A novela é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.
Depois que Irene (Gloria Pires) roubou as terras de Aline (Barbara Reis), Antônio (Tony Ramos) não perdeu tempo e começou a instalar a máquina de sondagem para analisar a área atrás de diamantes. Mas a produtora rural não deixou barato e acionou a Justiça para reaver a propriedade.
Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Aline terá uma primeira vitória ao conseguir embargar a exploração de diamante. Mas acontece que o poderoso fazendeiro não vai ceder.
Antônio La Selva será chamado às pressas para as terras que eram de Aline. Ao chegar lá, Vinícius (Paulo Rocha) avisa:
"Esse oficial de justiça acabou de chegar. [...] Ele diz que nós temos que paralisar a busca pelos diamantes."
" Vim fazer cumprir a liminar que determina a suspensão imediata da extração mineral", diz o oficial.
Vinícius comenta que eles têm que sair dali, mas Antônio ri da situação e ordena:
"Parar? Por quê? Por causa desse papelzinho que um juizeco assinou e esse borra botas veio entregar? Olha o que faço com o papel!"
Logo depois, acreditando estar acima da lei, La Selva diz para Vinícius continuar o trabalho e manda Ramiro expulsar o homem das terras. Só que o oficial de justiça sai dali direto para notificar o juiz sobre o que acabou de acontecer. Resultado: Marino entra na casa de Antônio e avisa:
"Eu estou aqui com um mandado de prisão preventiva contra o senhor, doutor Antônio. [...] Um mandado expedido pelo juiz. O senhor descumpriu uma ordem judicial e ainda mandou agredir um oficial de justiça. Doutor Antônio, o senhor está preso!"
Depois de ser preso por Marino, Antônio fala em alto e bom som:
"Preste bem atenção, Marino. Guarde na memória esse dia e o que eu vou dizer: eu vou acabar com a sua vida. O que você fez hoje foi assinar a sua própria sentença de morte."
Desconfiada de que Danielzinho não é seu neto, Irene (Gloria Pires) está decidida a fazer um teste de DNA para tirar a prova. Após conseguir o material de coleta, ela vai até o bebê para dar o primeiro passo. Porém, Graça se aproxima e pergunta o que está acontecendo:
"Eu vou fazer um teste de DNA com uma amostra minha e outra do Danielzinho", avisa Irene.
Graça se descontrola e tenta tirar o pote das mãos de Irene, aos gritos:
"Não, não! Eu não vou permitir! Eu não vou permitir, ouviu bem? Não vou!!"
"Eu não preciso mais fazer esse exame. Você acabou de confirmar a minha suspeita. Esse menino não é filho do meu Daniel, não é mesmo? Essa criança que eu venerei, que eu achei que era um pedacinho do meu filho amado, não é nada meu. Nada. É só uma criança como outra qualquer", conclui Irene, chorando.
Graça tenta se explicar, mas a madame diz que não quer explicações:
"O que você vai fazer agora é simples, Graça: você vai juntar as suas coisas e vai sair dessa casa. Imediatamente! Não quero ouvir nem mais uma palavra sua. O que eu quero é que você saia desta casa, imediatamente!"
Depois, a notícia chega aos ouvidos de Antônio. Furioso, ele diz na cara da Graça:
"Quer dizer então que eu abriguei em minha casa uma víbora? Que mentiu sobre o que há de mais sagrado na minha vida? Você... Você enganou a todos nós! Me fez amar essa criança como um neto... Sua rampeira! Sua vigaristazinha! Mulher vulgar!"
Depois de descobrir que Marino é o pai do filho da Graça, Antônio vai até a delegacia. Ele, que já estava com raiva por ter sido preso, explode:
"Desgraçado! Eu vim aqui dizer que vou acabar com a sua raça! Vou acabar com a sua carreira e a sua vida! Ninguém engana Antônio La Selva como você enganou sem levar uma bela punição... Se prepara!"
E é o que ele faz! Antônio se encontra com Setembrino e manda o capanga colocar drogas no quarto da pousada de Marino. O homem segue as instruções do fazendeiro e sai do local de fininho.
Mais tarde, Marino é surpreendido com a presença de autoridades da polícia:
"Chegou até o nosso órgão uma denúncia de que o delegado Marino Guerra, ou seja, o senhor...está comercializando armamento interno da polícia para traficantes."
Marino alega que isso é um absurdo e leva os homens até o seu quarto na pousada: "Podem procurar... Eu não tenho nada a esconder. Em todos esses anos na carreira policial, eu nunca tive nenhuma ligação com traficantes." Em pouco tempo, os policiais encontram armas e drogas no quarto de Marino, que reage:
"Não pode ser! Isso não é meu! Não é! Plantaram essas armas! Eu juro, não é meu!"
O policial cumpre o seu papel e avisa:
"O senhor vai ser afastado provisoriamente, delegado e vai ter que responder ao processo administrativo. [...] Claro, mas é minha obrigação informar. Diante do farto material encontrado o local onde vive, o senhor poderá ser expulso da corporação e pode até ser preso, dependendo do resultado do processo."
16 OUT segunda-feira (Capítulo 139)
Marino nega que seja pai do filho de Graça, e justifica a Irene sua presença no quarto de Danielzinho dizendo que recebeu uma mensagem anônima com ameaças à criança. Graça diz a Marino que desconfia de Agatha. Rodrigo avisa a Aline e a Caio que o Juiz acatou a liminar para Antônio e Irene paralisarem a sondagem dos diamantes em suas terras. Gladys diz a Tadeu que deseja participar do projeto pro site Rainha Delícia. João foge de casa para dormir com Caio. Enzo e Berenice pensam em dar um golpe em Tadeu e Gladys. Irene pede ajuda a Silvério para fazer um teste de DNA no neto.
17 OUT terça-feira (Capítulo 140)
Antônio não cumpre as ordens do Oficial de Justiça e manda Vinícius continuar com o trabalho de exploração nas terras. Gladys desconfia de que Agatha possa estar querendo atingir Irene usando Danielzinho. Marino dá ordem de prisão a Antônio. Silvério entrega a Irene o kit para coleta da amostra de DNA. Aline enfrenta Antônio na delegacia. Hélio visita Petra na clínica. Antônio ameaça Marino, dizendo que o delegado assinou a própria sentença ao prendê-lo. Irene conclui que Danielzinho não é seu neto e manda Graça deixar sua casa com o filho.
18 OUT quarta-feira (Capítulo 141)
Marino conta a Lucinda que Antônio o ameaçou. Aline deixa Caio arrasado ao terminar a relação dos dois definitivamente. Irene conta a Antônio que Marino é pai do filho de Graça. Antônio insulta Graça. Caio pede ajuda a Jurecê. Jonatas promete apoiar Aline. Antônio procura Marino para ameaçá-lo mais uma vez, dizendo que acabará com a vida do delegado. Irene avisa a Agatha que se livrará dela. Kelvin observa Ramiro dar um saco de dinheiro para Sidney.
19 OUT quinta-feira (Capítulo 142)
Agatha deixa claro a Irene que também é perigosa. Kelvin pergunta a Ramiro se ele está acobertando o assassino de Daniel. Anely é demitida do novo emprego. Caio fica espantado ao saber por Flor que Danielzinho é filho de Marino. Antônio pede ajuda a Silvério para acabar com a carreira de Marino. Caio pede satisfações a Graça. Irene visita o túmulo de Daniel. Ramiro diz a Kelvin que, para protegê-lo, não pode contar nada sobre Sidney. Irene manda Ramiro se livrar de Sidney. Irene pede perdão a Daniel, afirmando que era Caio quem deveria estar no carro no momento do acidente.
20 OUT sexta-feira (Capítulo 143)
Antônio culpa Aline pela maldição de sua família. Caio avisa a Aline que não vai mais procurá-la. Silvério informa a Antônio que associação com tráfico de drogas seria o pior dos cenários para acabar com a carreira de Marino. Agatha garante a Angelina que ninguém irá impedi-la de ocupar o lugar de Irene. Luigi fala com alguém ao celular, avisando para não procurá-lo. Antônio planeja contratar Setembrino, para armar uma cilada contra Marino. Jonatas comenta com Gentil sobre seu interesse por Graça. Irene pergunta a Vinícius se ele mataria alguém por ela. Setembrino entra no quarto de Marino e planta armas e drogas no local.
21 OUT sábado (Capítulo 144)
Setembrino disfarça, ao sair do quarto de Marino, e encontra Caio no corredor da pousada. Rodrigo avisa a Aline, Caio, Jonatas e Jussara que todos vão receber uma intimação para a audiência relativa ao processo movido contra Irene e Vinícius. Luigi conta a Anely que Antônio pensa em torná-lo seu sucessor. Marino é acusado de associação com o tráfico de drogas e armas, e afirma aos policiais que está sendo alvo de uma armação. Marino é afastado do cargo. Irene propõe dar dinheiro a Graça, em troca de Danielzinho. Antônio pede a Ramiro que arrume alguém para tirar a vida de Aline.
Criada por Walcyr Carrasco, e escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, a trama conta com o apoio de Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina em seu roteiro. Com a direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente, a produção tem João Paulo Jabur como diretor-geral e Luiz Henrique Rios como diretor artístico.
"Terra e Paixão" vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h20 na TV Globo.