O Planeta TV

Relembre famosos que nos deixaram em 2022

Confira lista com os artistas e personalidades famosas que morreram neste ano.

por Micael Constantino, em 29/12/2022

Relembre famosos que nos deixaram em 2022

Gal Costa, Elza Soares, Milton Gonçalves, Jô Soares e tantos outros famosos se despediram da gente em 2022. Por aqui, ficou a saudade dos fãs e das famílias dos cantores, atores, escritores, jornalistas e personalidades.

E, para relembrar essas despedidas emocionantes, o gshow separou uma lista com os famosos que morreram em 2022.

Janeiro

Batoré - humorista

Batoré morreu aos 61 anos, em São Paulo, após travar uma luta contra um câncer. O humorista e ator viveu o Queiroz, Secretário de Segurança Pública de Grotas do São Francisco em "Velho Chico". Ele se consagrou no humorístico "A Praça É Nossa", do SBT, mas suas primeiras aparições na TV foram em 1980, no programa “Show de Calouros”, de Silvio Santos. Na Globo, além de “Velho Chico”, ele também viveu o Governador Pimpo na série “Cine Holliúdy”, que foi ao ar em 2019

Françoise Forton - atriz

A atriz Françoise Forton morreu aos 64 anos, após lutar contra um câncer. Em 1989, Françoise já tinha vencido um câncer de útero. A artista estreou na TV em 1969 e participou de mais de 40 novelas. Seu papel mais recente foi em 2019, na trama "Amor sem Igual", da Record. Na TV Globo, sua última participação foi no "Super Chef Celebridades", temporada de 2018.

Elza Soares - cantora

A cantora Elza Soares morreu aos 91 anos em casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais. Elza é considerada um dos maiores ícones da música brasileira e teve uma longa carreira de sucesso, que começou no final dos anos 1950. Ela morreu no mesmo dia de Garrincha, com quem foi casada por 16 anos. O jogador faleceu há 39 anos.

Fevereiro

Isaac Bardavid - ator e dublador

Isaac Bardavid, dublador do personagem Wolverine, morreu aos 90 anos, após complicações causadas por um enfisema pulmonar. O ator estreou na Globo na novela "O Rei dos Ciganos", em 1966, e ganhou projeção dez anos depois, em "A Escrava Isaura". Seu último trabalho na TV foi em 2021, na série "Carcereiros".

Arnaldo Jabor - jornalista

Arnaldo Jabor morreu aos 81 anos, em decorrência de complicações de um acidente vascular cerebral (AVC). O cineasta, cronista e jornalista se tornou conhecido do grande público nos anos 1990, pelos comentários nos telejornais da Globo, nos quais falava fundamentalmente de questões relacionadas à política nacional.

Paulinha Abelha - cantora

Paulinha Abelha, uma das vocalistas da banda Calcinha Preta, morreu aos 43 anos. Segundo comunicado divulgado pelo grupo de forró, a morte foi em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.

Março

Djenane Machado - atriz

A atriz Djenane Machado morreu aos 70 anos. Ela viveu a primeira Bebel em “A Grande Família”. Além do seriado da Globo, Djenane atuou em algumas novelas da emissora como “O Cafona” (1971), “O Primeiro Amor” (1972), “Estúpido Cúpido” (1976), “Espelho Mágico”( 1977), entre outras

Abril

Lygia Fagundes Telles - escritora

A escritora Lygia Fagundes Telles morreu aos 98 anos de causas naturais. O primeiro livro publicado por Lygia, "Ciranda de Pedra" (1954), ganhou duas adaptações na Globo. Protagonizada por Eva Wilma e Armando Bogus e escrita por Teixeira Filho, a novela foi ao ar pela primeira vez em 1981. Já em 2008, ganhou nova versão em trama adaptada por Alcides Nogueira, que teve Ana Paula Arósio e Marcello Antony como personagens principais.

Suzana Faini - atriz

A atriz Suzana Faini morreu aos 89 anos, vítima de complicações causadas pela doença de Parkinson. Nascida em São Paulo, a artista se dedicou à carreira de bailarina dos 19 aos 34 anos, estreando em novelas somente em 1969, no folhetim "Rosa Rebelde". Já no cinema, o primeiro trabalho de Suzana aconteceu no longa "Os Paqueras", de Reginaldo Faria.

Maio

Aleksandro - cantor

O cantor sertanejo Aleksandro Correia, a voz principal da dupla com Conrado, morreu em um acidente de ônibus que transportava a banda na rodovia Régis Bittencout, no interior de São Paulo. Outras vítimas fatais também foram confirmadas e 13 feridos foram levados para hospitais. A dupla começou em 2003 em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e tocava em barzinhos.

Milton Gonçalves - ator

Um dos maiores representantes do ofício de ator no Brasil, Milton Gonçalves morreu no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Milton morreu em casa, por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que sofreu um AVC isquêmico, em 2020, que o deixou três meses no hospital. Ele fez mais de 40 novelas na Globo, entre elas "Sinhá Moça" (2006), pela qual foi indicado ao Emmy Internacional como melhor ator.

Junho

Maria Lúcia Dahl - atriz

A atriz Maria Lúcia Dahl morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro. A artista, que atuou em diversas novelas como "Torre de Babel", "Anos Dourados" e "Salsa e Merengue", estava internada havia uma semana em um hospital da Zona Oeste da cidade. Seu último trabalho na TV foi na novela "Aquele Beijo", em 2011, vivendo a personagem Lena

Ilka Soares - atriz

A atriz Ilka Soares morreu aos 89 anos, após lutar contra um câncer de pulmão. Ela chegou a ficar internada por dez dias em uma clínica na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar a doença. Ilka estreou na Globo em 1966. Seu primeiro trabalho foi em "Noite de Gala" que, ao lado de Carlos Alberto, entrevistava personalidades e apresentava cantores de sucesso. Ela trabalhou como locutora no "Jornal de Verdade".

Paulo Diniz - cantor

O cantor e compositor pernambucano Paulo Diniz morreu aos 82 anos de causas naturais. Com 56 anos de carreira, Paulo compôs sucessos como "Pingos de Amor" e "Bahia Comigo".

Marilu Bueno - atriz

A atriz Marilu Bueno morreu aos 82 anos, no Rio de Janeiro. Ela começou a atuar em 1960 e colecionou uma lista de personagens inesquecíveis. Ao longo de sua carreira foram mais de 39 trabalhos na TV, entre novelas e minisséries.

Danuza Leão - escritora

A ex-modelo, jornalista e escritora Danuza Leão morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ela sofria de enfisema pulmonar e morreu de insuficiência respiratória. Irmã da cantora Nada Leão, Danuza foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior, aos 18 anos, para o estilista Jacques Fath, em Paris, onde viveu por dois anos.

Agosto

Jô Soares - apresentador

O humorista, apresentador e escritor Jô Soares morreu aos 84 anos, em São Paulo. Ícone do humor e da televisão, Jô se destacou por ser um dos principais comediantes da história do Brasil, participando de atrações que fizeram história na TV, como “A família Trapo”, “Planeta dos homens” e “Viva o Gordo”. Além disso, ele escreveu livros e atuou em 22 filmes.

Claudia Jimenez - atriz

A atriz Claudia Jimenez morreu aos 63 anos, após sofrer uma insuficiência cardíaca. Claudia deu vida às inesquecíveis personagens Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e de Edileuza, de “Sai de Baixo”. Outros trabalhos marcantes foram a Bina de "Torrel de Babel", a dona Consuelo de "América" e o anjo Custódia de "Sete Pecados".

Marilene - cantora

Marilene, uma das cantoras da dupla "As Galvão", morreu aos 80 anos, em São Paulo. A artista sofria da doença de Alzheimer e, recentemente, tinha deixado de cantar e tocar viola, depois de mais de 70 anos de carreira por motivos de saúde.

Outubro

Mário César Camargo - ator

O ator Mário César Camargo morreu aos 75 anos, após ter sido vítima de um mal súbito. Na telinha da Globo, Mário participou de várias novelas, como "Partido Alto", "Terra Nostra", "Coração de Estudante", "Começar de Novo" e "Insensato Coração". Ele também fez uma participação em "Chocolate com Pimenta".

Susana Naspolini - jornalista

A jornalista Susana Naspolini morreu aos 49 anos, após lutar contra um câncer em fase de metástase nos ossos. Susana ficou conhecida e ganhou o carinho do público carioca devido às matérias irreverentes e bem-humoradas que produzia no telejornal “RJ1”, da Globo.

Novembro

Gal Costa - cantora

Gal Costa, a “Mães de todas as vozes”, morreu aos 77 anos. Com 57 anos de carreira, a cantora escreveu seu nome na história da música no Brasil e no mundo com grandes sucessos. "Chuva de Prata", "Baby" e "Um dia de domingo" estão entre as interpretações mais buscadas na voz da artista. "Meu nome é Gal", que se tornou um hino da cantora, foi escrita para ela por Erasmo e Roberto Carlos.

Rolando Boldrin - ator e apresentador

O ator e apresentador Rolando Boldrin morreu aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava à frente do programa "Sr. Brasil" há 17 anos, na TV Cultura. No programa, ele cantava modas de viola com convidados e contava histórias sobre diversas regiões do Brasil. Rolando Boldrin começou sua trajetória na TV Tupi, em 1958.O ator e apresentador Rolando Boldrin morreu aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava à frente do programa "Sr. Brasil" há 17 anos, na TV Cultura. No programa, ele cantava modas de viola com convidados e contava histórias sobre diversas regiões do Brasil. Rolando Boldrin começou sua trajetória na TV Tupi, em 1958.

Roberto Guilherme - ator

O ator Roberto Guilherme morreu aos 56 anos. O humorista e dublador estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, e já lutava contra um câncer havia alguns anos. Ele interpretou o personagem Sargento Pincel por mais de 30 anos ao lado de Renato Aragão, que vivia o Soldado 49 em "Os Trapalhões". Roberto também realizou vários outros trabalhos como "Viva o Gordo", "Balança Mais Não Cai", "Zorra Total" e o filme "Simão, o Fantasma Trapalhão".

Erasmo Carlos - cantor

Erasmo Carlos, o Tremendão, vai deixar saudade! O cantor, compositor, ator e multi-instrumentista morreu aos 81 anos, no Rio de Janeiro. Conhecido por ser um dos pioneiros do rock brasileiro e por sua parceria com Roberto Carlos, ele deixa um grande legado para a música no Brasil. Foram 50 anos de estrada, mais de 500 canções e muitos sucessos que ultrapassam gerações e ficaram na memória do público.

Dezembro

Betito Tavares 

O ator Betito Tavares morreu aos 42 anos. A morte foi confirmada pela irmã do artista, Milena Tavares, mas a causa do óbito não foi divulgada. O ator é conhecido pelo papel de Cardosinho em Coração de Estudante (2002), que está atualmente em reprise no canal Viva.

Pedro Paulo Rangel - ator

Pedro Paulo Rangel nos deixou aos 74 anos após uma batalha contra efeitos de uma doença crônica causada por tabagismo. Com carreira consolidada na TV, no teatro e no cinema, o ator fez diversos papéis conhecidos pelo grande público, como o simpático e bondoso Calixto, de “O Cravo e a Rosa” (2000) e o vilão Gigi Falcão, em “Belíssima” (2005).


Deixe o seu comentário