A novela teve no elenco Cláudio Marzo, Neuza Amaral e Míriam Pérsia.
Uma novela com mais de um ano no ar. Algo inimaginável para os tempos atuais, em que os folhetins duram, em média, seis meses. Mas de 5 de junho de 1968 a 4 de julho de 1969, o público acompanhou a mais longa novela da TV Globo, com 341 capítulos. Trata-se de "A Grande Mentira", folhetim de Hedy Maia, com direção de Fábio Sabag e Marlos Andreucci, e cujo elenco era encabeçado por Cláudio Marzo, Míriam Pérsia e Neuza Amaral.
Exibida no horário das 19h, a trama, que completa 55 anos, girava em torno do casal Maria Cristina e Roberto, que se apaixonou após se envolver em um acidente. Oriundos de mundos diferentes, eles enfrentaram a pressão de Viridiana, mãe de Roberto, que se opunha ao romance do filho rico com a moça pobre.
Com todo esse tempo no ar, a novela passou por altos e baixos. De acordo com o depoimento da atriz Neuza Amaral para o site Memória Globo, o diretor Marlos Andreucci morreu enquanto gravava uma cena, vítima de um aneurisma.
Glória Magadan, então supervisora de dramaturgia da emissora, realocou o casal protagonista para outra produção, e "A Grande Mentira" seguiu sem os atores principais. No entanto, o público reagiu mal e Míriam Pérsia e Cláudio Marzo retornaram ao folhetim.
Segundo o site "Teledramaturgia", a novela marcou a estreia na emissora dos atores Maria Helena Dias, Henriqueta Brieba, Maria Pompeu, Hélio Souto e Felipe Carone.
Com 341 capítulos, A Grande Mentira foi a novela mais longa na história da teledramaturgia da TV Globo.
A certa altura, Glória Magadan substituiu os atores que faziam o par romântico, mas o público se revoltou, e Cláudio Marzo e Myriam Pérsia voltaram à novela.
Para entrar em cena, Myriam Pérsia deveria usar uma maquiagem pesada, da qual não gostava. Antes de gravar, sem ninguém perceber, a atriz lavava o rosto e aplicava um pó claro.
Marlos Andreucci teve um aneurisma enquanto dirigia uma cena. A atriz Neuza Amaral conta que o diretor ainda teve a inciativa de proteger a câmera antes de cair, falecido.
A Grande Mentira foi produzida e gravada em São Paulo. Mesmo com cenas externas nas ruas da cidade, porém, a direção da novela optou por não especificar onde a trama era ambientada.
Apesar de não ter uma trilha sonora, A Grande Mentira contou com os sucessos musicais da época, incluídos nos capítulos pelo diretor Fabio Sabag, enquanto editava as cenas da novela. Segundo ele, isso ajudou a alavancar a audiência da trama.
Cecília Maciel
Cláudio Marzo
Roberto Albuquerque
Diana Morel
Edney Giovenazzi
Eloísa Mafalda
Felipe Carone
Gilberto Martinho
Hélio Souto
Karin Rodrigues
Maria Helena Dias
Maria Pompeu
Myriam Pérsia
Neuza Amaral
Nilson Condé
Regina Macedo
Sônia Ferreira
Theresa Amayo
Turíbio Ruiz