As surpresas da história criada por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.
Depois de tentar enganar a família La Selva com uma falsa mãe, Luigi (Rainer Cadete) será surpreendido com a chegada da sua mamma verdadeira. E isso vai causar uma verdadeira dor de cabeça para o italiano.
Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Emengarda chegará de mala e cuia na fazenda de Antônio (Tony Ramos). E ela será interpretada pela atriz Claudia Raia. E mais: Aline (Barbara Reis) fica na mira de assassino, verdade sobre verdadeira identidade de Hélio (Rafael Vitti) é revelada e muito mais.
Luigi ficará bem tenso com a ligação que receberá de sua mãe. E o papo não será nada amistoso para o italiano: "Você tem que me estender a mão num momento como esse. Se não vai ajudar por bem, vai ajudar por mal. Eu vou atrás de você!", ameaçará, Emengarda.
Dito e feito! Algum tempo depois, ela parte do Rio de Janeiro em direção a Nova Primavera. Ou melhor, ela vai direto para a mansão dos La Selva e, em uma distração dos funcionários, entra nos quartos e começa a "fazer a limpa". Depois, ela invade a suíte de Antônio e Irene (Gloria Pires), entra na banheira e bebe champanhe.
Quando Luigi chega, fica desesperado ao ver a mãe adormecida ali: "Mamma! Acorda, mamma! Adesso! Andiamo, mamma! Veloce! Acorda, andiamo!". Quando Emengarda desperta, Luigi a leva para a sala e avisa que ela precisa ir embora imediatamente.
Porém, nesse instante, Antônio chega e pergunta quem é a mulher. Luigi mente sobre o grau de parentesco:
"Madrinha! Ma-dri-nha, si! É mia madrinha! É... é tia e madrinha... da parte brasiliana de mia família."
Luigi avisa que já ia levar a "tia" para se hospedar na pousada da cidade, mas Antônio faz um convite que deixa o italiano desesperado:
"Que é isso? Eu convido sua tia Emmy para se hospedar aqui, durante o período que ficar na cidade."
Caio (Cauã Reymond) anda desconfiado de Agatha (Eliane Giardini) após saber que ela teve outro filho, além dele e de Jonatas (Paulo Lessa), e de descobrir que ela anda recebendo uma mesada de Antônio. Decepcionado, Caio procura a mãe e busca explicações.
Depois de tentar despistar o filho, Agatha vai até a pousada e procura Hélio em seu quarto.
"Hoje o Caio teve aqui me fazendo umas perguntas. Ele ficou sabendo que tem outro irmão, além do Jonatas. A gente não pode deixar o Caio descobrir que o meu terceiro filho é você", diz a mulher.
"Por mim, a gente já tinha contado a verdade pra todo mundo. Eu não quero mais continuar fingindo", fala Hélio.
É então que Agatha lembra qual foi o verdadeiro motivo que levou Hélio a Nova Primavera:
"Já discutimos isso um milhão de vezes. Você veio comigo pra conquistar a filha do Antônio e conseguir essa sucessão."
O engenheiro deixa claro que, apesar de ter topado participar do plano da mãe, acabou se envolvendo de verdade com a filha de Antônio:
"E eu já te disse que me apaixonei de verdade pela Petra. Eu tinha concordado com esse plano pra fazer justiça. Porque você sempre falou que esse Antônio La Selva te fez muito mal. Mas a Petra é diferente do resto da família. Eu não esperava encontrar alguém tão doce como ela... E além de tudo, a Petra tá doente. Eu não quero fazer mal pra ela, mãe!"
Agatha diz que isso não impede o seu objetivo e que é melhor que Hélio se case com Petra gostando dela. Mas ele diz que está feliz trabalhando como engenheiro da cooperativa e afirma que pretende levar uma vida sem mentiras ao lado de Petra. Contudo, Agatha deixa claro que isso não é possível:
"Não, meu filho. Agora é tarde pra pular do barco. Se o meu plano de voltar com o Antônio não der certo, você tem que virar o sucessor de qualquer maneira."
Antônio vai ser obrigado pela Justiça a devolver as terras de Aline. Furioso, ele contratará um matador de aluguel de fora da cidade para acabar com a vida da sua inimiga.
Mas quem vai desconfiar de tudo é Jurecê (Daniel Munduruku). Quando passar pela cidade, o pajé dará de cara com o forasteiro e terá uma visão repleta de sangue. Depois, ele correrá até Caio para contar o que viu:
"Jurecê teve visão de um homem querendo a morte de Aline. Caio precisa impedir!"
Sabendo que Aline está no bar comemorando a retomada de suas terras, Caio corre até lá para impedir que o pior aconteça. Mas ele não imagina que, a essa hora, o matador já está de prontidão no Naitendei, apontando o sua arma para Aline.
Criada por Walcyr Carrasco, e escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, a trama conta com o apoio de Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina em seu roteiro. Com a direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente, a produção tem João Paulo Jabur como diretor-geral e Luiz Henrique Rios como diretor artístico.
"Terra e Paixão" vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h20 na TV Globo.