O Planeta TV

Terra e Paixão: Antônio preso, 'crime' de Marino e Graça escorraçada marcam a semana

A novela é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.

por Redação, em 16/10/2023

Foto: TV Globo/Divulgação

Depois que Irene (Gloria Pires) roubou as terras de Aline (Barbara Reis), Antônio (Tony Ramos) não perdeu tempo e começou a instalar a máquina de sondagem para analisar a área atrás de diamantes. Mas a produtora rural não deixou barato e acionou a Justiça para reaver a propriedade.

Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Aline terá uma primeira vitória ao conseguir embargar a exploração de diamante. Mas acontece que o poderoso fazendeiro não vai ceder. 

Prisão de Antônio La Selva

Antônio La Selva será chamado às pressas para as terras que eram de Aline. Ao chegar lá, Vinícius (Paulo Rocha) avisa:

"Esse oficial de justiça acabou de chegar. [...] Ele diz que nós temos que paralisar a busca pelos diamantes."

" Vim fazer cumprir a liminar que determina a suspensão imediata da extração mineral", diz o oficial.

Vinícius comenta que eles têm que sair dali, mas Antônio ri da situação e ordena:

"Parar? Por quê? Por causa desse papelzinho que um juizeco assinou e esse borra botas veio entregar? Olha o que faço com o papel!"

Logo depois, acreditando estar acima da lei, La Selva diz para Vinícius continuar o trabalho e manda Ramiro expulsar o homem das terras. Só que o oficial de justiça sai dali direto para notificar o juiz sobre o que acabou de acontecer. Resultado: Marino entra na casa de Antônio e avisa:

"Eu estou aqui com um mandado de prisão preventiva contra o senhor, doutor Antônio. [...] Um mandado expedido pelo juiz. O senhor descumpriu uma ordem judicial e ainda mandou agredir um oficial de justiça. Doutor Antônio, o senhor está preso!"

Depois de ser preso por Marino, Antônio fala em alto e bom som:

"Preste bem atenção, Marino. Guarde na memória esse dia e o que eu vou dizer: eu vou acabar com a sua vida. O que você fez hoje foi assinar a sua própria sentença de morte."

Graça é desmascarada

Desconfiada de que Danielzinho não é seu neto, Irene (Gloria Pires) está decidida a fazer um teste de DNA para tirar a prova. Após conseguir o material de coleta, ela vai até o bebê para dar o primeiro passo. Porém, Graça se aproxima e pergunta o que está acontecendo:

"Eu vou fazer um teste de DNA com uma amostra minha e outra do Danielzinho", avisa Irene.

Graça se descontrola e tenta tirar o pote das mãos de Irene, aos gritos:

"Não, não! Eu não vou permitir! Eu não vou permitir, ouviu bem? Não vou!!"

"Eu não preciso mais fazer esse exame. Você acabou de confirmar a minha suspeita. Esse menino não é filho do meu Daniel, não é mesmo? Essa criança que eu venerei, que eu achei que era um pedacinho do meu filho amado, não é nada meu. Nada. É só uma criança como outra qualquer", conclui Irene, chorando.

Graça tenta se explicar, mas a madame diz que não quer explicações:

"O que você vai fazer agora é simples, Graça: você vai juntar as suas coisas e vai sair dessa casa. Imediatamente! Não quero ouvir nem mais uma palavra sua. O que eu quero é que você saia desta casa, imediatamente!"

Depois, a notícia chega aos ouvidos de Antônio. Furioso, ele diz na cara da Graça:

"Quer dizer então que eu abriguei em minha casa uma víbora? Que mentiu sobre o que há de mais sagrado na minha vida? Você... Você enganou a todos nós! Me fez amar essa criança como um neto... Sua rampeira! Sua vigaristazinha! Mulher vulgar!"

Marino sofre represália

Depois de descobrir que Marino é o pai do filho da Graça, Antônio vai até a delegacia. Ele, que já estava com raiva por ter sido preso, explode:

"Desgraçado! Eu vim aqui dizer que vou acabar com a sua raça! Vou acabar com a sua carreira e a sua vida! Ninguém engana Antônio La Selva como você enganou sem levar uma bela punição... Se prepara!"

E é o que ele faz! Antônio se encontra com Setembrino e manda o capanga colocar drogas no quarto da pousada de Marino. O homem segue as instruções do fazendeiro e sai do local de fininho.

Mais tarde, Marino é surpreendido com a presença de autoridades da polícia:

"Chegou até o nosso órgão uma denúncia de que o delegado Marino Guerra, ou seja, o senhor...está comercializando armamento interno da polícia para traficantes."

Marino alega que isso é um absurdo e leva os homens até o seu quarto na pousada: "Podem procurar... Eu não tenho nada a esconder. Em todos esses anos na carreira policial, eu nunca tive nenhuma ligação com traficantes." Em pouco tempo, os policiais encontram armas e drogas no quarto de Marino, que reage:

"Não pode ser! Isso não é meu! Não é! Plantaram essas armas! Eu juro, não é meu!"

O policial cumpre o seu papel e avisa:

"O senhor vai ser afastado provisoriamente, delegado e vai ter que responder ao processo administrativo. [...] Claro, mas é minha obrigação informar. Diante do farto material encontrado o local onde vive, o senhor poderá ser expulso da corporação e pode até ser preso, dependendo do resultado do processo."

RESUMOS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

16 OUT segunda-feira (Capítulo 139)

Marino nega que seja pai do filho de Graça, e justifica a Irene sua presença no quarto de Danielzinho dizendo que recebeu uma mensagem anônima com ameaças à criança. Graça diz a Marino que desconfia de Agatha. Rodrigo avisa a Aline e a Caio que o Juiz acatou a liminar para Antônio e Irene paralisarem a sondagem dos diamantes em suas terras. Gladys diz a Tadeu que deseja participar do projeto pro site Rainha Delícia. João foge de casa para dormir com Caio. Enzo e Berenice pensam em dar um golpe em Tadeu e Gladys. Irene pede ajuda a Silvério para fazer um teste de DNA no neto.

17 OUT terça-feira (Capítulo 140)

Antônio não cumpre as ordens do Oficial de Justiça e manda Vinícius continuar com o trabalho de exploração nas terras. Gladys desconfia de que Agatha possa estar querendo atingir Irene usando Danielzinho. Marino dá ordem de prisão a Antônio. Silvério entrega a Irene o kit para coleta da amostra de DNA. Aline enfrenta Antônio na delegacia. Hélio visita Petra na clínica. Antônio ameaça Marino, dizendo que o delegado assinou a própria sentença ao prendê-lo. Irene conclui que Danielzinho não é seu neto e manda Graça deixar sua casa com o filho.

18 OUT quarta-feira (Capítulo 141)

Marino conta a Lucinda que Antônio o ameaçou. Aline deixa Caio arrasado ao terminar a relação dos dois definitivamente. Irene conta a Antônio que Marino é pai do filho de Graça. Antônio insulta Graça. Caio pede ajuda a Jurecê. Jonatas promete apoiar Aline. Antônio procura Marino para ameaçá-lo mais uma vez, dizendo que acabará com a vida do delegado. Irene avisa a Agatha que se livrará dela. Kelvin observa Ramiro dar um saco de dinheiro para Sidney.

19 OUT quinta-feira (Capítulo 142)

Agatha deixa claro a Irene que também é perigosa. Kelvin pergunta a Ramiro se ele está acobertando o assassino de Daniel. Anely é demitida do novo emprego. Caio fica espantado ao saber por Flor que Danielzinho é filho de Marino. Antônio pede ajuda a Silvério para acabar com a carreira de Marino. Caio pede satisfações a Graça. Irene visita o túmulo de Daniel. Ramiro diz a Kelvin que, para protegê-lo, não pode contar nada sobre Sidney. Irene manda Ramiro se livrar de Sidney. Irene pede perdão a Daniel, afirmando que era Caio quem deveria estar no carro no momento do acidente.

20 OUT sexta-feira (Capítulo 143)

Antônio culpa Aline pela maldição de sua família. Caio avisa a Aline que não vai mais procurá-la. Silvério informa a Antônio que associação com tráfico de drogas seria o pior dos cenários para acabar com a carreira de Marino. Agatha garante a Angelina que ninguém irá impedi-la de ocupar o lugar de Irene. Luigi fala com alguém ao celular, avisando para não procurá-lo. Antônio planeja contratar Setembrino, para armar uma cilada contra Marino. Jonatas comenta com Gentil sobre seu interesse por Graça. Irene pergunta a Vinícius se ele mataria alguém por ela. Setembrino entra no quarto de Marino e planta armas e drogas no local.

21 OUT sábado (Capítulo 144)

Setembrino disfarça, ao sair do quarto de Marino, e encontra Caio no corredor da pousada. Rodrigo avisa a Aline, Caio, Jonatas e Jussara que todos vão receber uma intimação para a audiência relativa ao processo movido contra Irene e Vinícius. Luigi conta a Anely que Antônio pensa em torná-lo seu sucessor. Marino é acusado de associação com o tráfico de drogas e armas, e afirma aos policiais que está sendo alvo de uma armação. Marino é afastado do cargo. Irene propõe dar dinheiro a Graça, em troca de Danielzinho. Antônio pede a Ramiro que arrume alguém para tirar a vida de Aline.

Criada por Walcyr Carrasco, e escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, a trama conta com o apoio de Márcio HaiduckVinícius ViannaNelson Nadotti e Cleissa Regina em seu roteiro. Com a direção de Tande BressaneJeferson DeJoana ClarkFelipe Herzog e Juliana Vicente, a produção tem João Paulo Jabur como diretor-geral e Luiz Henrique Rios como diretor artístico.

"Terra e Paixão" vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h20 na TV Globo.


Deixe o seu comentário