O Planeta TV

Obra de Euclydes da Cunha é referência para Onde Nascem os Fortes

George Moura comenta a inspiração.

por Redação, em 26/03/2018

George Moura. Foto: TV Globo

Embora não seja baseada em Os Sertões (1902), Onde Nascem os Fortes tem livro de Euclydes da Cunha como forte referência, a começar pelo título. “O nome vem de Euclydes da Cunha, ‘Os Sertões’, e temos aqui aqueles três movimentos do próprio livro: O Homem, A Terra e A Batalha”, diz George Moura, que assina a superserie da Globo com Sérgio Goldenberg.

“Pedro Gouveia (Alexandre Nero) é a terra, o homem que acredita no Brasil, Samir (Iradhir Santos) é o céu e Maria (Alice Wegman) é o que eu brinco que é o coração, o coração em movimento, uma menina que quer saber o que aconteceu. Se a gente pensar essas matrizes, essas forças, o Pedro é um pouco de empresário empreendedor, que foi o Delmiro Gouveia na vida real, o Iranhdir é um pouco Conselheiro, mas não é isso, e a Maria é um pouco o universo do cangaço, onde não tem rei nem lei, a lei é da força", explica ele, que ressalta: "Cito tudo isso, mas não tem nada a ver com isso e tem tudo a ver com isso, a trama é absolutamente original, não tem nada da história do Conselheiro, vem do zero.”

Onde Nascem os Fortes, que ainda tem no elenco nomes como Fábio Assunção, Deborah Bloch e Jesuíta Barbosa, estreia no dia 23 de abril.

Com informações da jornalista Cristina Padiglione.


Deixe o seu comentário