O Planeta TV

PlayPlus, streaming da Record TV, concorre ao Emmy Internacional com série documental Linchamentos

Produção foi indicada na véspera do aniversário de 70 anos da emissora.

por Redação, em 27/09/2023

Nesta terça-feira (26/09), véspera do aniversário de 70 anos da Record TV, a plataforma de streaming da emissora, o PlayPlus, teve uma de suas produções indicadas ao Emmy International Awards 2023. A série documental original Linchamentos concorre na categoria Séries Curtas.

A produção, lançada pelo PlayPlus no ano passado, retrata crimes bárbaros ocorridos em quatro estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. De acordo com levantamentos realizados durante as gravações, os linchamentos costumam ser provocados por boatos ou notícias falsas. Estima-se que mais de 1,5 milhão de brasileiros já tenham participado do que os estudiosos chamam de “justiça feita com as próprias mãos”. A série do PlayPlus mostra o que estimula essas ações bárbaras, quem são as vítimas e os motivos pelos quais este tipo de crime coletivo se multiplicou nos últimos anos no país.  

Dividida em seis episódios, a série disputa o prêmio com produções da França, Reino Unido e África do Sul. No total, o Emmy deste ano tem 56 indicados, em 14 categorias, de 20 países diferentes. 

Desde o lançamento, a produção tem uma trajetória bem-sucedida, com a conquista do 39º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na categoria especial Intolerância, em 2022. Além disso, a série também foi anunciada, no início de setembro, como finalista de mais uma premiação internacional, o Content Innovation Awards, na categoria Melhor Série de Crimes Reais. 

Com a indicação ao Emmy, Linchamentos entra para a história como a segunda produção do Grupo Record a entrar na disputa pelo prêmio, considerado uma espécie de Oscar da televisão mundial. No ano passado, a Record TV esteve pela primeira vez entre os finalistas do International Emmy News Awards (o Emmy do jornalismo), na categoria Notícias e Assuntos Atuais, com a reportagem Pesquisa sobre Parkinson, exibida pelo Domingo Espetacular. Na matéria, o jornalista André Tal contou sobre sua luta contra a doença e ainda participou de um tratamento inovador nos Estados Unidos. 

Os vencedores do Emmy International Awards 2023 serão conhecidos no dia 20 de novembro, em uma cerimônia de gala em Nova York. Já o resultado do Content Innovation Awards sai em 18 de outubro. 


Deixe o seu comentário