O Planeta TV

Fim do sinal analógico tira RedeTV!, Record e SBT das TV por assinaturas

O desligamento acontece hoje, em São Paulo.

por Redação, em 28/03/2017

O Ministério das Comunicações confirma o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá hoje em São Paulo. A meta do governo é a encerrar as transmissões analógicas em todo o Brasil até o fim de 2018.

Com o fim da TV analógica, RedeTV!, Record e SBT vão retirar seus canais de Net, Sky, Claro, Vivo e Embratel, cinco grandes operadoras da TV paga no Brasil.  Elas querem cobrar por seus sinais, amparadas na lei 12.485, de 2011. A Globo cobra por sua programação desde 2014.

Em comunicado, a Simba (empresa montada por Record, RedeTV! e SBT) diz que as operadoras se recusaram a negociar os direitos de transmissão, ao contrário do que já fazem com outros grupos estrangeiros e até com emissoras nacionais.

Confira o texto completo:
 
"Informamos que a partir do dia 29 de março, quando o sinal analógico de televisão será desligado em São Paulo, as emissoras Record TV, RedeTV! e SBT deixarão de exibir simultaneamente suas programações nas operadoras pagas NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky.
 
Estas empresas ainda não concordaram em pagar pelos direitos de transmissão do sinal digital de Record TV, SBT e RedeTV!, ao contrário do que já fazem com canais estrangeiros e com outras emissoras nacionais. 
 
Juntas, as três emissoras detêm grande parte da audiência da TV aberta e paga.
 
Lamentamos não termos chegado a um acordo com as operadoras, porque quem perde com isso é o público brasileiro.
 
Faremos todos os esforços para que nossa programação esteja no seu pacote de TV por assinatura.
 
Esclarecemos que a TV aberta continua gratuita e, agora, com qualidade digital"


Deixe o seu comentário