Irene descobre novo crime cometido pela mãe de Caio.
Clima de mistério e tensão em Nova Primavera e, mais especificamente, no casarão da família La Selva. E o principal motivo da confusão tem nome: Agatha (Eliane Giardini). Isso porque Antônio (Tony Ramos) está cada vez mais próximo dela e Irene (Gloria Pires) vai fazer de tudo para afastar a rival da sua vida.
Percebendo que Antônio está totalmente encantado por Agatha, Irene pede para Silvério (Samir Murad) vasculhar tudo sobre o passado da rival. Ele não só segue as ordens, como entrega um dossiê completo sobre a mulher.
Ele começa contando o que descobriu:
"O mais curioso é que ela ficou presa por mais de vinte anos..."
"Mais de vinte anos? Por qual acusação?", pergunta Irene.
"Ela foi condenada por ter matado o homem com quem tinha se casado. O tal Evandro, o médico que fez o parto do Caio", responde o advogado.
Irene pergunta como o médico morreu, e Silvério conta a história:
"Caiu do alto de um prédio. Parece que tiveram uma briga no apartamento em que ele morava. À época, já estavam separados. Ela passava por dificuldades financeiras. A Agatha foi até o apartamento dele, eles brigaram... E ela o jogou de lá de cima."
O advogado segue contando que o irmão do Evandro chegou bem na hora e foi testemunha do crime. Até mesmo Irene, acostumada a cometer as maiores atrocidades, fica horrorizada com o relato. Mas Silvério diz que não acabou e que tem mais:
"Ela tinha antecedentes... Está tudo no relatório... Agatha já havia sido presa por pequenos golpes, estelionato, depois que se separou do Evandro e ficou pobre. Essa mulher não é mesmo flor que se cheire."
Para completar, o advogado afirma que Agatha teve um filho com o médico assassinado e que o rapaz mora, atualmente, na Europa. Depois, Irene toma posse do dossiê e se prepara para atacar ferozmente a sua rival. (No podcast você fica sabendo o que Irene faz com esse dossiê!)
Os próximos capítulos de Terra e Paixão também vão mostrar Ernesto (Eucir de Souza) saindo da prisão. O mecânico, que foi pago para sabotar os freios do carro de Daniel (Johnny Massaro), vai para casa e toma uma decisão: fugir com Dalva (Patrícia Pinho), afinal, Marino (Leandro Lima) está na cola dele para saber quem foi o mandante do crime que culminou na morte de Daniel.
Na calada da noite, Ernesto e a mulher se prepararam para fugir de Nova Primavera. Porém, antes de entrar no carro, ela lembra que esqueceu algo em casa e volta para pegar. Quando Dalva volta, Ernesto liga o carro e o veículo explode.
Dalva, que ainda não tinha entrado, é jogada para bem longe. Já Ernesto, é morto tragicamente na explosão. A mulher fica gravemente ferida e é levada para o hospital. Quando fica sabendo do ocorrido, Marino conta tudo para Caio (Cauã Reymond) e diz que vai proteger Dalva:
"Vou deixar dois policiais na porta da UTI para garantir a segurança. E o doutor não pode deixar entrar ninguém de fora do hospital."
Mas não é bem isso que acontece...
A semana também vai mostrar a passagem de alguns meses na novela. E após esse período, muitas novidades vão se apresentar, como as dores do parto sentidas por Graça (Agatha Moreira). E isso acontece durante uma conversa com Marino.
E será o delgado também que acompanhará Graça ao hospital e verá de perto o nascimento do bebê. Só que Antônio La Serva, ao flagrar a presença do Marino, vai estranhar essa situação...
Criada por Walcyr Carrasco, e escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, a trama conta com o apoio de Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina em seu roteiro. Com a direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente, a produção tem João Paulo Jabur como diretor-geral e Luiz Henrique Rios como diretor artístico.
"Terra e Paixão" vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h20 na TV Globo.