, Leo, Avillez e eu) temos em comum o amor pela comida. Para mim, a comida é, realmente, o remédio para a maior parte das dores da vida.

O que você espera dos candidatos que vão tentar vaga nesta competição culinária?

Dos candidatos espero criatividade, um olhar menos caricato da comida brasileira e muita verdade. Isso talvez seja o mais difícil porque técnica e verdade são coisas distintas.

O que não pode faltar na cozinha de Kátia Barbosa e na de um verdadeiro ‘Mestre do Sabor’?

Não pode faltar amor pela cozinha, prazer em servir e muita alegria. Eu sempre trabalho cantando e dançando. Amo!

‘Mestre do Sabor’ é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico estreia no dia 10 de outubro, logo após ‘A Dona do Pedaço’.


Deixe o seu comentário