O Planeta TV

Vale a Pena Ver de Novo: TV Globo anuncia segunda reprise de Por Amor

A novela será reapresentada a partir de abril.

por Redação, em 16/03/2019

Foto: Reprodução/TV Globo

A direção da TV Globo definiu a substituta de Cordel Encantado no Vale a Pena Ver de Novo. A partir do dia 29 de abril, a emissora reapresentará Por Amor

Exibida originalmente em 1998, a novela escrita por Manoel Carlos e estrelada por Regina Duarte já foi exibida no Vale a Pena ver de Novo em 2002. No Canal VIVA, ela foi reapresentada duas vezes (em 2010 e 2017).

A sinopse

“O que você faria por amor?” Essa era a questão que norteava a novela. A história começa em Veneza, na Itália. Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e sua mãe, Helena (Regina Duarte), viajam juntas por motivos opostos: a jovem despede-se da vida de solteira, e Helena procura esquecer o fim de um namoro. Lá, elas conhecem o brilhante arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), também brasileiro. Charmoso, galanteador, inteligente e romântico, conquista Helena de imediato.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Marcelo (Fábio Assunção), filho predileto do casal Branca (Susana Vieira) e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), encanta as funcionárias da empresa onde trabalha e enlouquece a ex-namorada Laura (Vivianne Pasmanter), que o persegue obsessivamente. O rapaz desperta as maiores inseguranças em sua futura esposa, Maria Eduarda, por quem é verdadeiramente apaixonado. Ela é uma jovem ciumenta, mimada e frágil. Não sabe lidar com as dificuldades da vida, rejeita o pai alcoólatra, Orestes (Paulo José), e nunca está plena em seu relacionamento.

De volta ao Rio, Atílio precisa terminar sua já falida relação com Isabel (Cassia Kis) e se livrar do assédio constante de Branca, com quem teve um namoro na juventude, que a deixou ligada a ele para sempre. Apaixonado, Atílio casa-se com Helena.

A partir daí, o destino de Helena, Atílio, Maria Eduarda e Marcelo se cruza para sempre. Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas.  Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e fica sabendo da desgraça da filha. Em um momento de desespero, diante da fragilidade de Eduarda e penalizada com o fato da filha nunca mais poder engravidar, Helena implora para que César (Marcelo Serrado) – o médico amigo que as atendia, apaixonado por Eduarda desde criança, um rapaz doce e sensível – troque as crianças. César o faz, chocado com o trágico momento, por amor à Eduarda e em nome de tudo que Helena fizera por ele durante a vida.

Foto: Divulgação/TV Globo

Helena diz a todos, inclusive a Atílio, que seu bebê não resistiu. Eduarda, por sua vez, passa a cuidar do irmão como filho, dando-lhe o nome de Marcelo Junior e ignorando a verdade sobre seu parto. A partir daí, os dias são dramáticos para César, que vive um transtorno pessoal, tamanha sua culpa, e Helena, que se vê obrigada, inclusive, a amamentar a criança, já que Eduarda não tem leite suficiente. 

Somente Helena e César guardam o segredo que, no final da novela, decide o destino dos dois casais para sempre. E é no último capítulo que todos descobrem a troca das crianças. Maria Eduarda lê a verdade no diário de Helena, fica enfurecida e arrasada. Depois da explosão da filha, Helena vai pessoalmente contar tudo a Atílio, que reage de forma transtornada. Ele parte imediatamente para ver o filho, muito comovido, e Eduarda lhe pede, desesperadamente, que ele não tire a criança dela. Desolado, Atílio decide sair do país. Eduarda e Marcelo perdoam Helena e decidem adotar uma menina.

Há uma passagem de tempo, e chega o dia do casamento de Márcia (Maria Ceiça) e Wilson (Paulo César Grande). Helena e Atílio foram convidados para serem padrinhos do casal, mas como Atílio está fora do país, seu filho Leo (Murilo Benício) o representa no altar. Para a alegria de todos, Atílio aparece na cerimônia e assume seu lugar.  

Na última cena da novela, depois do casamento, os dois casais aparecem no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, caminhando sob as centenárias palmeiras do parque. Em determinado momento, Marcelinho solta a mão de Eduarda e Marcelo e corre para os braços de Helena e Atílio. Os cinco terminam caminhando juntos, em uma cena de cumplicidade e ternura.

Por Amor marcou época e sempre vale a pena ver de novo.



Publicidade

Comentários (37) Postar Comentário

bruno comentou:

perfeito !! nossa que legal assisti no viva e viria novamente sim na globo.


theo respondeu:

AFF se o o autor da materia não colocasse o resumo da novela toda ninguem ia saber kkkkkkk


Rick comentou:

Gente, que obsessão é essa por essa novela?? Já passou umas três vezes só no Viva, e nem faz muito tempo.

Carlos comentou:

Melhor novela do Manoel Carlos! Deliciosaaaaaa

Anony comentou:

Vai ser um fiasco! Podem apostar.. reprisar uma novela que foi atualmente reprisada pelo viva? E uma novela de 1997? O que está havendo com quem escolhe as novelas para serem reprisada? Tantas novelas boas para serem reprisada como: América, Avenida Brasil, Páginas da Vida, Ti Ti Ti entre outras.. Por Amor já foi reprisada 2 vezes no viva e 1 vez no vale a pena ver de novo, duvido que a novela ultrapasse 13/14 pontos


Márcio respondeu:

Você lembra que o rei do gado foi reprisada no viva e foi recentemente na globo e estourou



Max respondeu:

Disseram a mesma coisa quando a segunda reprise do Viva foi anunciada e não deu outra, sucesso absoluto! Fiasco vai ser a reprise dos Mutontos na Record kkkkkk A criançada toda cresceu e vai ver o fiasco que é aquilo. Vai servir só pra rir e fazer meme mesmo kkkkk


Slytherin comentou:

Não sou capaz de opinar. Não sei se gostei ou não. Só sei que não esperava.


Vinicius respondeu:

Tive o mesmo pensamento. Amo essa novela, mas não esperava uma reprise dela tão cedo, contando com Viva.


Macedonio comentou:

Reprisaram essa porcaria esse fracasso 300 vezes, isso é prova da decadência da globocopia, não tem mais novelas pra reprisaram e colocam qualquer lixo! Vai flopar com taxa a certeza deste mundo!!!! Boicote neles!!! Lixo....


Cleber respondeu:

Ninguém te perguntou nada vai procurar um Sanatório ..



Max respondeu:

Fiasco vai ser a reprise dos Mutontos na Record kkkkkk A criançada toda cresceu e vai ver a palhaçada que é aquilo. Aliás, já é piada na internet há tempos! Vai servir só pra rir e fazer meme mesmo kkkkk


Ralf comentou:

Ótima escolha para tentar recuperar a audiência, mas mostra uma coisa muito grave, do meio dos anos 2000 até agora a Globo não produziu nenhuma novela que vale a pena ver de novo, a grande maioria são esquecíveis, pouquíssimas podem ser consideradas boas ou ótimas.


vlad respondeu:

Posso até enumerar as que valem mesmo a pena: FAVORITA, AVENIDA BRASIL, FORCA do QUERER, ESCRITO NAS ESTRELAS, CAMA DE GATO, PARAISO.....não sou fã de Ti ti ti.......e alguma que esqueci de citar..


Vagner comentou:

Eu gostei ????

Nando Lopes comentou:

Foi reprisada em 2017. Porque não manter tramas parecidas com Cordel para fidelizar o público? Está de brincadeira.

Pedro comentou:

Foi uma surpresa, mas gostei. O público do VAPVDN não é o mesmo do Viva, então não acho que vá alterar muita coisa. Ainda espero uma re-reprise de Cabocla ou uma reprise de Paraíso.


Global respondeu:

Pedro do NTB



Pedro respondeu:

Pedro de onde? O que é NTB? kkkkk


Veja também

Publicidade