A emissora fica à frente do SBT e da Record TV.
A Band fez história na noite deste domingo: em parceria com o Grupo UOL, o Google e a TV Cultura, a emissora organizou o primeiro encontro entre os presidenciáveis das eleições de 2022 e conseguiu contar com a presença dos candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A dupla, que já havia sido responsável pelos maiores índices de ibope do Jornal Nacional no ano, também teve êxito na missão de atrair telespectadores para o debate, que tirou o canal do quarto lugar no horário nobre dominical para a disputa da liderança com o Fantástico, da Globo.
De acordo com os índices prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a Band cresceu 303% no ibope na comparação com os quatro domingos anteriores, em que o humorístico Perrengue na Band marcou média de 3,3 pontos. O evento mediado pelos jornalistas Eduardo Oinegue, Adriana Araújo, Leão Serva e Fabíola Cidral teve média de 13,3 pontos e foi sintonizado por 20,7% das TVs ligadas das 21h às 23h49, marca que representa a audiência de mais de 993 mil domicílios apenas na principal metrópole do país.
O debate também contou com Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe d’Avila (Novo). O confronto das ideias do sexteto foi responsável pela primeira derrota sofrida pelo Fantástico nesta década: o autoproclamado Show da Vida teve o seu pior desempenho do ano, com apenas 15,1 pontos de média, e foi superado pela Band durante 42 minutos não consecutivos. No minuto de maior vantagem, às 23h00, o debate pontuava 14,7 contra 12,5 do jornalístico de Maju Coutinho e Poliana Abritta.
O maior índice da emissora no evento foram os 14,8 pontos obtidos às 22h21. Levando em consideração a faixa horária completa do debate, a Globo liderou com 13,9 pontos, seguida pela Band e por 7,3 do SBT, que transmitia o Programa Silvio Santos. A Record, com o Domingo Espetacular e o Câmera Record, ficou em quarto lugar com 5,9, a frente do conjunto de canais pagos (5,8) e da TV Cultura (1,1), que transmitiu o encontro dos presidenciáveis de maneira simultânea. Depois, aparecem a RedeTV! (1,0) e a Gazeta (0,4).
O índice em questão, além de ter colocado a Band na liderança por 84 minutos durante o encontro dos presidenciáveis, também representa o melhor desempenho da história moderna dos debates de primeiro turno promovidos pela emissora. Levando em consideração todos os eventos feitos pelo canal desde 2002, eleição em que passou a organizar debates presidenciais de maneira ininterrupta — o canal não promoveu debate nas eleições de 1998, o recorde de público até então eram os 8,7 pontos de 2002, quando o evento foi mediado pela jornalista Márcia Peltier.
Na sequência, aparecem no ranking os debates de 2018 (6,2), 2014 (4,7), 2006 (3,3) e 2010 (2,9), sendo que todos foram mediados por Ricardo Boechat, morto em um acidente aéreo ocorrido em 11 de fevereiro de 2019. Os seis encontros — levando em consideração já o evento promovido neste ano — foram responsáveis pela abertura oficial do calendário de debates em seus respectivos anos. Para as eleições de 2022, estão previstos em primeiro turno outros dois eventos, majoritariamente promovidos pelo SBT e pela TV Globo, em 24 e 29 de setembro, respectivamente.
Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.
Informações TV Pop.