TV Globo exibe o longa com uma nova dublagem.
Em 16 de janeiro de 1998 estreava "Titanic", filme que marcaria não só uma geração, mas a história do cinema. Que atire a primeira âncora quem nunca se sentiu tentado a fazer uma foto de braços abertos na proa de um barco ou então pensou no triste destino de Jack ao ouvir "My Heart Will Go On", de Celine Dion.
Para animar a galera que está curtindo a solteirice ou está no esquenta para o Dia dos Namorados, a TV Globo exibirá o longa neste sábado, 10/6, logo após o Altas Horas, no Supercine. Antes de assistir à história de amor, listamos cinco curiosidades sobre o filme que completa 25 anos em 2023.
Por mais de uma década "Titanic" reinou como campeão absoluto de bilheteria, com arrecadação mundial de US$ 2.264.743.305 (correspondente a R$ 11.122 bilhões, na cotação atual). Somente em 2009, com o lançamento de "Avatar", que assim como o longa de 1998 também foi dirigido por James Cameron, o filme perdeu a liderança. Atualmente "Titanic" ocupa a quarta posição, ficando atrás também de "Vingadores: Ultimato" (2019) e "Avatar: O Caminho da Água" (2022).
Já quando o assunto é o Oscar, "Titanic" segue como campeão. Indicado a 14 categorias, o longa levou onze estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e também Melhor Canção. Porém, ele divide a primeira colocação com outros clássico do cinema: "Ben-Hur" (1959) e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003), último filme da famosa trilogia. Além disso, "Titanic" venceu quatro estatuetas Grammy com "My Heart Will Go On" e quatro Globos de Ouro.
Kate Winslet foi indicada ao Oscar por Rose, mas o prêmio ficou com Helen Hunt, por "Melhor É Impossível", mas Leonardo DiCaprio sequer compareceu à cerimônia, posto que não foi indicado ao Oscar por Jack. Porém, os protagonistas de "Titanic" se consolidaram como grandes atores, queridinhos não só do público, mas também de Hollywood e, anos depois, ganharam uma estatueta cada para chamar de sua. Kate foi escolhida Melhor Atriz por "O Leitor" (2009) e Leonardo Melhor Ator por "O Regresso" (2015).
Para comemorar os 25 anos do longa, "Titanic" foi reexibido em algumas salas de cinema no mundo. Quem foi ver o filme na telona se deparou com a versão original em nova roupagem: remasterizada, com opção em 3D e também nova dublagem. Chique, né?
Uma das grandes polêmicas envolvendo o filme é: Jack poderia ter sobrevivido se dividisse o pedaço de madeira com Rose, pós-naufrágio? Embora algumas pessoas tenham feito testes em busca de soluções, a resposta que todo mundo queria saber era a do diretor James Cameron. E ela veio em fevereiro de 2023, em um especial sobre o filme, produzido pelo "National Geographic".
"Talvez Jack sobrevivesse, mas há muitas variáveis. Eu acho que é aquele processo de pensamento de 'eu não vou fazer uma coisa que a coloca em risco'. E isso é 100% o personagem", ponderou o diretor, deixando claro, que, sim, havia uma possibilidade para o pobre artista, que só queria chegar aos Estados Unidos!