O Planeta TV

No Dia da Mulher, relembre a vida e a obra de Hebe Camargo

Se não tivesse se despedido em 2012, a Rainha da TV faria 88 anos hoje.

por Redação, em 08/03/2017

Foto: Divulgação/SBT

O televisão brasileira revelou grandes estrelas, mas só uma delas recebeu a alcunha de Rainha do veículo: Hebe Camargo. Mais de quatro anos após o seu falecimento, a apresentadora continua presente na memória do público e dos profissionais.

Estreante no comando de um programa (Superbonita, do GNT), Karol Concá citou Hebe como referência. Não seria exagero dizer que, antes da cantora, todas as outras apresentadoras também se inspiraram nela. No vídeo abaixo, Angélica, Ana Maria Braga e Xuxa falam sobre Hebe no Troféu Mário Lago.

Com nome da deusa da eterna juventude, Hebe, numa dessas coerentes coincidências da vida, nasceu no Dia Internacional da Mulher, e hoje completaria 88 anos, se não tivesse se despedido em setembro de 2012, após uma parada cardíaca. A seguir, OPTV relembra alguns momentos da vitoriosa carreira da estrela.

A estreia

Aos 15 anos de idade, a morena Hebe estreou como cantora na rádio Tupi. Após anos dividindo o palco com irmãs e primas, a cantora lançou carreira solo e recebeu seu primeiro apelido: "Estrelinha do Samba". Ainda na década de 1950, passou a ser conhecida como "A Estrela de São Paulo". Embora tenha se dedicado mais à carreira de apresentadora, Hebe mostrou sua porção cantora inúmeras vezes. Abaixo, um trecho do DVD gravado em 2010, com participação de inúmeras estrelas.

Pioneira da TV

Hebe estava no grupo que recebeu os primeiros equipamentos de televisão no porto de Santos, encomendados para o lançamento da Tupi. Convidada por Assis Chateaubriand para cantar o Hino da Televisão na estreia do veículo, Hebe alegou um problema de saúde e foi substituída pela amiga Lolita Rodrigues. Anos depois, as duas revelaram a razão verdadeira para Hebe faltar: foi acompanhar o marido em uma cerimônia de trabalho. Ela não cantou o hino, mas brilhou nas primeiras transmissões em musical com Ivon Cury, dirigido por Cassiano Gabus Mendes.

Foto: Divulgação/SBT

A apresentadora

Hebe iniciou a carreira de apresentadora substituindo Ary Barroso em seu programa de calouros. Em 1955, mais uma vez pioneira, estreou o primeiro programa feminino da TV. O revolucionário O Mundo é das Mulheres fez grande sucesso na Tupi.

Programa Hebe

Hebe comandou inúmeros programas, mas consolidou o seu estilo com o formato do programa que levava seu primeiro nome e nada mais. Hebe estreou em 1966 na Record, com Roberto Carlos entre os convidados. A atração chegava a mobilizar 70% da audiência. Depois, passou por Tupi, Band, SBT e RedeTV!. No vídeo abaixo, Hebe é surpreendida por Flávio Cavalcanti em sua estreia na emissora de Sílvio Santos.

Pausas

Hebe interrompeu a carreira em duas ocasiões. O primeiro afastamento foi em 1964, após casar-se com Décio Capuano em cerimônia que marcou a cidade de São Paulo. Em 1965, deu à luz seu único filho, Marcello. No ano seguinte, pressionada para retomar a carreira, Hebe aceitou apresentar um programa da rádio Ecxelsior direto de sua casa.. Em 1973, Hebe inicia uma nova e longa pausa. Em 1981, retoma o programa Hebe, na TV Bandeirantes.

Estilo único também nos figurinos

Hebe nunca escondeu sua personalidade extravagante, refletida também nas roupas. A apresentadora usava desde um look todo jeans, até um vestido com as costas nuas aos 80 anos - só não abria mão das jóias. O Fantástico mostrou o acervo da apresentadora, que virou exposição cerca de um ano após sua morte. Abaixo, Hebe mostra suas peças favoritas para Eliana.

A mulher e a cidadã

Ao longo de toda a sua carreira, Hebe foi notícia também por suas declarações sinceras. Uma das mais polêmica aconteceu em 1987, em entrevista no Roda Viva, numa discussão sobre legalização do aborto no programa. "As pessoas têm que por na cabeça o seguinte: não é o porque você legalizou uma coisa que é obrigado a fazê-la", disse ela, que fez um aborto aos 18 anos. Hebe também manifestou sua indignação política em inúmeras ocasiões. Madrinha do Teleton, Hebe proporcionou momentos inesquecíveis nas campanhas exibidas pelo SBT. Abaixo, Sílvio Santos se diverte com a apresentadora em duas edições.

O câncer

Em 2010, Hebe passou por tratamento de um câncer no peritônio e exibiu a careca na capa da Veja São Paulo. Recuperada, voltou ao ar em programa especial do SBT. Na platéia, famosos como Ana Maria Braga, Xuxa, Marília Gabriela e Eliana prestigiaram a apresentadora. Recuperada do câncer, Hebe recebeu Renata Ceribelli em sua casa para o Fantástico (abaixo)

Globo

Hebe foi entrevistada na Globo em outras ocasiões. Na comemoração pelos 50 anos da TV, foi recebida por Xuxa. Em 2010, um time de estrelas reverenciou a apresentadora no Domingão do Faustão. Homenageada com o Troféu Mário Lago, Hebe dominou o programa, protagonizando momentos divertidos e distribuindo seus famosos selinhos - o primeiro foi "roubado" por Rita Lee, em 1997.

(Foto: Divulgação/SBT)

Abaixo, momentos divertidos de Hebe, Nair Bello e Lolita no Programa do Jô, que foi reprisado pela emissora após o falecimento da apresentadora.

Honrarias

Antes do prêmio da TV Globo, Hebe recebeu inúmeras homenagens e troféus. Além de ser consagrada melhor apresentadora do Brasil por cerca de 30 vezes, foi escolhida pelos paulistanos a personalidade que tem A Cara de São Paulo, em 1990. Em 2009, recebeu novamente o título através dos leitores da revista Veja São Paulo. Em homenagem pelo conjunto da obra concedida pelo jornal Extra em 2010, Hebe fez a cerimônia parecer o seu próprio programa, interagindo com a plateia de famosos. A estrela também foi homenageada fora do Brasil. Em 2002, Hebe foi homenageada em Portugal e passou a integrar a Confraria do Vinho Periquita. Em 2010, foi a vez do Grammy Latino reconhecer a relevância de Hebe. Em Las Vegas, a apresentadora recebeu prêmio especial pela sua contribuição à cultura.

Despedida do SBT

No final de 2010, após quase 25 anos, Hebe se despediu do SBT. Com a voz embargada, a apresentadora emocionou em seu depoimento final, mas avisou: “Não vou parar”.

RedeTV!

Recebida com todas pompa, Hebe estreou de forma apoteótica na RedeTV!. Com o novo programa, exibido em março de 2011, a emissora chegou a ocupar a terceira colocação no Ibope. Hebe foi, ainda, o assunto mais comentado no Twitter. Como mais uma prova do seu prestígio, exibiu uma entrevista gravada no Palácio da Alvorada com a então presidente Dilma Roussef.

Foto: Divulgação/RedeTV!

Volta ao SBT

Em 27 de setembro de 2012, dois dias após a exibição do seu último programa na RedeTV!, o SBT anunciou o retorno de Hebe para a emissora. Dois dias depois, apresentadora morreu enquanto dormia. Em sua homenagem, uma avenida em São Paulo recebeu o seu nome.

As homenagens à Hebe não parecem ter data para acabar. Cláudio Pessuti, empresário e sobrinho dela, anunciou que um filme sobre sua vida será produzido em breve. De acordo com a revista Quem, o diretor Cacá Diegues pretende tirar o projeto do papel ainda em 2017.

 

 

 

 


Deixe o seu comentário