O Planeta TV

Cláudio Marzo morre aos 74 anos

O ator lutava contra um enfisema.

por Sergio Gustavo, em 22/03/2015

Um dos mais importantes atores brasileiros, Cláudio Marzo morreu na última madrugada, aos 74 anos. Distante da televisão desde 2008, Marzo lutava contra um enfisema. No ano passado, em entrevista ao jornal O Globo, Neia, sua esposa, declarou que o ator também sofria de depressão e não pensava em retomar a carreira. Os problemas de saúde impediram que Marzo aceitasse o convite para o projeto Grandes Atores, do Canal Viva. "Lamento, porque Claudio é parte importante da história da televisão. Mas sua mulher me disse que ele não tinha condições de gravar.", disse Hermes Frederico, responsável pela série de programas que entrevista atores de relevância. 

Cláudio Marzo morreu às 5h39m na Clínica São Vicente, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do ator, ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo desde o dia 4 de março com pneumonia. Alexandra Marzo, fruto do casamento do ator com Betty Faria, estava acompanhando o pai nessa noite. Ainda não há informações sobre o sepultamento, mas Marzo revelou a vontade de ser cremado.

Relembre a carreira do ator

Cláudio Marzo faz parte do primeiro grupo de atores contratados para o elenco da TV Globo, em 1965, ano de lançamento da emissora. Mas ele havia estreado na TV dois anos antes, na extinta Tupi, onde participou de duas novelas. Na Globo estreou como protagonista de A Moreninha, ao lado de Marília Pêra. Mas foi com Regina Duarte que formou um dos casais mais queridos pelos telespectadores. A primeira parceria foi em Véu de Noiva (1969), de Janete Clair. A autora logo colocou os dois juntos de novo em Irmãos Coragem (1970), um marco da teledramaturgia nacional. A dupla ainda protagonizou Minha Doce Namorada (1971) e Carinhoso (1973).

Em 1982 volta a fazer par com Marília Pêra em uma minissérie marcante, Quem Ama Não Mata. “Essa minissérie teve uma importância muito grande, porque era o assunto do momento. Eu estava vivamente interessado naquilo.", revelou, em depoimento ao Memória Globo. Exibida no início do ano, Felizes Para Sempre?, baseada em Quem Ama Não Mata, homenageou os protagonistas da primeira versão batizando os personagens de Henrique Diaz como Cláudio e de Maria Fernanda Cândido como Marília. Em 1984 protagonizou a novela Partido Alto, ao lado de Elizabeth Savalla, Betty Faria e Raul Cortez. Em 1987 fez sucesso em Bambolê, que protagonizou com Susana Vieira.

O único período em que se afastou da Globo também resultou em sucesso. Marzo considerava o protagonista de Pantanal (1990), emblemática novela de Benedito Ruy Barbosa na Manchete, um de seus mais belos trabalhos. De volta à Globo participou de novelas como Fera Ferida (1993) e A Indomada (1997), ambas de Aguinaldo Silva. Em 1999 deu vida ao antagonista de Andando nas Nuvens, brilhando em um triângulo com Susana Vieira e Marco Nanini.

Na década seguinte Marzo esteve em Aquarela do Brasil (2000), Coração de Estudante (2002), Mulheres Apaixonadas (2003), A Lua me Disse (2005), Amazônia- De Galvez a Chico Mendes (2007) e Desejo Proibido (2007), última novela e uma grande atuação como Lázaro Simões. O último trabalho do ator foi uma participação especial no seriado Guerra & Paz (2008), de Carlos Lombardi.

Cláudio Marzo ultrapassou os 50 anos de carreira, fez mais de 40 trabalhos na TV, além de cinema e teatro. 


Deixe o seu comentário