As emoções do primeiro capítulo.
Gabriela (Camila Morgado) estava prestes a oficializar sua demissão na Escola Sapiência para ir atrás do sonho de contribuir com a educação de adolescentes carentes. No entanto, após conversar com o diretor Marcelo (Bukassa Kabengele) e ter a aprovação do conselho escolar, é surpreendida pela notícia da parceria da escola com a ONG Percurso, que leva jovens de baixa renda para estudar em escolas particulares de alto rendimento. Com isso, volta atrás na decisão e coloca o projeto em andamento.
A professora se reúne com Vinícius (André Luiz Miranda), braço-direito do diretor da ONG, e aproveita para conhecer o espaço na companhia dos filhos Flora (Jeniffer Oliveira) e Alex (Daniel Rangel). Mas é o encontro com o diretor da instituição que vai mudar sua vida, afinal, o responsável pela organização é seu grande amor do passado, Rafael (Carmo Dalla Vecchia), uma paixão mal resolvida da adolescência, com quem dividia os mesmos ideais.
Rafael foi um jovem idealista e sonhava em oferecer melhores condições de vida para os jovens que encontrava na rua. Nunca esqueceu Gabriela enquanto esteve fora em viagens, mas desistiu de procurar por ela ao descobrir que tinha se casado com Paulo (Felipe Rocha). E agora, com a parceria, o reencontro é inevitável.
Gabriela marca um encontro com o diretor para consultá-lo sobre a possibilidade de Maria Alice (Alice Milagres) fazer a prova para a seleção de bolsistas. Ao chegar ao local, ela vê que um homem tem o nome da ONG na blusa e se dirige a ele. Quando fica frente a frente com Rafael, não consegue disfarçar a surpresa. Encantados e constrangidos com a situação, fica evidente que as mágoas do amor que ficou no passado ainda estão presentes.
O reencontro provoca um rebuliço na vida de Gabriela e desestabiliza seu casamento, já que Paulo não contém seu ciúme ao descobrir que Rafael ajudará a professora na missão de fazer os bolsistas se destacarem na escola. “O Paulo (Felipe Rocha) quer a Gabriela em todos os momentos só para ele. Eu acho que vai ter que aprender a lidar com isso. E o Rafael é um amor antigo do passado, que, por coincidência, é o diretor da ONG com quem Gabriela consegue trabalhar. Por enquanto o que eu sei é que esse reencontro vai mexer bastante com a relação familiar de Gabriela”, ressalta a atriz Camila Morgado.
As cenas estão previstas para serem exibidas a partir desta sexta-feira, dia 9. Malhação: Vidas Brasileiras é escrita por Patrícia Moretzsohn, com supervisão de Daniel Ortiz, e direção artística de Natalia Grimberg.