O Planeta TV

Susana Vieira recebe o Troféu Mario Lago de 2015

Prêmio do ‘Domingão do Faustão’ homenageia a atriz por sua trajetória na televisão.

por Redação, em 07/12/2015

Foto: Globo/Reinaldo Marques

Susana Vieira é a grande estrela deste ano do ‘Troféu Mario Lago’, tributo concedido pelo ‘Domingão do Faustão. A homenagem, que foi gravada nesta sábado, dia 5, será exibida no último programa do ano, dia 27. A atriz recebeu a estatueta das mãos do jornalista William Bonner, premiado em 2014. Ovacionada pela plateia, Susana se emocionou bastante. “Obrigada Globo, obrigada público, muito obrigada a todos os produtores, diretores, apresentadores, colegas. Fico feliz em saber que, além de boa atriz, eu faço todo mundo feliz”, agradeceu Susana, com uma deliciosa gargalhada, uma de suas marcas registradas. O apresentador Fausto Silva destacou a personalidade da atriz: “Essa mulher tem uma sinceridade desconcertante, e quem a conhece sabe que tem também um caráter íntegro”.  
 
A atriz, que achou que gravaria apenas uma participação no programa, foi pega de surpresa com um musical, encenado no palco, que retratou o início de sua vida profissional na extinta TV Tupi, em 1960. Também foi mostrada uma retrospectiva de sua carreira com todos os personagens interpretados na televisão. Bailarina de formação e atriz por vocação, Susana Vieira estreou na Globo em 1970. Desde então, foram mais de 40 trabalhos em novelas e minisséries, inúmeros personagens e muitas histórias para contar, em seus 55 anos de carreira.

Foto: Globo/Reinaldo Marques 

Ao lado de Fausto, Susana recebeu depoimentos de amigos e colegas de profissão como José Bonifácio Sobrinho, o Boni: “Minha história com a Susana foi um caso de amor à primeira vista. Eu estava assistindo a TV Excelsior e me deparei com aquela atriz extraordinária”. Também falaram Walcyr Carrasco, Aguinaldo Silva e Manoel Carlos, autores de personagens inesquecíveis vividos por Susana, e os diretores Wolf Maia, Jorge Fernando e Amora Mautner. “Estar com a Susana é uma aula diária. Ela é generosa, profissional, amorosa e verdadeira”, destaca a diretora de núcleo de ‘A Regra do Jogo’, em que a atriz vive Adisabeba.
 
Em seguida, foi a vez de alguns atores, “filhos” de Susana em novelas, homenagearem a “mãe”, como Juliano Cazarré, seu filho na atual novela das nove; Mateus Solano e Paolla Oliveira, de ‘Amor à vida’; e Carolina Dieckman, de ‘Senhora do Destino’. Feliz com a demonstração de carinho, Susana brincou dizendo que teve “todos os filhos da TV brasileira”. As atrizes Nathália Timberg, Glória Pires e Cássia Kiss, além de alguns dos seus pares românticos em cena, como Tony Ramos, Francisco Cuoco e Antonio Fagundes também marcaram presença com mensagens emocionantes. “Tanto respeito que tenho por elas, minhas amigas são tão melhores do que eu; eu aprendo tanto com todos eles”, disse, com os olhos marejados. E, como não poderia faltar, foram exibidas cenas das inúmeras parcerias entre José Wilker (em memória) e a atriz na televisão, lembrando “o melhor marido” que Susana já teve, como ela mesma faz questão de afirmar.
 
O ‘Troféu Mário Lago’ teve sua primeira edição no ano de 2001, com o artista que deu nome ao prêmio. Nos anos seguintes, foi entregue aos artistas Laura Cardoso, Paulo José, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Lima Duarte, Glória Pires, Gilberto Gil, Antônio Fagundes, Hebe Camargo, Regina Duarte, Roberto Carlos, Fernanda Montenegro e William Bonner, nesta ordem.
Apresentado por Fausto Silva, o ‘Domingão do Faustão’ tem direção geral de Jayme Praça.


Deixe o seu comentário