O Planeta TV

Salve-se Quem Puder: Um furacão de tecnologia e as gravações em Cancún

Saiba como serão os efeitos especiais dos primeiros capítulos.

por Redação, em 17/01/2020

Foto: Reprodução/TV Globo

O furacão em Cancún vai mostrar para o público um pouco sobre um fenômeno natural raro no Brasil. A produção dos efeitos – visuais e especiais – do furacão, que marca o início da trama e ajuda a provocar uma reviravolta na trajetória das protagonistas em "Salve-se Quem Puder", começou há quase um ano com o trabalho minucioso de cerca de 60 profissionais. Com a utilização da fotogrametria aérea, a equipe de efeitos visuais escaneou uma área de 154 hectares em Cancún e registrou 10 mil imagens durante quatro dias para a reprodução da cidade em 3D nos Estúdios Globo. A gravação de parte da passagem do furacão foi realizada durante cinco dias, em uma área de 450 metros quadrados, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, incluindo uma piscina de ondas artificiais e outros sets com restaurante, posto de gasolina e ruas, que foram construídos e modificados pós furacão. A execução das cenas contou também com efeitos especiais conhecidos como “efeitos físicos”, para a realização de ventania, chuva, explosão e inundação das ruas da cidade.

A produção de arte entrou em cena com os elementos para compor a devastação provocada pelo furacão. A produtora de arte Silvana Estrella conta que a equipe providenciou uma van, sofás, moto e até um poste para “boiarem” na piscina de ondas e servirem como obstáculos para as cenas em que Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva), Kyra (Vitória Strada) e Téo (Felipe Simas) tentam se desvencilhar dos objetos. “Conseguimos reunir um material diferenciado e funcional para o tipo de sequência, elementos que se adequaram à proposta da cena que pedia ação e movimento”, explica Silvana.

O entorno da locação foi transformado nas ruas de Cancún. O espaço também recebeu interferências com grandes quantidades de folhas secas e placas de sinalização destruídas. Ao redor da piscina de ondas, a dupla da cenografia, Eliane Heringer e Felipe Serran, construiu um chroma em forma de “U” com seis metros de altura e 120 metros de comprimento para inclusão de imagens da cidade de Cancún na pós-produção.

Foto: Reprodução/TV Globo

Para os trabalhos in loco, a equipe embarcou para Cancún, em outubro. Foram cinco dias de gravações das sequências pré-chegada do furacão, incluindo externas em Isla Blanca e em diversas praias da região, além do centro da cidade. Um resort na área hoteleira cercado pelo mar e pela Lagoa Nichupté também foi usado como locação. Os atores Deborah Secco, Juliana Paiva, Rafael Cardoso, Guilhermina Guinle, José Condessa, Bruno Ferrari, Nina Frosi e João Baldasserini gravaram no México.

"Salve-se Quem Puder" novela criada e escrita por Daniel Ortiz, conta com a colaboração de Flavia Bessone, Nilton Braga, Victor Atherino e Pedro Neschling. A direção artística é de Fred Mayrink, com direção geral de Marcelo Travesso, e direção de Alexandre Klemperer, João Boltshauser, Hugo de Sousa e Bia Coelho.

A sucessora de "Bom Sucesso", na faixa das sete, tem estreia confirmada para o próximo dia 27/01.


Deixe o seu comentário