"Não é uma continuação de Mar do Sertão", afirma o diretor da próxima novela das seis.
Deodora (Debora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues), Nivalda (Titina Medeiros) e Cira (Suzy Lopes), personagem de "Mar do Sertão", darão as caras em "No Rancho Fundo". O autor Mário Teixeira resolveu reaproveitar os papéis em sua nova história.
A ideia não é bem uma novidade na dramaturgia. Silvio de Abreu levou dona Armênia (Aracy Balabanian) de Rainha da Sucata (1990) para Deus nos Acuda (1992). Depois reaproveitou Jamanta (Cacá Carvalho), de Torre de Babel (1998), em Belíssima (2005).
Em Nos Tempos do Imperador (2021), Thereza Falcão e Alessandro Marson envelheceram os personagens Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva), que participaram de Novo Mundo. E, recentemente, em Travessia, Gloria Perez reaproveitou Helô (Giovanna Antonelli), Stenio (Alexandre Nero) e Creusa (Lucy Pereira), que fizeram sucesso em Salve Jorge (2012).
"No Rancho Fundo é uma novela nordestina, mas não é uma continuação de Mar do Sertão. É uma trama paralela. Isso nunca teve, é um crossover como nunca se viu. Alguns personagens voltam sendo interpretados pelos mesmos atores. Em Mar do Sertão, a Deodora foi presa por matar o filho e, agora, volta como dona de um cabaré. O prefeito vai ser o mesmo também", explicou o diretor artístico Allan Fiterman ao site Notícias da TV, do UOL.
A produção de "No Rancho Fundo" está em busca de atores nordestinos para o elenco da novela. Os testes já estão sendo feitos com profissionais de Estados do Nordeste.
Segundo o spoiler dado pela Globo, a narrativa de "No Rancho Fundo" vai se passar na cidade fictícia de Lasca Fogo, ambientada no Cariri paraibano, na época atual. O romance entre os personagens Quinota e Marcelo, que vivem em duas realidades distintas, deve ser o centro da trama.
Seduzida, ela (Quinota) se entrega a Marcelo. Em meio ao encantamento e ao flagrante de Zefa Leonel, mãe da jovem, surge um casamento forçado entre os dois. Afinal, numa cidade como Lasca Fogo, onde a honra de uma família fala mais alto do que os romances dos tempos modernos, a reputação de Quinota estaria arruinada sem a união oficial. A confusão dá início à história da próxima novela das seis, de nome provisório ‘No Rancho Fundo, uma comédia romântica contemporânea que narra a trajetória de Quinota e sua família em meio às dificuldades do sertão, explorando o choque cultural e social da região com a metrópole”, diz a Globo em comunicado.
"No Rancho Fundo" é livremente inspirada em A Capital Federal, peça de Artur Azevedo. Está sendo escrita por Mário Teixeira e tem previsão de estreia para o mês de abril de 2024, em substituição de "Elas por Elas". As gravações devem começar entre o fim de janeiro e início de fevereiro.